Conecte-se agora

Mãe e seus cinco filhos passam fome em Rio Branco; na ceia de natal, ela fez angu de farinha

Publicado

em

acre

É numa pequena casa popular que mora a desempregada Maria do Socorro Teixeira, de 41 anos. Mãe de cinco filhos, a mulher diz estar passando pelo pior momento da vida dela, isso porque não tem comida para os filhos, incluindo uma menina de apenas um ano de idade. Socorro pediu ajuda ao ac24horas, que conta essa história.

Há menos de 72 horas, o mundo todo comemorou o natal. Famílias se reuniram para uma ceia natalina, ou beberam, mas também teve aqueles que se dedicaram às obras sociais. Naquela noite de natal, entre o dia 24 e 25 de dezembro, Socorro estava em casa, tentando fazer os filhos dormirem com fome. “Para a minha bebê, eu fiz um angú com farinha e água e dei pra ela”, diz.

“Eu cheguei a um ponto que já não sei mais o que fazer. Eu sempre trabalhei, mas a empresa que eu trabalhava acabou o contrato com o governo e todo mundo foi demitido. Eu não recebi os meus direitos [trabalhistas], e nessa época eu estava de licença-maternidade, e quando voltei, não pude mais trabalhar”, conta.

Socorro, muito emocionada, abriu a geladeira da casa dela e mostrou o que tinha comido com a família nesta segunda-feira, dia 26: arroz e um pouco de macarrão doado por uma das vizinhas, solidárias à família. A dona de casa é casada, mas o marido está impedido de trabalhar porque tem trombose, diabetes, e já perdeu, inclusive, dois dos dedos do pé direito.

“Eu cheguei a um ponto que meus filhos pedem comida e eu não sei o que fazer, não sei o que dizer. Meu coração apenas dói. É como se ele sangrasse. Eu jamais procuraria vocês se minha situação não fosse essa. Eu preciso de ajuda. Acredito que muitos corações serão tocados, porque Deus é fiel nas nossas vidas. Em todos esses dias, sempre alguém tem ajudado”, comenta.

Quando a reportagem chegou à casa da família, apenas três filhos estavam lá. As duas maiores, de 9 e 13 anos, haviam saído para catar latinhas e vender para comprar uma caixinha de leite, o que há pelo menos um mês eles não tomam. “Quando tem uma faxina, eu faço. Esses dias fui para o Aviário a pé, mas fui. Fiz a faxina, ganhei R$ 40,00 e já trouxe comida. Eu quero trabalhar, não é só comida não”, explica.

video

Quem se interessar em ajudar a família de Socorro Teixeira pode entrar em contato pelo telefone 9 9915-9818, e falar com Roberta, a vizinha. A casa em que essa família vive fica no seguinte endereço: Quadra 6, Casa 6, Residencial Carandá, bairro Bahia Nova, em Rio Branco.

Anúncios

Acre 01

Socorro Neri dá início à campanha nas redes sociais pedindo apoio: “apontem os caminhos”

Publicado

em

A professora e candidata à reeleição a prefeitura de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), iniciou neste domingo, 27, a campanha eleitoral nas redes sociais. Ao contrário de outros candidatos que preferiram ir às ruas, Neri, que tem o advogado Eduardo Ribeiro, deu o pontapé da propaganda pela coligação União Por Rio Branco na internet.

“Hoje iniciamos um novo desafio. Quero convidar você que me acompanha nas redes sociais a participar comigo desse momento, ideal para debatermos a nossa cidade, para pensarmos juntos o que nós podemos fazer, com as condições que temos, para melhorar Rio Branco”.

A coligação da candidata à reeleição pela prefeitura de Rio Branco tem o PSB, PDT, Democratas, Solidariedade, Podemos, Partido Verde, Pros e PTC. “Rio Branco é o nosso grande lar. Me siga nas redes sociais e acompanhe comigo minhas sugestões, apontem os caminhos, vamos fazer juntos esse bom diálogo”, pediu.

Segundo Neri, esse momento eleitoral serve para pensar no que Rio Branco precisa para “se tornar a cidade que todos nós queremos para viver”.

Continuar lendo

Cotidiano

Amazônia encolheu 269,8 mil km² de 2000 a 2018, segundo estudo do IBGE

Publicado

em

Dados das Contas de Ecossistemas: o Uso da Terra nos Biomas Brasileiros (2000-2018), que o IBGE divulgou nesta última semana, indicam que os biomas brasileiros perderam cerca de 500 mil km² de sua cobertura natural, passando de 5,9 milhões de km², em 2000, para 5,4 milhões de km² em 2018.

A maior redução de área nativa aconteceu na Amazônia, que encolheu 269,8 mil km², e no Cerrado, com menos 152,7 mil km² de cobertura natural. Somadas, as perdas dos dois biomas representam 86,2% do total. Já a redução mais intensa de cobertura natural em termos percentuais foi no Pampa, de -16,8%.

O estudo é mais uma etapa do projeto de incluir os indicadores ambientais do país nas Contas Nacionais. Realizado com base em imagens de satélite e pesquisas de campo, o trabalho apresenta o grau de preservação dos ecossistemas e analisa as áreas naturais remanescentes a partir das conversões do uso da terra em atividades como agricultura, pastagem e silvicultura.

Bioma com mais perdas, a Amazônia tinha, em 2000, a cobertura florestal em 81,9% de sua área total, passando a 75,7% em 2018. A vegetação florestal foi substituída, principalmente, por áreas de pastagem com manejo – isto é, áreas de gramíneas com aplicação de técnicas específicas – que passaram de 248,8 mil km², em 2000, para 426,4 mil km² em 2018.

O estudo também mostra que há um gradual crescimento da área agrícola na região, passando de 17 mil km² em 2000 para 66,3 mil km² em 2018, como explica a gerente de Contas e Estatísticas Ambientais do IBGE, Maria Luísa Pimenta.

“As mudanças na Amazônia indicam um padrão do chamado ‘arco de povoamento’, inicialmente marcante nas bordas do bioma, em áreas de contato com o Cerrado, mas que, no retrato atual, também apresenta uma interiorização considerável, ao seguir construções de estradas, margens de rios e adjacências de obras de infraestrutura”.

O retrato completo da cobertura natural dos biomas do país está em publicação da Agência de Notícias do IBGE.

Continuar lendo

Cotidiano

Dono de distribuidora reage a assalto e fere bandido com quatro facadas na Sobral

Publicado

em

Maycon de Oliveira Costa, de 24 anos, foi ferido a golpes de faca ao tentar assaltar o proprietário de uma distribuidora localizada na rua Antônio de Souza Araújo, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia repassadas a reportagem do ac24horas, Maycon teria chegado à distribuidora e anunciado o assalto. O proprietário reagiu, pegou uma faca e desferiu quatro golpes que atingiram as costas do criminoso. Após ser ferido, Maycon ainda conseguiu correr e pediu ajuda. O jovem foi colocado dentro de um veículo e seguiu com destino ao hospital.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e durante o trajeto interceptou o carro, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos a Maycon e o conduziu ao Pronto Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local, mas quando foram atrás do proprietário da distribuidora, não o encontraram no estabelecimento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Cidades

Dois são presos por fazer tiroteio no meio da rua em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite desse sábado, 26, dois homens acusados de promover disparos de arma de fogo em plena via pública de Cruzeiro do Sul.

A detenção ocorreu após a PM receber denúncias de que dois indivíduos estariam fazendo disparos de arma de fogo em frente a uma residência, no bairro João Alves.

As guarnições foram até o local, conversaram com os denunciantes e saíram em busca dos suspeitos, os quais foram localizados escondidos em uma oficina nas proximidades. “No local foi dada voz de prisão aos infratores e conduzidos a delegacia para as demais fases do flagrante, juntamente com os indivíduos foi apreendido um revólver calibre 38”, informou o 6°BPM.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas