Conecte-se agora

Moradores mudam de hábito e retomam bate-papo na frente das casas com ruas iluminadas

Publicado

em

Mais de 95 mil luminárias foram instaladas ou trocadas nos últimos
anos pela Prefeitura de Rio Branco. Serviço usa equipamentos
modernos e testa lâmpadas de última geração

ilumina_in_1

O cenário perfeito para um crime é agora uma via que oferece forte sensação de segurança. De acordo com o alto comando da Polícia Militar do Acre, há um “triângulo do crime” em vigência com elementos como ambiente, vítima e oportunidade – e os ambientes escuros e tomados pelo mato são altamente propícios para uma ação ilícita.

Numa rápida caminhada pelos bairros de Rio Branco é possível ouvir com maior frequência que a rua iluminada traz mais segurança – e isso é comprovado pelos atendentes do Departamento de Iluminação da Prefeitura que ouvem pedidos de troca de lâmpada ou reparos nos postes como se ligados à prática de roubos e ações violentas. A escuridão nas vias e equipamentos públicos já motivou fechamento de ruas pelos moradores temerosos da ação da bandidagem.

ilumina_mariaRuas completamente escuras, desde que sob a gestão municipal, não existem mais na cidade de Rio Branco. E nesta segunda semana de dezembro mais um bairro, o João Paulo, na Baixada da Sobral, está 100% com iluminação pública. As três últimas ruas –João Amâncio, Ajuricaba e Sebastião Amâncio –receberam suas lâmpadas e alguns reparos na noite desta quinta-feira, 8. “Aqui era ruim, tinha lama, muito escuro”, disse dona Maria Francisca, que às 20h30 caminhava tranquilamente com sua neta. “Agora está seguro”, afirmou ela.

ilumina_rayA iluminação pública efetiva vem levando as pessoas a retomarem antigos hábitos, alguns até esquecidos. “As ruas iluminadas levam as pessoas a ficar mais próximas. As famílias sentam nas frentes das casas e ficam batendo papo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo, Ray Nogueira.

Iluminação pública é uma ação intensificada desde que a lei federal transferiu a responsabilidade do sistema de iluminação pública para as prefeituras acreanas. A Eletrobras é responsável pela distribuição da energia elétrica nos locais públicos e isso inclui a construção e a manutenção de redes, leituras e atendimento. De outro lado, o serviço de operação e manutenção das instalações, como troca de lâmpadas e postes e demais componentes da iluminação das ruas e locais públicos são de responsabilidade da prefeitura. “São três níveis de segurança: primária, secundária e terciária. A prefeitura contribui grandemente com a segurança primária ao manter a via limpa e iluminada”, disse o tenente-coronel Cleudo Maciel, Chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco.

ilumina_wiltonmEsse é um contexto em que, eficiente na prevenção de crimes, a iluminação pública sofre ataques sistemáticos de vândalos e bandidos. Milhares de lâmpadas são quebradas, postes destroçados e transformadores roubados. “O transformador contém cobre, elemento que tem valor de mercado”, disse Wilton Marques, coordenador do Departamento de Iluminação Pública de Rio Branco, ele que propõe a utilização de materiais desvalorizados para não atrair a atenção dos bandidos.

A moderna luz de LED vai aos poucos tomando conta das ruas

Mesmo com os vândalos atuando 24 horas por toda a cidade, o trabalho não para mesmo que em certas ocasiões tem-se a impressão de estar enxugando gelo: a capital vem realizando experimentos na área de iluminação pública, utilizando lâmpadas de   LED. O LED, conforme explica o engenheiro eletricista Wilton Marques, coordenador do Departamento de Iluminação Pública de Rio Branco, é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (L.E.D = Light emitter diode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Essa transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo chamada de ´estado sólido´. “É uma tecnologia cara, mas muito mais eficiente e econômica”, disse Marques. A avenida Getúlio Vargas, no trecho entre o clube Juventus e o Teatro Plácido de Castro recebeu lâmpadas de LED. A imensa maioria das luminárias são de vapor de sódio atualmente.

ilumina_in_2

Setor de solicitação de reparos atende sem interrupção para o almoço

O Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Rio Branco está com novo número de telefone para solicitação de reparos e reposição de lâmpadas: é o 3223-4877, cujo atendimento não para na hora do almoço mas funciona das 7h às 18h todos os dias úteis. O Departamento de Iluminação Pública é ligado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e fica localizado na Travessa Habitasa, 95, no bairro Cerâmica, nos altos da OK Magazine.

O departamento explica que o artigo 149-A do Sistema Tributário Nacional autoriza os municípios a arrecadar uma taxa para o custeio de iluminação pública, cuja cobrança é feita nas contas de energia.

Escada está virando coisa do passado

“Difícil um dia que a gente não vê o pessoal trabalhando em algum lugar da cidade”. A declaração é um de líder comunitário, o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo, Ray Nogueira. Realmente, são cinco equipes trabalhando na iluminação pública -o dobro de há quatro anos. Elas percorrem a cidade o dia inteiro até às 1h da manhã realizando o serviço de revitalização da iluminação de vias e espaços de uso coletivo.

Esse trabalho ficou mais seguro com treinamento e aquisição de equipamentos mais sofisticados. Investimentos de mais de R$200 mil garantiram pioneiramente ao município o acesso a equipamentos desenvolvidos com tecnologia que possibilita o trabalho mais seguro e versátil em redes energizadas, transformando-se em uma unidade autônoma, capaz de transportar materiais, ferramentas e pessoas, como o cesto aéreo, onde o eletricista é elevado até o ponto determinado por um braço hidráulico montado sobre uma camionete. As velhas escadas estão sendo aos poucos abandonadas.

ilumina_in_calcada

O NÚMERO
95
mil pontos de iluminação foram implantados ou passaram por manutenção nos últimos quatro anos em Rio Branco, sendo 4 mil neste ano.

Salvar

Anúncios

Acre

Vice-presidente da República cumpre agenda no Acre na próxima quarta-feira

Publicado

em

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, cumpre agenda no Acre na próxima quarta-feira, 23. Os compromissos de Mourão no Estado ainda não foram divulgados. 

Nos últimos dias um dos principais assuntos em torno do Governo tem sido o aumento das queimadas no país em 2020.

Em resposta ao contato do ac24horas, a jornalista Nayara Lessa, uma das diretoras da Secretaria Estadual de Comunicação, confirmou a vinda do vice-presidente na quarta-feira, mas afirmou não ter autorização, no momento para divulgar a agenda.

Continuar lendo

Acre

Domingo tem apenas 18 novos casos e uma morte pela Covid-19

Publicado

em

Assim como em finais de semanas anterior, o número de registro de novos casos da Covid-19 despenca no Acre.

Foi o que aconteceu neste domingo, 20. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) houve o registro de apenas 18 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Assim, o número de infectados subiu de 27.061 para 27.079, nas últimas 24 horas.

O Acre, até o momento, registra 69.101 notificações de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 41.976 casos foram descartados. Ainda, 46 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.298 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 80 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado neste sábado, sendo uma mulher de 27 anos: J. Q. C., moradora de Sena Madureira que deu entrada no dia 5 de setembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu neste sábado,19, fazendo com que o número oficial de mortos pela doença suba para 649 em todo Acre. 

Continuar lendo

Acre 01

Ginásio de esportes em construção desaba com forte chuva na cidade de Epitaciolândia

Publicado

em

A cobertura de um ginásio de esportes em construção no município de Epitaciolândia foi ao chão na tarde deste domingo, 20, durante uma forte chuva acompanhada de ventania que atingiu a cidade por volta das 13h30. A estrutura faz parte da primeira etapa da Praça da Juventude, um projeto executado pela prefeitura com recursos do governo federal.

Orçada em quase R$ 1 milhão, a construção do ginásio de esportes está atrasada, possivelmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os serviços foram iniciados em 25 de outubro do ano passado com prazo para conclusão em 25 de abril deste ano, segundo a placa informativa do convênio firmado por meio do Ministério do Esporte.

A integralidade do projeto da Praça da Juventude em Epitaciolândia está em atraso desde o ano de 2016, ainda na gestão do prefeito André Hassem. Implementado com governos estaduais e municipais, o projeto conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça, por intermédio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Imagens feitas por moradores momentos depois do incidente e divulgadas pelo jornal O Alto Acre, de Brasiléia, mostram que as colunas de sustentação de um dos lados da edificação não suportaram força do vento, arriando por completo. Por sorte não havia ninguém no local, segundo as informações.

Localizada na rua Madre Paulina, no bairro Aeroporto, a obra está sob responsabilidade da construtora Teles. Até o fechamento desta nota nem a prefeitura nem a empresa haviam se manifestado a respeito do episódio, de acordo com o jornalista Alexandre Lima, que acompanha o fato.

Imagens de duas colunas danificadas pela força do vento mostram que não havia solda na amarração das ferragens. Apesar de a chuva e o vento terem sido fortes na região da fronteira, não há relatos de outras ocorrências parecidas, até o momento, nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia.

Continuar lendo

Cotidiano

Amigas são atropeladas na Avenida Ceará; motorista fugiu do local

Publicado

em

 

Uma mulher identificada como Talia Rodrigues de Souza, de 23 anos e sua amiga, uma adolescente de 12 anos, foram atropeladas por um condutor de um veículo na manhã deste domingo, 20, na Avenida Ceará, próximo a quarta ponte no bairro Habitasa, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, Talia e adolescente trafegavam em uma bicicleta e ao tentarem atravessar a avenida já no início da ponte, um condutor de um veículo GM Prisma, de cor Branca, que trafegava no sentido centro-bairro colidiu na bicicleta. Com o impacto Talia foi arremessada e bateu a cabeça no solo e desmaiou, já a sua amiga sofreu um arranhão próximo ao olho. O motorista fugiu do local.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos, e conduziram as vítimas ao Pronto Socorro de Rio Branco. (Huerb). Segundo o médico do SAMU, Talia deu entrada no hospital desacordada e seu estado de saúde é grave, a paciente sofreu um traumatismo craniano. Já a adolescente de 12 anos, está estável.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito (BPtrans) estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos da perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas