Conecte-se agora
Fechar

‘Operação Volta ao Mundo’ cumpre 14 mandados de busca e apreensão em Xapuri

Publicado

em

unnamed

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deflagrou, nesta terça-feira (10), no município de Xapuri, a primeira parte da ‘Operação Volta ao Mundo’, que investiga gastos abusivos da antiga gestão municipal com combustíveis.

Segundo apurado pela equipe de investigação do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) da instituição, os gastos com combustível apresentam significativa incompatibilidade com as possibilidades fáticas do município de Xapuri, sendo suficiente para dar várias voltas ao mundo, o que acabou denominando a operação.

unnamed-1

Durante todo o dia, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais de ex-integrantes da gestão municipal e pessoas envolvidas.

A sede da Prefeitura de Xapuri foi inspecionada para busca de notas de compras de combustível, bem como, contas e convênios para comparar com o que foi declarado.

Nos documentos apreendidos, foram encontradas notas com valores altíssimos, incluindo uma no valor de R$ 101 mil, referente a 18 dias de consumo de combustível. A nota era da Secretaria de Infraestrutura e contém o selo fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado.

unnamed-2

Em razão disso, ainda não é possível precisar o cálculo exato do possível dano ao erário em Xapuri.

Além da prefeitura, todas as secretarias municipais estão sendo investigadas, mas, nessa terça, a busca e apreensão compreendeu apenas as secretarias de Infraestrutura, de Educação, Agricultura, Saúde e Finanças.

Apenas o início

A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça substituto do município, Fernando Henrique Santos Terra, que desde setembro de 2016 investiga o caso e acompanhou de perto o desfecho da operação.

A promotora de Justiça substituta do município de Brasiléia, Juliana Barbosa Hoff, também participou da operação.

Segundo o promotor de Justiça Fernando Henrique Santos Terra, é apenas o início. A ideia da operação é verificar o motivo desse consumo de combustível, a priori excessivo para as secretarias do município. “Nós cumprimos mandados nas casas para garantir se havia ou não documentos que foram ocultados, que foram levados por algumas pessoas”, disse.

Ainda segundo o promotor de Justiça, apesar de terem havido algumas faltas por parte de pessoas que deveriam ser abordadas na diligência, mesmo assim, foi possível acessar a documentação que se pretendia, tudo de forma regular, com acompanhamento da Justiça.

“Esperamos, assim, confirmar, com o que se tem, o que realmente aconteceu no município de Xapuri com relação aos gastos com combustível e, ao que tudo indica, outras espécies de irregularidades”, contou.

Apreensões

Foram recolhidos computadores, mídias em CDs, DVDs e pendrives, caixas de arquivo, notas de compra, celulares, requisições e contratos.

Também foi feito o flagrante de uma arma com a numeração raspada e documentos oficiais em casas de particulares.

Estiveram envolvidos na ‘Operação Volta ao Mundo’, cerca de 50 componentes do MP Estadual, da capital e dos municípios de Xapuri e Brasiléia. As equipes tiveram apoio da assessoria de segurança institucional do MPAC.

Mais Informações

Acre

Analista judiciário é executado e o corpo é encontrado no Ramal da Zezé, no Belo Jardim

Publicado

em

O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Francisco das Chagas Farias de Abreu, foi encontraram na noite de sexta-feira (17), com marcas de tiros, no Ramal da Zezé, região do bairro Belo Jardim, Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações de peritos que atenderam a ocorrência, o analista foi assassinado com tiros na cabeça. Na cena do crime, a perícia coletou pelo menos seis cápsulas de arma calibre 380, objetos plásticos e documentos de uma caminhonete.

O caso foi registrado na delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (Dhpp), que investiga a hipótese de um crime de latrocínio, roubo seguido de morte já que a vítima tinha uma caminhonete e não foi encontrada no local. No Ramal, ninguém disse ter visto quem atirou no trabalhador.

Curiosamente, dias atrás, em seu Facebook, o analista havia sido alertado para tomar cuidado com a bandidagem”.

 

 

Continuar lendo

Cotidiano

Mulher grávida de seis meses é flagrada tentando entrar com drogas durante a visita na FOC

Publicado

em

O Grupo de Operações Especiais (Goe) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapem), prendeu em flagrante, uma mulher grávida neste sábado (18), ao tentar entrar no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), durante a visita, com produto entopecente.

Ana Carla Lima da Silva estava com aproximadamente 700g de maconha escondidas embaixo dos seios. A intenção era entregar ao preso, Valtemir Lima da Silva.

Como estava grávida de seis meses tentou passar pela revista com o material ilegal, alegando que os seios estavam grandes por estar gestante. A desculpa não colou e foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Ana foi encaminhada a Delegacia de Flagrantes (DEFLA), para a confecção do Boletim de Ocorrências e depoimento com a autoridade plantonista.

Continuar lendo

Acre

Estudantes da João Aguiar realizam protesto contra a falta de segurança na instituição

Publicado

em

Estudantes da escola João Batista Aguiar, no Manoel Julião, saíram pelas ruas do Conjunto neste sábado, 18, em protesto contra a falta de segurança no estabelecimento de ensino.

Eles usaram uma faixa e diversas cartolinas pedindo providências ao setor de Segurança Pública do Acre.  “Todo político que muito fala em segurança  é o que mais se compromete com a criminalidade”, dizia a faixa principal carregada pelos alunos.

Há meses que a escola vem sofrendo com roubos.  Nesta semana, por exemplo, criminosos  arrombaram portas e grades do prédio da instituição para entrar e levar bens.

Na ação, ele levaram um bebedouro, computadores e, ainda, parte da merenda escolar enviada à escola para a alimentação dos estudantes. Esse não foi o primeiro crime na escola. Vários registros já foram feitos na delegacia da região.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.