Menu

Com Sergio Petecão e Jorge Viana presentes, Usina de Jirau é inaugurada em Porto Velho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

fb837d1d-5e99-406e-b1b0-6b6a041f7203


A usina hidrelétrica de Jirau, instalada em Porto Velho, em Rondônia, será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (16), depois de alguns anos em construção. A última turbina do empreendimento entrou em operação comercial na segunda metade de novembro, mas agora haverá uma cerimônia especial para comemorar a conclusão do empreendimento, em que é esperada a presença do presidente Michel Temer.

Publicidade

A usina de Jirau é a terceira maior do Brasil, com capacidade de 3.750 megawatts e fornece energia tanto para o Sistema Interligado Nacional quanto para o sistema Acre/Rondônia, a partir de 50 turbinas.


Os estudos preliminares para a construção da hidrelétrica começaram ainda na década de 90, mas só em 2008 o projeto do complexo de geração do Rio Madeira, que inclui também a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, teve sua energia vendida pela primeira vez.


A usina de Jirau é gerida pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e colocou sua primeira turbina em operação comercial no dia 6 de setembro de 2013.


Petecão e Jorge participam da cerimônia

Do Acre comparecem à cerimônia de inauguração, os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Jorge Viana (PT). O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, também participam da solenidade.


“Essa é uma obra que tem a participação de vários acreanos. Encontrei aqui trabalhadores do nosso estado que ajudaram na construção. É uma obra extremante importante para os estados do Acre e Rondônia”, destacou Petecão.


A usina Jirau é uma parceria entre a Eletrobras Chesf e a Eletrobras Eletrosul, com 20% de participação cada, além das empresas Mitsui e Engie, sócia majoritária da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Energia Sustentável do Brasil (ESBR). O empreendimento, que está localizado a 120 quilômetros medidos ao longo do rio Madeira da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, tem capacidade instalada de 3.750 MW, suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências.


São ao todo 50 turbinas do tipo bulbo de 75 MW de potência unitária divididas em duas casas de força, uma com 28 e outra com 22 turbinas. A usina teve sua construção iniciada em 2009 e a montagem eletromecânica, no ano seguinte. Desde setembro de 2013 está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido