Menu

Falta da agulha a Luva na Unidade de Nefrologia do Hospital das Clinicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Falta agulha, medicamentos e até luva na unidade de Nefrologia no Hospital das Clínicas do Acre. É o que denuncia o presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos, Vanderli Ferreira da Silva.


unnamed

Publicidade

Além desses materiais básicos, Vanderli Ferreira tem uma lista grande de reclamações: o ar-condicionado central do setor está quebrado há três anos, há apenas uma médica fazendo atendimento, o espaço da unidade não atende a demanda e falta prótese e cirurgião.


“Nossa situação hoje no setor de nefrologia tá um caos. Lá tá faltando de tudo. A gente está sem reagente. Os pacientes estavam fazendo três horas de tratamento e o certo, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, são quatro horas, não mais não menos”, denuncia.


A associação possui 240 filiados. São pacientes que fazem hemodiálise e diálise. Vários deles com diabetes, hepatites e sérias doenças renais. “A unidade não tá suportando a demanda. Não temos mais vagas. A gente recebe a demanda de vários municípios do estado. Tem apenas uma médica e ela se desdobra para fazer os procedimentos. A unidade de Nefrologia ela é esquecida tanto pelo poder público quanto pela Justiça”, completa.


Dezenas de associados apresentaram a lista de reclamações ao secretário de Saúde, Gemil Junior, que prometeu, nesta quinta-feira, 15, fazer um levantamento das necessidades da unidade.


Ele lembrou que, apesar das dificuldades financeiras, a Sesacre em parceria com a direção do HC, que possui orçamento próprio, vai se esforçar para priorizar os pedidos feitos pela associação.


“Vou me reunir nesta quinta para tratar sobre esse assunto. O que posso adiantar é que vou fazer esse levantamento junto com a direção para atender a Nefrologia”, resumiu o secretário de Saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido