Menu

Comerciantes se dizem satisfeitos com vendas de fim de ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

RIO BRANCO –


Pelo menos 73% dos empresários de Rio Branco se mostraram satisfeitos com as vendas durante o Natal do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). O levantamento foi realizado junto a 150 empresários do varejo, entre os últimos dias 3 e 6 de janeiro.

Publicidade

Mesmo com otimismo da maioria, 26% dos entrevistados disseram que as vendas durante o período não foram compensatórias com resultados inferior ao visto em 2015.


Influência


Para 52% dos empresários, o desemprego, a variação da cotação do dólar e os altos juros foram relevantes para a minimização do resultado das vendas de Natal. Mesmo assim, pelo menos 15% dos comerciantes não associam o resultado das vendas a estes aspectos, mas destacam, porém, que as políticas econômicas internas seriam as causadoras dos resultados.


Além disso, a pesquisa destaca 12% dos empresários que entenderam que a inflação teve efeitos negativos para os negócios de mercado e, 12%, que o desemprego e a economia comprometeram as vendas. No mais, 6% ainda apontam os juros altos como relevantes para os resultados; 2% não souberam avaliar e; 1%, não informaram.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido