Conecte-se agora

Especialista dá dicas sobre planejamento financeiro para entrar 2017 com o “pé direito”

Publicado

em

foto-alexEm tempos de crise econômica prudência nunca é demais. Afinal, a vida não é só de festas e o longo janeiro está às portas.

Em entrevista ao ac24horas, o especialista em planejamento financeiro, Alex Barros, dá dicas de organização, prioridades e economia para começar bem o ano novo sem, entretanto, festejar o Natal e o ano que se aproxima.

Gastos e ganhos

O professor Alex lembra que para começar o seu planejamento financeiro para 2017 você deve começar a analisar os gastos desse ano. “Faça algumas projeções, acompanhe seu orçamento de forma mensal e anual, planeje os seus objetivos e seus investimentos.”

Segundo ele, o primeiro passo é “fazer uma relação com todos os gastos e despesas que você já tem, desde as despesas fixas e prioritárias até aquelas com valores variáveis, como roupas, lazer, entre outras”, salienta. “Com essa lista em mãos você terá clareza em observar o quanto está gastando. E poderá até descobrir se está desperdiçando dinheiro ou se está fazendo gastos desnecessários, e assim por diante.”

“Além de mapear todos os seus gastos detalhadamente, é muito importante que detalhe todos os seus ganhos ao longo do ano. Nesse caso, você deve considerar tanto o seu salário, quanto outras fontes de renda, sejam dividendos, retorno de investimentos”, aconselha.

Definir prioridades

Segundo o planejador financeiro é importante que a pessoa defina suas prioridades para não desperdiçar dinheiro com coisas supérfluas. “Saiba que esse é um dos erros que mais fazem as pessoas se endividarem”, lembra.

Se você tiver uma boa visualização das suas finanças e como ocorrem as suas movimentações, ficará muito mais fácil definir aquilo que é indispensável daquilo que não é.

Planejar despesas

O professor lembra que não basta saber onde se está gastando. “Você precisa definir criteriosamente com o que irá gastar. Isso se chama planejamento e ele precisa estar de acordo com sua realidade financeira. Para isso ocorra da maneira correta, sempre sente com sua família para definir as prioridades, e crie seus principais gasto com base nelas.”

Viver segundo suas possibilidades

Em mundo cheio de futilidades, aparências e algumas facilidades, mesmo para quem não possui orçamento para efetuar determinadas compras, as pessoas costumam gastar mais do que podem e isso se constitui em um sério problema.

Alex Barros diz que “fazer gastos extravagantes sem pensar nas consequências, forçando um padrão de vida que na verdade não tem, é o pior equívoco que você pode cometer financeiramente”.

“O controle financeiro junto com a sua consciência pessoal, permitirão que viva uma vida adequada aos seus ganhos. Vivendo de uma forma consciente, com certeza não entrará em apuros financeiros”, aconselha.

Poupe algum dinheiro

Entender a administrar seu dinheiro da maneira correta fará com que seu orçamento fique em dia. Além disso, você criará o habito de poupar e investir, que é crucial para quem está querendo melhorar sua situação financeira.

“Poupar uma quantia do seu dinheiro é importantíssimo para sua segurança, tranquilidade e comodidade. Essa quantia que você poupa poderá ser útil em vários momentos, como em emergências, aquisição de um bem de alto valor, realizações de sonhos”, diz.

Mas o professor lembra: “sua reserva de emergência não deve ser confundida com os seus investimentos. Pois os investimentos envolvem um prazo de retorno e riscos, isto é, o dinheiro não estará disponível sempre que você precisar”.

Dica final

Se você quer realizar mais sonhos em 2017, fazer um planejamento é o seu primeiro passo. É comum chegarmos ao final do ano nos sentindo frustrados, pois não alcançamos aquilo que desejávamos. Mas isso tem uma solução! Faça o seu planejamento, defina metas claras e, principalmente, que possam ser alcançadas.

Mais do que um planejamento, defina alguns planos de ação para cada objetivo estabelecido. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem, defina o quanto irá poupar para esse fim, faça uma pesquisa de valores e até estabeleça possíveis datas para a viagem. Se você não pensar nas suas ações é muito provável que no final do próximo ano tenha o mesmo sentimento de frustração.

Anúncios

Acre

Goleiro acreano Weverton é 3º goleiro mais convocado por Tite

Publicado

em

O portal Lance processou as informações para lembrar que o acreano Weverton é o terceiro goleiro mais chamado para a Seleção Brasileira pelo técnico Tite.

A convocação desta sexta-feira (18) é a décima primeira desde quando o treinador assumiu, em junho de 2016. Ele está atrás apenas de Alisson (16) e Ederson (15) em número de convocações e entrou em campo em dois dos 48 jogos do Tite à frente da Seleção.

“Muito feliz em defender mais uma vez a camisa da Seleção. É o sonho de qualquer jogador e, graças a Deus, com muito trabalho e empenho, o objetivo foi alcançado. Agora é me dedicar cada vez mais para ajudar o Palmeiras e a Seleção. Agradeço a Deus, meus companheiros de Palmeiras, comissão técnica, todos que trabalham comigo e ao Tite e sua comissão pela oportunidade”, afirmou Weverton ao site do Palmeiras.

Continuar lendo

Acre

Senado Federal retoma trabalho presencial após seis meses de atividade remota

Publicado

em

O Senado terá deliberações presenciais pela primeira vez desde o mês de março, quando todas as sessões passaram a ser remotas. Esta semana, as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Relações Exteriores (CRE) vão sabatinar e votar nomes indicados para cargos em tribunais e embaixadas, e em seguida o Plenário tomará as decisões finais.

A última atividade presencial dentro do Senado aconteceu no dia 17 de março. Foi uma reunião da comissão mista que analisava a medida provisória (MP) 905/2019, que estabelecia uma nova modalidade de contrato de trabalho. Na ocasião, os parlamentares aprovaram o parecer da comissão a favor da proposta.

Nesta segunda-feira (21), a CRE vai realizar 34 sabatinas com diplomatas indicados para representações brasileiras em países estrangeiros e agências internacionais. Já há 32 indicações na pauta, e o presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), informou que mais duas devem ser incluídas na lista.

Na terça-feira (22) será a vez de a CCJ se reunir, para ouvir três indicados para o Superior Tribunal Militar (STM) e uma indicada para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após passarem por essas comissões, as indicações devem chegar ao Plenário do Senado para serem confirmadas, já a partir da terça-feira, e a votação deve se estender até quinta-feira (24).

Encerrando a semana, na sexta-feira (25), os senadores participarão de uma sessão de debates sobre os desafios econômicos, sociais e ambientais do Brasil para o período pós-pandemia.

Fonte: Agência Senado

Continuar lendo

Cidades

Igreja de São Sebastião, em Xapuri, retomará missas presenciais neste domingo

Publicado

em

Após seis meses de paralisação em razão da pandemia do novo coronavírus, a paróquia de São Sebastião, em Xapuri, retomará suas atividades presenciais neste fim de semana, com a celebração das missas a partir deste domingo, 20, às 7 e às 19 horas.

A presença nas celebrações obedecerá à exigência de 30% da capacidade de público da igreja. Fiéis que fazem parte dos grupos de risco, menores de 10 e maiores de 60 anos de idade, não poderão participar presencialmente e devem continuar a assistir as missas pelas redes sociais.

A secretaria paroquial disponibilizou canais para que os interessados em participar das missas possam se cadastrar. Serão oitenta pessoas na missa da manhã e outras oitenta na celebração da noite. Neste sábado, os fiéis podem reservar a sua vaga pelo telefone ou whatsapp (99917-7014).

De acordo com a secretária da paróquia, Maria Ferreira, todas as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias serão rigorosamente cumpridas. Além do respeito à presença de 30% do público, a igreja está toda demarcada para garantir o distanciamento de dois metros e um totem de álcool em gel foi instalado na entrada.

“Estamos preparando tudo com muito cuidado para esse tão esperado retorno das nossas celebrações. O uso de máscaras é obrigatório, teremos álcool gel à disposição dos fiéis, que não poderão circular pelos corredores e todas as portas estarão abertas para a circulação de ar”, explicou.

A missa da manhã deste domingo, que marcará o retorno dos fiéis à igreja, será celebrada pelo padre Raimundo Mustafa de Azevedo. À noite, a celebração será presidida pelo pároco de São Sebastião, o padre Francisco das Chagas Monteiro, que chefia a igreja de Xapuri há quase 15 anos.

A pandemia de covid-19 impôs à centenária paróquia de Xapuri um dos momentos mais difíceis de sua história, com a maior paralisação de suas celebrações de que se tem conhecimento. Outra situação drástica ocorreu na enchente histórica enchente de 2015, quando o Rio Acre inundou a igreja.

Além do cuidadoso retorno de suas atividades, a igreja católica em Xapuri terá como desafio, nos próximos meses, planejar a próxima festa de São Sebastião, uma das duas maiores manifestações religiosas do Acre, que costuma trazer à cidade, anualmente, no mês de janeiro, cerca de 20 mil pessoas.

Na paróquia de São Sebastião estão as raízes dos serviços de Educação e Saúde em Xapuri, por meio do Instituto Divina Providência e do hospital Epaminondas Jácome, fruto do empenho e da dedicação dos religiosos católicos, sobretudo da Congregação das Servas de Maria Reparadoras.

Continuar lendo

Cidades

Mais uma vez, escola de Brasiléia surpreende com nota rara no Ideb: 8,1

Publicado

em

Nota 8.1 foi quanto a Escola de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, de Brasiléia, conquistou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado recentemente pelo MEC.

No levantamento anterior, em 2016, a EEFGV levou nota 7.6, já acima da meta. E ultrapassou tudo de novo em 2019/2020. Em 2016 foi o melhor resultado entre todas as escolas do Acre.

Raridade no Estado e pouco vista no País, a pontuação da Getúlio Vargas é um feito. E dos grandes porque está bem acima dos valores estabelecidos como meta.

“Não tem receita. Apenas nos esforçamos ao máximo, contamos com uma equipe de profissionais, que além de competentes fazem com tudo com muito amor à profissão porque se fosse pelo salário, ninguém passaria do 5… E temos uma clientela que se esmera muito para a obtenção de bons resultados”, responde a diretora da escola, Paula Tabosa.

Criado em 2007 pelo Inep, o Ideb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

No caso, a Escola Getúlio Vargas não tem receita de bolo mas atua com alguns projetos de colaboram com o bom desempenho dos 529 alunos que pouco estiveram em sala de aula com os coleguinhas devido à pandemia da Covid-19.

Alguns projetos que fazem parte do curriculum da escola já há alguns anos, como o Projeto Tabuada. Os professores buscam inovar a cada dia, as atividades diárias são baseadas nas avaliações externas, além de trabalharem muito com simulados e descritores.

E diretora conclui: “Quando falamos que somos a família Getúlio Vargas é porque cada um na sua singularidade transforma o coletivo com resultados positivos. Se o trabalho não fosse bem feito no 1° ano, sucessivamente, no 2°, 3° e 4° de nada adiantaria todo o esforço do 5°. Vamos continuar dando o nosso melhor profissionalmente, mesmo que no bolso não haja recompensa, no ego vale a pena”.

Escolas como a Getúlio Vargas foram decisivas para que o Acre ganhasse nota 5,9 nos anos iniciais do ensino fundamental, mais que a meta de 5,4.

Um dos analistas consultados em texto anterior sobre o Ideb no Acre, o ex-governador Binho Marques fez observações e melhorou o olhar em relação ao desempenho do Estado: “E importante comparar os Estados olhando para as redes públicas. Sem as redes privadas, o Acre, que é o Estado que, proporcionalmente, tem a maior rede pública do país, fica muito bem no Ensino Fundamental (décimo lugar no Fundamental I e sexto lugar no Fundamental II). O problema maior está no Ensino Médio, que realmente crescemos muito menos que a maioria dos Estados do Nordeste. Nesse caso o Acre ficou abaixo da média nacional, posicionado em décimo sexto lugar”.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas