Conecte-se agora

Esgoto de condomínio é despejado em área de Parque Urbano

Publicado

em

esgoto_03

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deve enviar ainda esta semana, uma equipe de fiscalização para verificar uma denúncia de suposto crime ambiental que envolve o condomínio Boungaville, localizado entre os bairros Bosque e Nova Estação.

De acordo com a denúncia,  feita por um morador do Nova Estação, o esgoto “in natura” do condomínio vem sendo despejado ha dias na área do Parque Urbano da Nova Estação, espaço usado por centenas de pessoas para a prática de caminhadas e passeios.

Fotos e um vídeo enviados á reportagem pelo morador, que não terá o nome publicado, mostram a caixa do esgoto jorrando os dejetos sobre a grama, a calçada e a pista de caminhada do Parque, na parte de trás do condomínio, no acesso pela Rua São Sebastião.

esgoto_02

Informada pela reportagem quanto a denúncia, a secretaria municipal de Meio Ambiente, Silvia Helena Costa Brilhante, disse que o caso seria fiscalizado.

Ainda segundo o morador, além de jogar os esgoto direto na área do parque, o condôminio ainda causa outros transtornos aos moradores do bairro. Na rua lateral ao prédio, vários canos foram colocados de dentro para fora do condomínio onde escorrem água de banheiros e pias, inundando a rua e causando transtornos aos moradores.

O mesmo morador informou que vai formular uma outra denúncia junto a Promotoria de Meio Ambiente do MPE, e nela anexar fotos e vídeos que comprovam o crime ambiental.

Anúncios

Cotidiano

Polícia Militar realiza sorteio de ensaio fotográfico no canil do Bope para o Dia das Crianças

Publicado

em

Como forma de tentar passar uma imagem cada vez mais positiva à sociedade, a Polícia Militar do Acre desenvolve ações que aproximam as pessoas da corporação.

A aposta agora é para o Dia das Crianças, dia 12 de outubro. O perfil oficial da PM resolveu realizar um sorteio de um ensaio fotográfico aos seus seguidores na rede social Instagram.

Para participar é preciso seguir os perfis @pmacofical, do fotógrafo, que vai fazer o ensaio, @fotografojunioraguiar e o perfil @cpcaes_bope.

As regras do sorteio dizem ainda que é preciso curtir o foto oficial , marcar dois amigos e ter idade máxima de 14 anos. É preciso ainda que o perfil esteja público no dia do sorteio, previsto para acontecer no dia 7 de outubro.

Quem marcar perfis famosos, comerciais ou fakes será desclassificado.

A PM explica ainda que o sorteio é válido somente para o estado do Acre e as despesas de deslocamento até o local do ensaio, no canil do Bope, é por conta do vencedor.

Continuar lendo

Destaque 3

Em meio à visita de Mourão, pesquisadores alertam para queimadas no Lago do Amapá

Publicado

em

O Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama) da Universidade Federal do Acre compartilhou relatório com atualização da situação das queimadas e qualidade do ar no Acre.

Os pesquisadores informam que existem 151 mil hectares de cicatrizes de queimadas ocorridas entre julho a 19 de setembro no Acre.

Os municípios com maior área de queimadas são Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul. Esses 6 municípios representam 68% do total queimado em todo o Acre.

Além disso, 85% das queimadas estão em Terras Públicas, Assentamentos e Propriedades Particulares. E entre as Unidades de Conservação a Resex Chico Mendes é a mais crítica, seguido pela Floes Afluente, Resex Cazumba-Iracema, Resex Alto Jurua, Floes do Gregório.

“Chamamos a atenção para APA do Lago do Amapá, unidade de conservação pequena, localizada no entorno de Rio Branco e que está em 7 lugar entre as UCs que mais queimaram”, diz o relatório.

“A qualidade do ar continua crítica na maior parte do Acre, até 20 de setembro/2020 tivemos 11 sedes municipais com mais de 30 dias fora do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (25 ug/m3)”, diz o relatório do LabGama.

Continuar lendo

Cidades

FCCV realiza serviços de manutenção na UBS Abel Pinheiro, no bairro Formoso

Publicado

em

A Fundação FCCV iniciou nesta terça-feira (22) serviços de melhorias e manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) Abel Pinheiro, no bairro Formoso, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O objetivo da ação é promover ações de recuperação na estrutura da unidade com o objetivo de garantir melhor atendimento para a população.

A lista de serviços inclui reparos nos drenos de aparelhos de ar condicionado, troca de lâmpadas e bocais, recuperação e troca de trincos das portas e manutenção em banheiros e torneiras. Com estas ações, a UBS terá melhores condições tanto para pacientes quanto para os profissionais que atuam nela.

A expectativa é que os serviços sejam concluídos nesta quinta-feira (24). Estas ações integram o Projeto Saúde em Foco, desenvolvido em parceria entre a FCCV e a Prefeitura com o objetivo melhorar o atendimento à saúde da população de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Destaque 3

Retransmissão da Covid-19 cai ao menor nível desde o começo de setembro no Acre

Publicado

em

A retransmissão da Covid-19 no Acre chegou a 1,0 na última segunda-feira (21), o que significa que uma pessoa contaminada pode passar a doença para uma outra pessoa no primeiro dia da doença.

Esse número nem sempre foi baixo assim. Em 24 de abril o número reprodutivo (ou RT, como é tecnicamente conhecido) chegou a 3.0. Ou seja: a doença se espalhava muito mais fácil e rapidamente, como de fato aconteceu.

Depois, já em setembro, o RT foi a 0.9, o menor nível desde o começo da pandemia, mas voltou a subir acima de 1.0 nos dias seguintes.

O número reprodutivo efetivo, o RT, é uma métrica matemática que indica quão contagiosa uma doença é. O significado epidemiológico de RT representa o número médio de infecções secundárias que um indivíduo infectante (ou seja que transmite a doença) no momento t, é capaz de gerar. Por exemplo, se uma doença tem RT de 18 no dia T, significa que, em média, uma pessoa infectante produziu em média 18 infecções secundarias neste dia. A quem calcule duas métricas de RT: número reprodutivo efetivo: Calculado através da curva dos casos notificados diariamente e número reprodutivo efetivo ajustado: Calculado através da curva dos casos previstos pelo modelo matemático de predição de casos.

Os dados são do Painel Rede Covida, iniciativa da Universidade Federal da Bahia.

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas