Conecte-se agora

Moisés Diniz se reúne com sindicatos para se contrapor à reforma da Previdência

Publicado

em

“A expectativa de vida do acreano é de 73 anos, se começar a trabalhar aos 21 anos, só poderá se aposentar aos 70, tirando qualquer expectativa de descanso para o trabalhador”, disse o deputado

cacique_01
O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) reuniu-se no fim da manhã dessa quarta-feira (28) com os representante de vários sindicatos para discutir a criação de um comitê para se contrapor à reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. A reunião foi no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

A expectativa do deputado acreano é a criação de um comitê conjunto dos sindicatos e a sociedade para combater a medida do Governo Federal que aumenta o tempo de contribuição e a idade mínima de aposentadoria.

Uma das medidas propostas por Moisés é levar estas mudanças ao conhecimento do público e, juntamente com a população, acionar o alerta aos deputados da bancada acreana.

O deputado pretende promover um seminário no mês de janeiro para discutir a questão e traçar as metas para o embate contra a medida. “Atualmente o Governo Federal tem maioria e, por conta disso, quer aprovar o quanto antes por medo da pressão dos movimentos e da população”, informou o parlamentear.

“Queremos criar um comitê para discutir a reforma e envolver a sociedade, sindicatos e os políticos, independentemente de partidos. Essa proposta do Governo Federal destrói as esperanças dos brasileiros. Eles não mexem nos privilégios e querem consertar a Previdência à custa dos mais pobres”, comentou.

Moisés destacou o fato de que, se a PEC da reforma da Previdência passar e o contribuinte quiser o salário integral, o contribuinte terá de trabalhar por 49 anos.

“Em minha casa tenho quatro filhos, todos com mais de 21 e atualmente desempregados. Mas, mesmo se estivessem empregados hoje, só iam se aposentar com setenta anos. Essa luta é por nossos filhos, pela novas gerações”, revelou.

Na próxima quarta-feira, 4 de janeiro, no auditório da Assembleia Legislativa, será instituído o Comitê de Luta Contra a Reforma da Previdência. E, no dia 27, será realizado um grande ato político em frente ao Palácio Rio Branco.

 

Anúncios

Acre

Acre está há cinco dias sem registrar focos de queimadas, diz INPE

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas 

De acordo com o banco de dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Acre não registra focos de queimadas detectados pelo satélite de referência AQUA Tarde desde a última segunda-feira, 26.

Este ano, o Acre teve o pior mês de outubro da série histórica do INPE, iniciada em 1998. Foram 1.652 registros contra apenas 354 do ano passado. O acumulado de 2020 (9.053 focos) é o terceiro maior da história, atrás apenas dos anos de 2003 e 2005.

Os municípios com os maiores registros de queimadas em outubro foram Xapuri (320), Brasiléia (296), Sena Madureira (217), Epitaciolândia (144) e Rio Branco (140). No ano, Feijó (1.552), Sena Madureira (1.086), Tarauacá (1.014), Xapuri (735) e Rio Branco (714) são os campeões do fogo.

Com 444 focos de queimadas registrados apenas em outubro, o que representa 87% do total de todas as outras unidades de conservação federais no Acre, a Resex Chico Mendes chegou a 1.111 focos de queimadas detectados entre janeiro e outubro deste ano – 67% do total das demais UC’s no estado.

Chuvas

Outro dado relevante diz respeito à chegada das chuvas, que apesar de terem ficado abaixo da média climatológica para o mês de outubro, tiveram elevação considerável a partir da segunda quinzena. Plácido de Castro (179,10mm) e Marechal Thaumaturgo (173,20mm) são os municípios com os maiores acumulados do mês e Rio Branco (21,80mm) com o pior.

Em seguida, com relação aos índices pluviométricos, estão Cruzeiro do Sul (170,60mm), Feijó (161,40mm), Tarauacá (153,40mm), Jordão (118,60mm), Sena Madureira (110,40mm), Manoel Urbano (106,00mm), Xapuri (102,00mm) e Assis Brasil (81,20mm), relacionadas apenas as estações de monitoramento que possuem série climatológica.

De acordo com o Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na última quinta-feira, 29, para o período de 29/10/2020 a 04/11/2020, o prognóstico do Satélite NOAA/NCEP-GFS/USA indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de até 75 mm.

A região Oeste do estado deverá concentrar até 75 mm de chuva prevista para a semana, indicando anomalia positiva, onde as chuvas deverão ficar acima da normalidade para o período.

O Leste do estado deverá concentrar até 50 mm de precipitação acumulada, indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar abaixo da normalidade para o período.

Nos municípios de Bujari, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard, a quantidade de precipitação deverá ser ainda menor do que nos outros municípios da região, indicando anomalia negativa, chegando à um acumulado de até 25 mm de precipitação.

Continuar lendo

Acre

Com Zen crescendo, Marcus e Jorge vão às ruas da Baixada da Sobral

Publicado

em

A pesquisa Ibope da última quinta-feira, 29, mostrou que o pelotão de frente na disputa pela prefeitura de Rio Branco deu uma embolada, alguns candidatos se mantiveram estáveis, outros caíram e outros subiram, principalmente, Tião Bocalom. Houve o crescimento do candidato petista Daniel Zen que saiu de 5% para 7%.

Apesar de ter poucas chances de ir ao 2º turno, o candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen iniciou pela manhã deste sábado, 31, mais uma caminhada com o apoio da militância e de várias lideranças do partido, na Baixada da Sobral.

A visita foi compartilhada nas redes sociais pelo candidato e pelos ex-prefeitos Marcus Alexandre e Jorge Viana. Marcus Alexandre afirmou que se trata de “caminhada” e não “carreata” e destacou que esse é o jeito do PT de fazer campanha nas ruas.

“Estamos devidamente protegidos com álcool gel e máscaras e iremos passar de porta em porta para levar as nossas propostas para a população. Contamos com você!”, afirmou Zen.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores do Oco do Mundo reclamam das condições de ramal e cobram prefeitura

Publicado

em

As cerca de 30 famílias que moram no Ramal Oco do Mundo, no município de Senador Guiomard, estão revoltadas com as condições da estrada e de uma ponte onde quem vive na localidade é obrigada a passar.

Por meio de vídeos enviados à redação do ac24horas, é possível verificar as péssimas condições da ponte que coloca em risco quem trafega pelo local. Por causa das péssimas condições estruturais da ponte, foi feito um desvio, onde os moradores também reclamam do serviço realizado.

“Já tem vários anos que não entra uma máquina no nosso ramal. Nossa situação tá crítica, a ponte está precária, colocando a vida da gente em risco”, afirma o morador Wanderson Silva.

A reportagem do ac24horas entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Senador Guiomard, mas não recebeu retorno. O espaço segue aberto para as explicações da gestão municipal.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Coluna do Astério

Jarbas apresenta propostas inovadoras

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O candidato Jarbas Soster (AVANTE), sabatinado pelo ac24horas, apresentou várias propostas inovadores durante a sabatina mediada pelo editor-chefe Marcos Venicios.

Para Soster, a Zona Azul no Centro da cidade não deveria ter como objetivo principal arrecadar dinheiro, mas facilitar a vida dos cidadãos que precisam de espaço democrático para estacionar. “Deve haver uma tolerância de 15 minutos e não como acontece agora em que o munícipe é notificado e multado em alguns minutos”, explicou.

Além dessa proposta, o candidato Jarbas também apresenta inovações, como por exemplo, parcerias da prefeitura com clínicas privadas para melhorar o atendimento básico de saúde; ampliação da cobertura digital de internet para a população, inclusive da zona rural; melhorar o transporte púbico liberando para táxi lotação, vans e outros alternativos legalizando à todos.

Questionado pelos jornalistas Leônidas Badaró, Luís Carlos Moreira Jorge e este colunista, o candidato do AVANTE fez severas críticas a atual gestão que, para ele, não deve continuar. Ressaltou a importância do Ruas do Povo e acusou a prefeitura de não fazer a manutenção das vias entregues pelo programa. Criticou a EMURB afirmando ser cabide de emprego e financiar campanhas eleitorais.

Quando o povo quer…

Afirmar que, quem tem 28% pontos percentuais está empatado com quem está com 21% é forçar demais a barra. Tecnicamente Minoru Kinpara, candidato tucano, está no 2º turno da eleição. Em todas as pesquisas sérias ele sempre apareceu liderando. Quando o povo deseja um candidato é como água morro abaixo e fogo morro acima. A eleição do governador Gladson Cameli, por exemplo, se deu da mesma forma.

“Corrija um sábio e o fará mais sábio; corrija um tolo e ele o fará teu inimigo”. (Salomão)

. O MDB em Brasiléia deu uma bela demonstração de que está muito vivo na disputa com os petistas.

. A cobra a vai fumar, a jiripoca vai piar e a porca vai torcer o rabo!

. Por conta da pandemia da Covid-19 a justiça eleitoral no Vale do Acre criou regras duras para a campanha eleitoral.

. A 2º onda está chegando no Brasil e no Acre antes da hora; a 1º ainda nem quebrou na praia.

. O proselitismo político do presidente Bolsonaro atrapalha muito; seu foco é a reeleição em 2022 e nada mais.

. Que lástima!

. Querem vender o SUS para a iniciativa privada!

. Bem aventurado os que sofrem injustiças, explorados, pobres e humildes porque herdarão o Reino de Deus no outro mundo, além desse, no porvir…

. Palavras do Oráculo!

. Mas ninguém quer ser pobre, injustiçado, explorado e humilde.

. Estranho, né?!

. É, mas é!

. Alguns políticos no Acre têm tradição de corrupção, mas o povo continua votando neles, são “tão bonzinhos”.

. Em Cruzeiro do Sul é ferro com ferro.

. Tarauacá o jogo está embolado no meio do campo!

. Em Feijó o prefeito Kief Cavalcante que se cuide, o Francimar é pedreira pura!

. Dizem que em Epitaciolândia o problema não é o jovem Everton, de boa família, mas as más companhias políticas que o cercam.

. Um pessoal conhecido de outros carnavais na prefeitura.

. Bom dia.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas