Conecte-se agora

Ilderlei Cordeiro se emociona em discurso de posse como prefeito de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

unnamed

Cerca de 500 pessoas acompanharam a posse do novo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), e do seu vice, Zequinha Lima (PP). O ato se deu no Mirante do Cais, na zona central da cidade, na noite deste domingo, 1º de janeiro. Além de Ilderlei, foram empossados também os 14 vereadores eleitos em outubro.

Em rápida votação antes da posse de Ilderlei e Zequinha, o vereador Romário Tavares (PMDB) foi escolhido como o novo presidente da Câmara Municipal, com oito votos.

Marcado para as 19h30, o evento começou com aproximadamente duas horas de atraso, tendo terminado por volta das 23 horas.

unnamed-1

O ex-prefeito Vagner Sales, acompanhado da esposa, Antônia Sales, e da filha, a deputada federal Jéssica Sales, foi o grande homenageado da noite. Mesmo tendo deixado o cargo, Sales mostrou com quem está a força política no Juruá: durante os discursos, foi citado pelos parlamentares aliados mais do que o próprio Ilderlei Cordeiro.

Pelo menos três dos novos vereadores defenderam uma virtual candidatura de Vagner para o Senado da República.

unnamed-2

Delongas

Os 14 vereadores eleitos e reeleitos puderam fazer um pronunciamento de três minutos cada um. Em sua maioria, os parlamentares declararam apoio ao novo prefeito do PMDB. No geral, todos reafirmaram o compromisso em fiscalizar o executivo municipal.

Reconhecimento

Ao se pronunciar, o ex-prefeito Vagner Sales disse que o reconhecimento do trabalho que ele fez ao longo de oito anos podia ser constatado na eleição de Ilderlei Cordeiro e Zequinha Lima para a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Estou saindo da prefeitura feliz. Porque tenho certeza que minhas de prefeito obrigações eu cumpri. Sou um homem hoje preparado. As dificuldades, os problemas que enfrentei na prefeitura nesses oito anos me fizeram amadurecer”, assegurou Sales.

Lágrimas

Último a discursar, Ilderlei Cordeiro não conteve as lágrimas por pelo menos três ocasiões do seu pronunciamento. Em uma delas, lembrou que havia decidido abandonar a política para se dedicar à religião. E ao ser convidado para suceder Vagner Sales, se disse “polido pela mão de Deus”.

Ao falar do pai – o ex-deputado federal Idelfonso Cordeiro, morto em um acidente aéreo, em 2002 –, Ilderlei também não conseguiu segurar o choro. “Foi assim que meu pai me ensinou: cuidar e amar esse povo. Assim eu creio que ele queria fazer se ele fosse prefeito dessa cidade. E hoje estou realizando um sonho que meu pai não pôde realizar”, disse.

Anúncios

Acre

Servidores públicos estaduais recebem nesta sexta-feira (30)

Publicado

em

O Governo do Acre irá investir mais de R$ 266 milhões no pagamento de salário dos servidores públicos da administração direta e indireta estadual, referente ao mês de outubro. Os valores estarão disponíveis na conta dos servidores na sexta-feira, 30, de acordo com o calendário de pagamento.

Atualmente, a folha de pagamento do pessoal do Estado do Acre possui 49.561 servidores, dos quais aproximadamente 32 mil são ativos, distribuídos entre os órgãos e entidades que compõem a estrutura administrativa, enquanto cerca de 13.500 mil são inativos, além dos quase quatro mil pensionistas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, destaca que o processo de auditoria da folha de pagamento é uma das ações mais importantes dentro do processo de controle dos gastos públicos.

Os servidores podem acessar a versão digital do contracheque por meio do site www.contracheque.ac.gov.br, ou pelo aplicativo disponível gratuitamente para sistema operacional Android. Nesses canais, os servidores podem obter, ainda, informações sobre calendário de pagamento e cédula C, entre outros.

Continuar lendo

Acre

116 mil acreanos não buscaram trabalho por causa da pandemia

Publicado

em

FOTO: GABRIEL JABUR

Os mais recentes estudos do IBGE indicam que, no Acre, a população fora da força de trabalho em setembro foi estimada em 354 mil pessoas, número que é 0,3% menor que o resultado de agosto.

Dos 354 mil fora da força de trabalho, 46,3%, ou 164 mil, gostariam de trabalhar, mas não buscou trabalho.

No entanto, o número que mais chama a atenção diz respeito ao grupo que não buscou trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostaria de trabalhar. São 116 mil acreanos, segundo o IBGE, que não foram atrás de trabalho temendo a Covid-19 em setembro.

No início da pesquisa, em maio, 36,2% das pessoas que, embora quisessem trabalhar não o fizeram alegaram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, esse percentual vem caindo mês a mês: em agosto, 34,1% das pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram disseram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, e agora em setembro, esta proporção caiu para 32,9%.

Continuar lendo

Acre

Ponto facultativo do Dia do Servidor é transferido para sexta (30)

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio do decreto 7.043, transferiu o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público celebrado na quarta-feira, 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, 30. A decisão é tomada conforme os termos da Lei n° 2.126/2009, que permite transferir para as sextas-feiras todos os feriados estaduais que caírem nos outros dias úteis.

Com a mudança, os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do estado terão um feriado prolongado de quatro dias, tendo em vista que segunda-feira, 2 de novembro, é feriado nacional de Finados.

Funcionarão normalmente os serviços de atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, incluídos os Serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.

As demais atividades serão retomadas na próxima terça-feira, dia 3 de novembro.

Continuar lendo

Acre

Gladson volta a fazer mudanças em cargos importantes no governo

Publicado

em

O Diário Oficial desta quarta-feira, 28, mostra que o governador Gladson Cameli continua disposto a fazer mudanças em cargos importantes dentro de seu governo.

Entre nomeações e exonerações, foram 15 substituições de cargos comissionados promovidas pelo gestor. Alguns nomes ocupavam posições estratégicas dentro do governo.

Uma das mudanças é a coordenadoria da Defesa Civil Estadual. Antes ocupada pelo Tenente Coronel Edem Santos, o cargo agora vai ter a condução do Tenente Coronel Bombeiro Eudemir Bezerra.

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) também tem uma mudança importante. Leilson Gonçalves da Costa foi exonerado do cargo de Diretor Executivo Administrativo e Financeiro. Em sua vaga, assume Luzelândio Freitas Pinheiro.

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) também tem novo Diretor Executivo. Rodrigo de Aquino Meireles foi exonerado e assume Ítalo Almeida Lopes.

Outras duas mudanças importantes acontecem na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA). Suhelen de Souza Alves, foi exonerada do cargo de Chefe de Departamento de Produção Familiar da secretaria e Lúcio Cezar Da Cunha foi demitido do cargo de diretor. Para ambos, não houve nomeação de substitutos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas