Menu

Marcus Viana deve ter gargalhado do vereador Artêmio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O fato do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSB), de devolver em meio a uma ampla divulgação, a verba de 900 mil reais para o caixa da prefeitura de Rio Branco, longe de ser uma destinação altruísta, como possa parecer e como foi enaltecido pelo prefeito Marcus Alexandre, foi cômico. O bom gestor não é o que devolve recursos, mas o que planeja para que possam ser executados em toda a sua plenitude. Numa crise econômica sem precedentes na qual jogaram o país, o Artêmio fazer a devolução de recursos é um escárnio à inteligência até de um administrador mediano. O prefeito Marcus Alexandre deve ter recebido o inusitado presente, no mínimo gargalhando intimamente e esfregando as mãos de contentamento com a patuscada. Não creio que tenha a concepção de que isso é o ato normal nas administrações. Para ficar mais a caráter só faltou o vereador Artêmio Costa (PSB) ter feito e devolução vestido de Papai Noel. E com a tradicional saudação do bom velhinho: oh! oh! oh! Feliz Natal, Marcus Alexandre! É cada uma………


Populismo e política
O fato do senador Sérgio Petecão (PSD) ao invés de estar numa praia e optar por distribuir brinquedos em bairros da cidade não torna o seu mandato nem melhor e nem pior. Deve ser visto como um ato para projetar a sua imagem á reeleição em 2018. Nada mais do que isso.


Como é que vai terminar?
A disputa dentro da oposição para a escolha de candidatos ao Senado, em 2018, está ferrenha. Sérgio Petecão (PSD) e Vagner Sales (PMDB) se aliaram e montaram um grupo ativo na internet. O Márcio Bittar (PSDB) também tem o seu grupo, o mesmo acontecendo com Tião Bocalon (DEM). Como vai terminar, não sei, o ideal é ter dois candidatos. Quem vai abrir?.


Vamos ver o que tem a dizer
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, dá uma coletiva hoje à imprensa. É uma boa iniciativa. Para se ficar sabendo também o que levou á deterioração da violência na cidade e quais são os planos do sistema de segurança para combater o banditismo em 2017.


Contingência da política
O fato do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, não ter conseguido eleger o candidato que apoiou é da contingência política. Mas vai deixar o mandato como um prefeito de muitas realizações, tanto na área rural como na cidade. É um político novo com muita terra à frente.


Fase decisiva
2017 virá como um furacão sobre a classe política com a revelação da deleção premiada de Marcelo Odebrecht e dos diretores do grupo, que pode atingir figurões da política acreana, como vai atingir o restante do Brasil. Cautela, pois, quando se falar em candidatos ao Senado e ao Governo, antes da delação ser revelada.


Ficou como exemplo
A eleição municipal em Rio Branco, que começou com a perspectiva de uma candidatura única para a prefeitura e acabou numa grande lambança de candidaturas sem chance de vitória e ao final a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) falando para as paredes, foi o retrato da oposição.


Mesmo jogados às traças
A questão é que quando começaram a discutir candidaturas, achavam que pelo fato do PT estar jogado às traças no cenário nacional, qualquer nome da oposição poderia ganhar a eleição. A história castigou o amadorismo com a maior derrota da oposição na capital.


Pelo menos não serem omissos
Os vereadores eleitos pela oposição terão a oportunidade de fiscalizar com rigor os atos do prefeito Marcus Alexandre. Se ficarem naquela oposição meia-bomba vão desaparecer no anonimato, como desapareceram os vereadores oposicionistas. O eleitor é bom observador.


Ato interessante
Acho interessante que a oposição apresente um candidato à presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, mesmo não tendo os votos necessários para garantir a sua eleição. Serve para marcar uma linha de ação. Não se trata de nenhum radicalismo, mas de ter posição política.


Presidência assegurada
Com a FPA amplamente majoritária na futura composição da Câmara Municipal de Rio Branco, a vitória do vereador Manuel Marcos (PRB) para a presidência da casa encontra-se assegurada. A candidatura de Marcos foi costurada junto à base pelo próprio prefeito Marcus Alexandre.


Administração transparente
O prefeito eleito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, tem um belo exemplo na sua frente para se mirar e não repetir a dose: o afastamento e a prisão do ex-prefeito sob acusação de atos de improbidade. Se quiser se sair bem faça uma gestão transparente para a população.


Gonzaguinha está de olho
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não deu trégua na tribuna da Aleac e travou debates com a base do governo nos mais variados temas. O Gonzaguinha sonha como uma candidatura majoritária do deputado federal Major Rocha (PSDB), para disputar a Câmara Federal.


Barco pequeno
O deputado federal Alan Rick (PRB) se fizer uma análise simples que é quase uma figura estranha no PRB, onde não tem mais apoio do grupo da deputada Juliana Rodrigues (PRB), na próxima janela tem que procurar outro partido para disputar a sua reeleição.  É sua opção.


Não são bem assim
Observo. Não discuto atos de amadorismo. Em todas as contas da oposição está a derrota do senador Jorge Viana (PT) e os oposicionistas ficando com as duas vagas em disputa. Não é bem assim. O Jorge Viana ainda é um nome forte tem o governo e várias prefeituras o apoiando.


Candidatura independente
O mesmo cerco que aconteceu na eleição municipal repete-se agora para o Senado em relação a uma candidatura a senador do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM). Só que desta feita está se preparando e poderá sair com uma candidatura independente para o Senado. E será forte.


Nunca perdeu eleição
O ex-prefeito Nilson Areal tem os seus defeitos, mas como organizador de uma eleição é um craque. A FPA vive de estertores em Sena Madureira. Quando Areal foi prefeito do município o governo do PT ganhava as eleições de lambada. Hoje perdeu o espaço conquistado.


Sumiu na buraqueira
Outro ganhador de eleição era o prefeito do Bujari, Padeiro, quando era do PMDB. Foi cair na conversa do PT, mudou de partido e nunca mais ganhou nada no município. Em política você tem que medir muito bem todo passo a ser tomado para não sair de cena.


Provável que continue
Na chapa do PT de 2018 para a disputa do governo é quase certo que a bela e recatada vice-governadora Nazaré Araújo deverá continuar. Nazaré está entre os vices perfeitos, nunca cria problemas para o governador. Assim como foi o deputado federal César Messias (PSB).


Avaliar bem
O prefeito Vagner Sales (PMDB) tem que avaliar bem uma candidatura ao Senado, porque vem de três eleições emendadas: as duas que ganhou a prefeitura de Cruzeiro do Sul e esta últimao com o prefeito eleito Ilderley Cordeiro (PMDB). E Senado é eleição estadual.


Boi cagão
Defensores da candidatura à reeleição do senador Sérgio Petecão (PSD) fazem hoje a festa de fim do ano na “Fazenda Boi Cagão”, onde o grupo costuma se encontrar para churrascadas.


Não embarco em romantismo
Matéria previdenciária não pode ser encarada com romantismo. O Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul encararam e ficaram ser ter como pagar os seus aposentados. Ou o Temer faz uma reforma que corte na carne agora ou no futuro o governo federal não pagará seus aposentados. A primeira pergunta aos que fazem um melodrama sobre o assunto, é a seguinte: se nada for feito vão tirar o dinheiro de onde num futuro próximo, para pagar os aposentados, inativos e pensionistas? Conhecem alguma árvore que ao invés de frutos dá dinheiro pendurado nos galhos? A discussão da previdência tem que, por isso ser técnica e em cima de projeções reais, porque protesto, movimentos, atos públicos, não vão resolver o rombo de bilhões de reais que estão na mesa para se encontrar uma solução. Quando se trata de números, receita e despesa, o delírio populista tem que ser deixado de lado. É a realidade.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.