Menu

Tião Bocalon se coloca como “Plano B” da oposição em 2018

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Fiz ontem algumas perguntas ao ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) e ele, respondeu por escrito, revelando, inclusive, que se coloca como “Plano B” ao governo em 2018. Sobre duas candidaturas da oposição ao governo: “Não vejo, como nunca vi, problema com mais de uma candidatura ao governo. Hoje, o nome do senador Gladson Cameli (PP) é unanimidade. Tem muita água para passar debaixo desta ponte. Se lá na frente as coisas mudarem, não corro de responsabilidades”. Sobre o Senado: “como são duas vagas, pensamos que merecemos uma delas, por tudo o que já fizemos por esta oposição quando o PT estava no auge. Neste momento, organizamos o partido para ter chapas puras para Estadual e Federal. A nossa chance de disputar o Senado é grande”. E complementa Bocalon : “os que fazem a defesa da minha candidatura a Federal é por ter medo de ir para uma disputa conosco. Jamais imaginei que em 2016, na eleição,municipal, tomaria uma rasteira.Vamos construir nosso caminho com aqueles que reconhecem a nossa luta nos últimos 10 anos em defesa, sempre, de um projeto coletivo”. A dedução é que Tião Bocalon (foto) disputa um cargo majoritário em 2018. É justo.


 Os tempos mudaram
Há bem pouco, em qualquer eleição para a FAMAC, o candidato apoiado pelo PT tinha 90% dos votos. Os tempos mudaram. Com um esquema que tinha deputados, secretários municipais e estaduais, a direção petista, a candidata do PT, Terezinha Santana, venceu a disputa da presidência por cinco votos, da candidata Thamires Pinheiro, que não tinha um pau para dar num gato.


Acabar no MP
A chapa perdedora pretende acionar o MP para saber quem pagou a hospedagem dos eleitores do interior, que vieram votar em Rio Branco e bancou as passagens aéreas.


Delação do fim do mundo
A Ministra Carmén Lúcia homologou a delação da Odebrecht, chamada de “delação do fim do mundo”, pela sua letalidade. A revelação dos nomes só se dará após a PGR apresentar a Denúncia contra cada um dos acusados. Sabe-se que tem político do Acre citado no caso.


Muito mais
Alguns nomes que estão vazando são a ponta do iceberg. Com 77 delatores, claro que a lista de quem pegou dinheiro de propina para a campanha ou mesmo para guardar deve ser longa.


Influência em 2018
De acordo como vierem as delações da Odebrecht pode até mexer na disputa majoritária do governo acreano, na eleição do próximo ano. Por enquanto, tudo que se pode fazer é esperar.


Na expectativa
Com o fim do recesso jurídico deve voltar para a pauta do TJ, o pedido de “CPI da Venda de Casas”, que tem parecer favorável do MP e de dois desembargadores. Este é um fato que deve movimentar muito a Aleac, caso a justiça acate o pedido da oposição para a sua instalação.


Ainda que assim
Mesmo o PT tendo maioria, devendo apontar o Presidente e o Relator, há campo para que a oposição faça um grande de um barulho político com as convocações que fará, afinal, 2018 é ano de eleição. E de um limão se faz uma limonada.


Registrando um fato
Não vou dar o nome porque me pediu para não parecer por ser uma figura conhecida e não querer sensacionalismo. Mandou-me a Nota: “Luis Carlos, tive que recorrer ao PS no fim de semana e fui tratado como em um hospital particular, contrariando o que dizem, por favor, me faça este registro”. Feito. Jornalismo tem sempre que ter duas mãos.


Valores invertidos
Na política, os valores são invertidos. O prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbary (PMDB) por cumprir a sua palavra de votar no prefeito Marcus Alexandre (PT) para a presidência da AMAC foi execrado pela oposição. Ato de honestidade tem de ser elogiado e não criticado. Mesmo porque em 2018 estará no palanque da oposição.


Thiago Machado
Corre a notícia de que será candidato a deputado estadual pelo PSDC. Thiago é o fino da educação e trata de forma fidalga os que procuram os seus serviços de Despachante.


Parceria interessante
Muito interessante a parceria entre Governo do Estado e BASA para o uso de 368 milhões de reais disponíveis para a integração da classe produtiva. Disponibilizado o recurso já está.


O siba, é o cara!
“A ZPE não fracassou, ela só não andou”. A explicação esotérica é do secretário de Indústria e Comércio, Sibá Machado, justificando porque o projeto cantando em prosa pelo governo não conseguiu instalar um carro de pipoca na área. Sibá, é o cara! A cada frase ele se supera.


Mostrando serviço
A Delegacia de Homicídio está mostrando serviço.Tem conseguindo prender vários bandidos acusados de envolvimento na matança que vem acontecendo em Rio Branco. Boa notícia.


Voltando com tudo
A Assembléia Legislativa retorna as suas atividades amanhã. O que se espera é que aconteçam bons debates entre a base do governo e a oposição, para isso é que existe o Legislativo.


Quanto custa um vereador da capital
Vamos a quanto recebe um vereador de Rio Branco. 12 mil reais de salário. 17 mil para contratar assessores para os gabinetes. 5 mil reais para alugar carros e 4 mil reais para alugar um gabinete fora da Câmara. Somando os valores chega-se ao custo de 38 mil reais mensais. É quanto custa aos cofres públicos cada vereador.


O suficiente para um bom trabalho
Não é por falta de estrutura financeira que os vereadores da Capital não prestarão um bom mandato. Vamos esperar o começo das sessões para saber se justificarão os seus jetons.


Não apostem em ressarcimento
Os prefeitos, cujos municípios começam a sofrer com alagações não esperem que o governo federal faça o ressarcimento integral dos valores a serem gastos para dar apoio às famílias atingidas pela cheia. A ajuda federal costuma ser 10% do que cada prefeitura investiu.


Ganhando espaço
O vereador Roberto Duarte (PMDB) ainda nem começou o ano legislativo da Câmara Municipal de Rio Branco e já vem sendo um dos destaques entre os novos vereadores. Se continuar produzindo fatos polêmicos, não haverá como não ser divulgado. Abre caminho para a Aleac.


Até hoje reclama
O ex-deputado Gilberto Diniz debita não ter sido eleito vereador de Sena Madureira ao fato de ter sido preso dias antes da votação. E responsabiliza o primo e deputado Gehlen Diniz (PP), como o autor da denúncia que estava comprando votos. São primos, avaliem se não fossem!.


O xerife vai voltar
O ex-deputado Walter Prado diz que está se preparando para ser novamente candidato a deputado estadual. A tendência é que, Prado saia pelo PP do senador Gladson Cameli. Toda a sua família era do antigo PDS, em Tarauacá, seu pai Antonio Prado, inclusive foi prefeito


Candidato certo
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Rogério Pontes (PMDB), tem candidato certo para deputado federal na eleição do próximo ano: deputado Eber Machado (PSDC). Significa dizer que, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) não terá o seu apoio.


Muita arma e muita droga
Em Cobija se compra droga e armas como se compra sorvete na sorveteria. Se o Exército tivesse postos fixos de fiscalização na fronteira, por certo seriam aprendidas mais armas e muitas remessas de drogas deveriam deixar de entrar em Rio Branco. A droga move o crime.


Temer termina o governo
Lendo o artigo de um jurista sobre uma condenação da chapa Dilma-Temer pela justiça eleitoral, este fez uma explicação técnica de que, com tantos recursos ao dispor, Temer cumpriria o mandato e nem todos os recursos seriam esgotados. É a legislação brasileira.


Saiu estraçalhada
A oposição saiu estraçalhada da última eleição municipal de Brasiléia. Mas a prefeita Fernanda Hassem (PT) coloque sempre como sua meta que, o eleitor que nela votou, poderá não votar se não cumprir as promessas de campanha. E neste caso a oposição poderia tomar fôlego.


Virou entidade
O presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino, tem tanto tempo na frente do cargo que virou uma espécie de entidade. Conseguiu bater Fidel Castro em longevidade à frente de um cargo. Toniquim tem o mérito de construir sem ajuda do governo o estádio de futebol “Florestão”, uma obra ousada. Só isso já justifica sua eterna continuidade na função.


O mundo é um moinho, já dizia Cartola
Eike Batista foi considerado o sétimo homem mais rico do mundo. Vivia rodeado da nata da política brasileira. Presidentes e ministros lhe faziam todo tipo de reverência. Era manchete mundial. Quando agora é preso e tem a cabeça raspada, fico matutando com a cena patética e que ninguém jamais imaginaria que isso viesse ocorrer um dia: o mundo gira! Por isso você não deve ser arrogante e pisar os outros; ninguém sabe como será o dia de amanhã. O mundo é um moinho…. como diz a música inesquecível do sambista Cartola. Que o caso Eike sirva de lição, principalmente, para quem costuma usar o poder contra ex-aliados e até com os aliados. O amanhã sempre será outro dia e com uma noite pelo meio.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.