Menu

Pesquisar
Close this search box.

Especialista dá dicas sobre planejamento financeiro para entrar 2017 com o “pé direito”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

foto-alexEm tempos de crise econômica prudência nunca é demais. Afinal, a vida não é só de festas e o longo janeiro está às portas.


Em entrevista ao ac24horas, o especialista em planejamento financeiro, Alex Barros, dá dicas de organização, prioridades e economia para começar bem o ano novo sem, entretanto, festejar o Natal e o ano que se aproxima.


Gastos e ganhos

Anúncios


O professor Alex lembra que para começar o seu planejamento financeiro para 2017 você deve começar a analisar os gastos desse ano. “Faça algumas projeções, acompanhe seu orçamento de forma mensal e anual, planeje os seus objetivos e seus investimentos.”


Segundo ele, o primeiro passo é “fazer uma relação com todos os gastos e despesas que você já tem, desde as despesas fixas e prioritárias até aquelas com valores variáveis, como roupas, lazer, entre outras”, salienta. “Com essa lista em mãos você terá clareza em observar o quanto está gastando. E poderá até descobrir se está desperdiçando dinheiro ou se está fazendo gastos desnecessários, e assim por diante.”


“Além de mapear todos os seus gastos detalhadamente, é muito importante que detalhe todos os seus ganhos ao longo do ano. Nesse caso, você deve considerar tanto o seu salário, quanto outras fontes de renda, sejam dividendos, retorno de investimentos”, aconselha.


Definir prioridades


Segundo o planejador financeiro é importante que a pessoa defina suas prioridades para não desperdiçar dinheiro com coisas supérfluas. “Saiba que esse é um dos erros que mais fazem as pessoas se endividarem”, lembra.


Se você tiver uma boa visualização das suas finanças e como ocorrem as suas movimentações, ficará muito mais fácil definir aquilo que é indispensável daquilo que não é.


Planejar despesas


O professor lembra que não basta saber onde se está gastando. “Você precisa definir criteriosamente com o que irá gastar. Isso se chama planejamento e ele precisa estar de acordo com sua realidade financeira. Para isso ocorra da maneira correta, sempre sente com sua família para definir as prioridades, e crie seus principais gasto com base nelas.”


Viver segundo suas possibilidades


Em mundo cheio de futilidades, aparências e algumas facilidades, mesmo para quem não possui orçamento para efetuar determinadas compras, as pessoas costumam gastar mais do que podem e isso se constitui em um sério problema.


Alex Barros diz que “fazer gastos extravagantes sem pensar nas consequências, forçando um padrão de vida que na verdade não tem, é o pior equívoco que você pode cometer financeiramente”.


“O controle financeiro junto com a sua consciência pessoal, permitirão que viva uma vida adequada aos seus ganhos. Vivendo de uma forma consciente, com certeza não entrará em apuros financeiros”, aconselha.


Poupe algum dinheiro

Anúncios


Entender a administrar seu dinheiro da maneira correta fará com que seu orçamento fique em dia. Além disso, você criará o habito de poupar e investir, que é crucial para quem está querendo melhorar sua situação financeira.


“Poupar uma quantia do seu dinheiro é importantíssimo para sua segurança, tranquilidade e comodidade. Essa quantia que você poupa poderá ser útil em vários momentos, como em emergências, aquisição de um bem de alto valor, realizações de sonhos”, diz.


Mas o professor lembra: “sua reserva de emergência não deve ser confundida com os seus investimentos. Pois os investimentos envolvem um prazo de retorno e riscos, isto é, o dinheiro não estará disponível sempre que você precisar”.


Dica final


Se você quer realizar mais sonhos em 2017, fazer um planejamento é o seu primeiro passo. É comum chegarmos ao final do ano nos sentindo frustrados, pois não alcançamos aquilo que desejávamos. Mas isso tem uma solução! Faça o seu planejamento, defina metas claras e, principalmente, que possam ser alcançadas.


Mais do que um planejamento, defina alguns planos de ação para cada objetivo estabelecido. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem, defina o quanto irá poupar para esse fim, faça uma pesquisa de valores e até estabeleça possíveis datas para a viagem. Se você não pensar nas suas ações é muito provável que no final do próximo ano tenha o mesmo sentimento de frustração.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido