Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitos de todas as cidades do Acre se reúnem para tratar de meio ambiente

unnamed-2


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de informar os gestores e construir parcerias nos municípios acreanos, na busca pela otimização de recursos técnicos, financeiros e logísticos, além de garantir a abrangência da política de recursos hídricos, os prefeitos eleitos e os futuros secretários municipais de meio ambiente participam durante todo dia desta sexta-feira, 09, do seminário Políticas Públicas Ambientais e Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Acre: Desafios Para a Integração Intersetorial, na sede da AMAC (Associação dos Municípios do Acre).


O secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, no encontro serão apresentadas aos prefeitos as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelo Estado e os meios de acessa-las. “Vamos tratar dos resíduos sólidos, da arborização das cidades e principalmente dos recursos hídricos”, relata.

Anúncios


Anfitrião do evento, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, destacou a importância dos temas abordados, como o Licenciamento Ambiental, e colocou a AMAC à disposição dos novos gestores.


Ele citou que foi a equipe da AMAC quem elaborou os projetos das cidades acreanas para a desativação dos lixões e instalação de Unidades de Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos Urbanos. De acordo com Marcus Alexandre, os prefeitos devem agora buscar apoio da bancada federal para viabilizar os recursos necessários para a instalação dos aterros nos municípios e para a compra de caminhões coletores de lixo, o que pode ser feito em forma de consórcio entre cidades próximas, como no caso de Feijó e Tarauacá.


“A AMAC está à disposição dos prefeitos para buscar essas parcerias que resultem em avanços para as cidades com relação ao meio ambiente”, finalizou Marcus Alexandre.


O prefeito eleito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Pianko, diz que o maior desafio de sua gestão será justamente o de acabar com o lixão do município. “Ficamos satisfeitos com essa retaguarda dada pela AMAC e esperamos resolver esse grande problema do lixão e instalar em nossa cidade, em curto prazo, um aterro controlado e seguir avançando. Queremos também aumentar a captação e distribuição da água tratada em Marechal Taumaturgo, que hoje é de cerca de 60 por cento.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido