Menu

O CRIME NÃO VENCERÁ O CRIME

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FRANCISCO RODRIGUES PEDROSAf-r-p@bol.com.br


A onda de violência nos presídios de vários estados foi um vômito na frágil sensação de ordem da sociedade brasileira. Se já tínhamos uma situação insustentável aqui fora, a carnificina assistida mundialmente mostrou que os problemas, resultantes da criminalidade, não entendem os muros das penitenciárias como um limite a ser cordialmente obedecido.

Publicidade

Uma sociedade desigual geraria reações desiguais. Uma sociedade excludente geraria atitude excludente. Uma sociedade bruta geraria brutalidade.  Mas isso é descrição analítica de um tema que pede soluções e não apenas características.


Tratar a criminalidade de forma séria já não é mais gastar palavras pra definir crimes, verbos pra definir penas, latinórios para impor as sentenças de uma legislação que, saindo do oito ao oitenta, não resolve nada.


Tratar a criminalidade de forma séria é, acima de tudo, acreditar que uma legislação ultrapassada, cheia de recursos, que colocam em dúvida o vegetarianismo das plantas, não tem nenhuma condição de satisfazer a teoria de uma justiça mais eficiente.


Tratar a criminalidade de forma séria é não fazer do assistencialismo público a própria razão da permanência de uma ideologia no poder. O Estado, ou melhor, quem lhe sustenta não suporta. O milagre dos peixes quem fez foi Cristo.


Tratar a criminalidade de forma séria é, Tratar a criminalidade de forma séria é, antes de tudo, olhar para o centro do poder e desconfiar que um Congresso, com centenas de parlamentares com processos nos tribunais superiores, pode visualizar as respostas que precisamos.


Tratar a criminalidade de forma séria é esperar que eleitores não abram mais caminhos para criminosos encontrarem no manto do fantasma democrático a perpetuação de práticas espúrias e abomináveis.


O crime não poderá vencer o crime. Se o poder público no sentido mais amplo possível não consegue conter os vexames e os exemplos de imoralidade de seus próprios agentes, como conseguiria elaborar políticas para enfrentar o outro crime que nem sempre veste gravata?


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido