Menu

Dias dos Evangélicos e Católicos deveriam ser revogados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Proselitismo político barato
O “Dia do Católico”, criado por um projeto do deputado Manoel Moraes (PSB) e, o “Dia do Evangélico”, projeto de autoria do ex-deputado Helder Paiva, são duas ações que configuram como proselitismos políticos baratos. Duas aberrações criadas que não servem para nada.


Em muito boa hora
Formo com o Padre Mássimo Lombardi que os dois feriados devem ser revogados.


Um belo trabalho social
Há deputados que preferem a tribuna e outros que, no mandato fazem opção por lutas sociais. É o caso da deputada Maria Antonia (PROS) que se tornou uma espécie de defensora oficial na política regional dos hansenianos. Faz dessa prática uma luta pelos seus direitos, sem interesses eleitoreiros, porque a ela se dedica em tempo integral, como na defesa de que os hansenianos que viviam nos seringais sejam também beneficiados com pensões do governo federal. Hoje apenas os hansenianos que viviam em colônias agrícolas estão recebendo o benefício. Acho importante e essencial quando o político se dedica no mandato a uma causa nobre, como faz a deputada Maria Antonia (foto). Pelo menos torna o mandato produtivo.


Contrata vaga-lume, marilete!
A ELETROACRE cortou o fornecimento de energia da secretaria municipal de Saúde de Tarauacá. A prefeita Marilete Vitorino (PSD) tem duas saídas: pagar ou contratar vaga-lume.


 


Atos de normalidade
O clima de violência em Rio Branco não está mais restrito à matança entre as facções. Voltou a onda de furtos, roubos, assaltos, e a secretaria de Segurança tem de dar uma rápida resposta.


Nem à igreja é segura
O que aconteceu na Igreja São Peregrino, onde padre e fiéis foram mantidos reféns, imagens destruídas, seus bens levados, mostra a que ponte nós chegamos em Rio Branco. Nem a uma igreja se pode ir rezar, porque se corre o risco de ser assaltado. Para o Governo isso é normal.


Bandido não respeita flor
E ainda existem engraçadinhos que vêm falar em ações sociais nos bairros, Direitos Humanos, como se o bandido respeitasse algum valor moral. Não se combate bandido com eufemismos.


Não é preciso nem ser vidente
Nada contra o Relator do pedido de reajuste do preço das passagens de ônibus ser da FIEAC. Mas não é preciso nem ser vidente para prever que; uma entidade do empresariado, dê parecer contrário. É como pôr o Papa Francisco para falar sobre o catolicismo, só falará a favor.


Pela reação se medirá o restante
Após o desfecho do pedido de aumento na passagem de ônibus feito pelos empresários, pela reação dos vereadores se medirá as suas ações parlamentares futuras. Essa história de na campanha se dizer que será a favor da população não pode ser retórica, mas algo prático.


Nada mais justo
O PMDB postular lançar um candidato ao Senado, por sua importância, como partido político, no Acre, nada é mais justo. Só que antes tem de combinar com o DEM, PSD, PSDB, que também já anunciaram que terão candidaturas buscando as duas vagas de senadores.


Não adianta comemorar
Será de valia nenhuma os atingidos pela Lava-Jato comemorarem a morte do ministro do STF, Teori  Zavascki, ontem em acidente. Era o Relator da maioria dos casos. Outro o substituirá na missão de continuar passando o Brasil a limpo, e no desmonte das quadrilhas políticas.


Crise, que crise?
É o que deve estar perguntando o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), que deve ter muito dinheiro em caixa, ou não estaria em pequenos espaços de tempo entregando obras. Quando o gestor planeja dentro do seu tamanho econômico, a coisa não tem porque falhar.


Sem uma ruela
Todas as obras que o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), construiu durante os seus dois mandatos não tiveram uma ruela de ajuda financeira do governo estadual. É uma prova de que um prefeito não precisa estar bajulando governador para mostrar trabalho.


A experiência me ensinou avaliar
Todo dia pipocam denúncias contra os novos prefeitos chegando no meu e-mail. A experiência me ensinou a não ser usado. Os novos gestores mal sentaram em suas cadeiras e não dá ainda para fazer uma avaliação honesta e imparcial de suas ações. Na hora certa a crítica ocorrerá.


Entrando direto
Com a volta dos deputados em fevereiro, as sessões começam direto, porque a eleição de toda a mesa diretora da ALEAC já ocorreu. Vamos ver se os deputados virão com mais criatividade.


Não consigo vislumbrar
Não consigo vislumbrar o ex-deputado federal Márcio Bittar sendo candidato a senador pelo PSDB. A única chance de vir a acontecer é aparecer nas pesquisas na frente do deputado federal Major Rocha (PSDB), que não esconde de ninguém que pretende disputar o Senado.


Posturas muito claras
O Coronel PM Ulisses vem se posicionando politicamente em todas as oportunidades contra os atos do governo estadual, contra a condução do sistema de segurança, na defesa da PM, numa clara mostra que se engajou de vez na oposição. E por onde deverá disputar uma vaga na Aleac.


Em alta na tropa
O Coronel Ulisses, pelo que tenho escutado de policiais militares está em alta na tropa.


 Cada um trilha o seu caminho
Não teve uma votação espetacular para deputado estadual, por isso não consigo entender a decisão do deputado Jesus Sérgio (PDT) de ser candidato á Câmara Federal, quando precisará de muito mais votos. Como em política não existe o impossível é de se respeitar a sua decisão.


Sucesso passa pela atuação
A depender do que disse o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) o caminho para o vereador Roberto Duarte (PMDB) ser candidato a deputado estadual em 2018 está aberto. O seu sucesso numa eleição para a ALEAC passa pela sua ação na Câmara Municipal de Rio Branco.


É outro jogo
Para vereador de Rio Branco a cúpula do PMDB jogou pesado na campanha do advogado Roberto Duarte para vereador. Se for candidato a estadual o quadro é outro, não terá mais, por exemplo, o apoio do grupo da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), sua concorrente.


Teoria da conspiração
Não acredito em teorias da conspiração sobre a morte do ministro do STF, Teori Zavasck. Acredito em acidente. Mesmo porque a sua morte não tranca o andamento da Lava-Jato.


Burrice sem tamanho
Mesmo porque seria uma burrice sem tamanho que alguém sabotasse o seu avião. A troco de que? Não beneficiaria nenhum dos envolvidos na Lava-Jato. E mesmo porque outro ministro o substituirá no STF e na relatoria dos casos envolvendo os políticos.


Mais difícil que o papa
Manter contato com o assessor de imprensa da Segurança, Pedro Paulo, é mais difícil que falar com o Papa. Ontem tentei várias e não consegui. Tentarei via telégrafo na próxima vez.


Boa sugestão
O senador Gladson Cameli (PP) está propondo que as obras mais intensas de recuperação da BR-364, a começarem no verão sejam fiscalizadas a cada palmo feito, por um conselho que integre os órgãos de fiscalização, sindicatos e entidades sociais, para cobrar que se tenham obras de qualidade. Boa sugestão. Se tivesse sido posto em prática não se teria a 364 que temos.


Não foi uma oposição covarde
A oposição foi muito bem no período legislativo que se encerrou e não se pode dizer que, os seus deputados foram omissos em fiscalizar o governo. Pelo menos por parte da tropa de choque formada pelos deputados Gehlen Diniz (PP), Luiz Gonzaga (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB), Chagas Romão (PMDB), Jairo Carvalho (PSD) e Antonio Pedro (DEM). Claro que dentro da limitação de cada um. Ter uma oposição ativa sempre fará bem a quem está no poder e até porque, não se faz democracia apenas com parlamentares batendo palmas para tudo que o governo pratica. Na ALEAC, não tivemos uma oposição covarde. Não creio que mude o tom na volta do recesso. Não existe democracia plena quando não existe o contraditório.


Não se faz omelete sem quebrar os ovos
O fato do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB), ter tomado medidas duras não é para ser avaliado negativamente. Para arrumar uma prefeitura neste tempo de crise econômica não se pode simplesmente ser simpático para agradar. Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Prefiro um prefeito competente e sisudo do que um prefeito incompetente e cheio de risos. O Mazinho tem que fazer o que tem de ser feito para ter sucesso.


Assim que se faz
A secretaria de Saúde emitiu NOTA sobre as denúncias de funcionamento do Hospital de Feijó. O comunicado desmentiu algumas das acusações e reconheceu alguns problemas. Assim se faz. Com transparência é que se deve agir na gestão pública. Ponto para o secretário Gemil Junior. É um bom secretário.


Isso não se pode negar
Cobra-se do sistema de Segurança porque se tem que cobrar mesmo de quem está no poder. Mas para a gente ser justo tem de reconhecer que, o secretário de Segurança, Emylson Farias, é um profissional capacitado, esforçado, e que até aqui trabalhou com um limite financeiro baixo. Com a liberação de recursos federais eu torço para que consiga dar a volta por cima, e diminua o índice de violência na capital. Torcer contra que acerte é torcer contra a sociedade e a favor das facções. É um ponto de vista de quem vê o problema da violência como cidadão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.