Menu

Rio Juruá sobe cinco metros em 48 horas; frente fria deve chegar no Acre na próxima semana, diz Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias em todo o Acre estão fazendo o nível dos rios em rapidamente. O aumento mais considerável está sendo o do rio Juruá. Nas últimas 48 horas, seu nível aumentou cerca de 5 metros, na cidade de Porto Walter.


Nessa mesma cidade, sua vazão aumentou 10 vezes, nesse mesmo intervalo de tempo. Em Marechal Thaumaturgo, o nível do Juruá, passou de cerca de 2m para quase 8m, em apenas dois dias.

Publicidade

Na cidade de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira (9), seu nível era pouco mais de 8,5m, sendo que 24 horas antes, estava em 5,5m. A previsão, segundo o meteorologista Davi Friale, é que na segunda-feira (12), o nível deverá ficar em torno de 11 metros, nessa cidade.


Na bacia hidrográfica do rio Acre, as chuvas têm sido volumosas há vários dias. Em Rio Branco, o nível do rio deverá continuar aumentando significativamente nos próximos dias. Os maiores volumes pluviométricos têm sido registrados nas bacias do riozinho do Rola e do rio Xapuri, principais afluentes do rio Acre.
Frente fria


A aproximação e, possivelmente, a chegada de uma fraca frente fria, na próxima segunda-feira, deverão provocar chuvas mais intensas ainda, entre domingo e terça-feira, com acumulados que podem passar dos 80mm, em alguns pontos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido