Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um depoimento de peso político

O discurso do senador Jorge Viana (PT) ontem no Senado, na defesa da liberdade de expressão e se posicionando contra a invasão do AC24horas e na defesa do trabalho jornalístico do site, vem de um político de oposição, que já sofreu críticas e já recebeu elogios e que em momento algum foi pressionado com exigência de vantagens. O depoimento do Jorge (foto) é  balde de água fria em setores do PT e de alguns áulicos ligados ao partido, que ficaram tecendo ironias com o ato desnecessário. Ninguém é imune e nem pode ser a uma investigação. Os jornalistas do AC24horas, Roberto Vaz e Ray Melo, se tivessem sido citados teriam ido depor com a maior tranqüilidade. Não precisavam ter as portas das suas casas arrombadas por policiais mascarados num ato de truculência. O posicionamento do senador Jorge Viana (PT) adotado em relação ao episódio, sem rancor, é a marca dos grandes políticos e o difere da grande maioria dos integrantes do PT. E tem maior peso ainda por fazer isso na tribuna do Senado, como o seu vice-presidente.


Nada contra o site
Estava ontem numa roda de jornalistas com o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), que vinha sendo apontado maldosamente como tendo gestado o ato. “As minhas diferenças com o AC24horas e seus jornalistas foram resolvidas há anos, não tenho nada atualmente contra o site. Mantemos boas relações com os seus jornalistas”, pontuou.


Sobre no embarque
A bancada de oposição atribuiu a operação contra o AC24horas ao governador Tião Viana. A informação que a coluna tem é que soube da operação quando estava embarcando para o interior com o deputado Lourival Marques (PT). E que nada o vincula à ação truculenta.


Atenho-me sempre às provas
Estaria com a mais absoluta certeza criticando o governador Tião Viana se provas tivesse do seu envolvimento. Não acuso ninguém com base em suposições e em cima de ilações. Por isso no embarco na corrente que vê o seu dedo. Sempre me postei no jornalismo em cima de provas.


Isso já se sabia
Quem acompanha a carreira política do deputado Ney Amorim (PT) sabe que ele jamais promoveria uma perseguição contra jornalistas. A sua relação com a categoria sempre foi de muito respeito e encarando as críticas como algo normal. Mas foi importante a manifestação.


A favor da democracia
Quem também tomou posição importante na tribuna do Senado a favor do AC24horas e da liberdade de imprensa foram os senadores Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD), que já sofreram críticas pesadas em muitas ocasiões e elogios quando protagonizaram atos positivos. O fato dos três senadores acreanos se unirem na defesa do AC24horas, foi muito relevante.


Uniu oposição e base do governo
Vários deputados foram ontem à tribuna da Aleac na defesa do AC24horas. Deputados Gehlen Diniz (PP), Jairo Carvalho (PDT), Eliane Sinhasique (PMDB), Eber Machado (PSDC) e a deputada petista Leila Galvão saíram na defesa da liberdade de expressão, contra pré-julgamentos e reconhecendo o papel do AC24horas  de um órgão de informação independente.


Uma síntese
Se a intenção foi com uma exposição negativa atingir o AC24horas, o objetivo não foi alcançado. As manifestações de apoio ao órgão e a condenação à truculência da operação foram em enxurradas. Os acessos continuam batendo recorde. A vida continua e é esperar que a justiça faça a sua parte corrigindo a injustiça. E até a justiça não der a sentença o assunto morre por aqui.


Chapas fortes
O presidente do PDT, Luiz Tchê, nega qualquer possibilidade de recuar para favorecer o PT, no seu trabalho de montar uma chapa forte para deputado federal. “Temos seis candidatos já certos e vamos trabalhar para fazer de três a quatro deputados estaduais”, revelou.


Saber quem não está pelo beiço
O deputado Nelson Sales (PV) diz que a votação sobre a transformação das emendas parlamentares em impositivas, o que obrigaria a liberação pelo governo, serve para mostrar os deputados independentes e os que estão atrelados ao governo pelo beiço.


Não podia acontecer
A ser verdade o que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) está denunciando, de que um rim que foi disponibilizado para um transplante foi devolvido por faltar material para a cirurgia é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Conseguir um órgão para transplante é difícil.


É a vida de uma pessoa
Existem situações em que somente o transplante pode salvar a vida de pessoas e acabar com o suplício da hemodiálise. Há gastos que precisam ser priorizados na Saúde. Não entenderam?


Como uma bomba
A notícia dada em primeira mão pela coluna de que o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) está com o seu nome à disposição para ser candidato ao Senado caiu como bomba na oposição, que não contava com a possibilidade. Sua entrada em cena mexe com o quadro para o Senado. Porque Flaviano é ainda uma legenda dentro dos quadros oposicionistas.


Mostrando força
A aprovação da PEC do teto de gastos ontem no Senado mostrou que o presidente Michel Temer continua mantendo uma base de apoio coesa. E nisso que se sustenta o seu governo.


Liderança reconhecida
A Marina Silva (REDE) pode até não ganhar a presidência da República em 2018, porque é muita estreita em algumas idéias, mas estará na disputa como muito competitiva. Só que é cedo para uma análise mais efetiva, porque não se conhece os demais candidatos.


Grande destaque
Acho que o grande destaque político deste ano que está se encerrando é o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Inovou ao fazer uma campanha descolada do PT, forjou a sua imagem de um político independente, e se reelegeu com um recorde de votos para a PMRB.


Compromisso firmado
Vou passar o peixe com escamas, como me passaram ontem. No café da manhã com o deputado Ney Amorim (PT), o prefeito Marcus Alexandre teria revelado que levará o seu mandato até o fim e não será candidato ao governo. Deixa o caminho aberto para Amorim.


Não tem outro nome
Com o prefeito Marcus Alexandre fora da disputa o PT não tem outro nome que transmita inovação para o eleitor. Só tem mesmo o deputado Ney Amorim (PT). A nossa bela e recatada vice-governadora Nazaré Araújo não tem perfil para ser este nome, porque a sua candidatura soaria como a continuidade do atual governo que, devido à crise econômica, tem problemas de aceitação.


Avaliar muito bem
O deputado Ney Amorim (PT) terá que avaliar muito antes de aceitar ser candidato ao governo. Não se sabe até aonde chegará, no Acre, o tentáculo da Lava Jato e nem como é que estará o governador com a sua popularidade no ano eleitoral. São fatores que pesam muito.


Uma boa deputada
A deputada Leila Galvão (PT) não tem decepcionado na Assembléia Legislativa. Ninguém pode dizer que foi omissa nos debates. Em 2017 tem apenas que corrigir uma falha que lhe prejudica quando está na tribuna, quer falar sobre dez assuntos diferentes e perde o seu foco.


Número mil
O OPINIÃO se firmou no mercado jornalístico – é o único que circula no interior – e caminha para chegar ao seu número 1000, cada dia conquistando mais espaço no mercado, por não censurar matérias. E me parece ser este o seu grande diferencial dos concorrentes.


Uma gestão aberta
O futuro presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Manuel Marcos (PRB), tem tudo para fazer um bom mandato, Basta ser transparente nas suas ações e acabar com a farra das diárias. E deixar o debate fluir sem interferências no plenário. E nada além.


Uma boa novidade
Apareceram algumas boas novidades na campanha para as prefeituras e que podem crescer ainda mais no futuro. Uma é a Delegada Carla Brito (PSB), em Cruzeiro do Sul, e a outra é a futura prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), duas mulheres muito promissoras.


Repete a dupla
Pelo que andei apurando nos bastidores da Assembléia Legislativa, deve se repetir na eleição para a mesa diretora, a acontecer em fevereiro, a dobradinha Ney Amorim (PT) para a presidência e Manoel Moraes (PSB) para a primeira secretaria. Uma dupla que deu certo.


Jogando tudo na política econômica
O governador Tião Viana vai ter que apostar no imponderável para terminar o seu governo num bom patamar de popularidade. Se a economia nacional se recuperar nestes dois anos pode chegar em 2018 bem popularmente. Caso contrário não se recupera. Não tem milagre.


Não está disposto a recuar
Pelo que tenho ouvido do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), ele não está disposto a abrir mão de disputar uma cadeira de senador em 2018. Isso indica que a oposição terá sérios problemas para afunilar em apenas duas candidaturas para a disputa do Senado.


Imagem diferente, mas existem queixas
Ontem foi uma pauleira na Aleac contra o secretário de Saúde, Gemil Junior, acusado de nunca ter agenda para receber deputados e a comissão de dependentes de tratamento renal e os transplantados, que foram ontem protestar na Aleac. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) promete um piquete em frente ao gabinete do secretário caso este não receba os manifestantes. A imagem que eu tenho do secretário Gemil é muito boa, de um democrata. Mas aquelas pessoas que foram ontem na busca de serem ouvidas, protestar na Aleac, não fariam o protesto graciosamente. Não custa nada serem recebidos e o secretário jogar com a verdade, dizer o que pode ser feito para melhorar o atendimento no setor de nefrologia e o que não pode ser feito. Não pode é continuar neste impasse, que só gera desgaste á Saúde.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.