Menu

Ação de Inverno segue intensa nos bairros de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

RIO BRANCO – A Ação de Inverno 2017, a quinta edição da operação de limpeza da cidade que este ano tem o foco no enfrentamento ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, segue intensa nos bairros de Rio Branco.


Na manhã de ontem uma importante frente de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) realizou roçagem e recolhimento de entulho na Rua Beira Rio, no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito. Trata-se de uma área que já foi habitada, mas, seguindo orientação da Defesa Civil, a maioria dos moradores foi removida para regiões seguras como a Cidade do Povo. O lugar foi tomado pelo mato, mas a SEMSUR o limpou completamente, ao mesmo tempo em que retirou lixo, entulho e potenciais criadouros do Aedes.

Publicidade

Área atacada com ação de  limpeza já foi habitada às margens do Rio Acre

Área atacada com ação de limpeza já foi habitada às margens do Rio Acre

“Já removemos mais de 500 toneladas. Naquela região da Beira Rio, a Ação de Limpeza ajuda também a evitar vandalismo, além de melhorar a qualidade do ambiente e combater o Aedes aegypti”, disse Kellyton Carvalho, secretário municipal de Serviços Urbanos. Ele confirmou que os trabalhos são programados em conjunto com a ação dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). “Só pedimos às pessoas que não joguem lixo neste local, que é agora uma área verde”, pediu o encarregado da equipe de roçagem de áreas verdes, João Miguel.


Lançada no dia 02 de janeiro pelo prefeito Marcus Alexandre e a vice-prefeita Socorro Neri, a Ação de Inverno reúne cerca de mil gentes de Endemias e trabalhadores da SEMSUR atuando nos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Conforme foi planejado, o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Endemias inclui ações de prevenção à presença do mosquito com visitas domiciliares e a limpeza do bairro, com a coleta de lixo e entulho realizada pelas equipes da SEMSUR. As localidades onde as ações são executadas são definidas de acordo com apontamento do Levantamento Rápido do Aedes, o LIRAa, relatório elaborado pela secretaria Municipal de Saúde – SEMSA a cada 15 dias.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido