Menu

Pesquisar
Close this search box.

Câncer de pele mais comum no Acre é no couro cabeludo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar do grande índice de casos de câncer de pele no Brasil, a série histórica realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), de 2008 a outubro de 2016, aponta que o número de casos registrados no estado é baixo.
De acordo com a série, o câncer que teve maior número de casos registrados foi no couro cabeludo e pescoço, com 1.016 casos. Em seguida, destacam-se o câncer de pele no lábio (737) e o câncer de pele maligno (509).


Neste mês, surge o Dezembro Laranja, proposto pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2013 como forma de alertar a população para os riscos da exposição excessiva à luz solar ou artificial.

Anúncios


Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam o registro de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil somente em 2016.


No estado, os casos de câncer de pele são tratados no setor de Dermatologia do Hospital das Clínicas. Os pacientes que precisam ser submetidos a radioterapia são encaminhados para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), no Hospital do Câncer.


Mirza Felix, gerente-geral da Unacon, informa que 22 pacientes fizeram radioterapia na unidade. Em 2015 foram oito e este ano, até outubro foram 26 pacientes.


Diagnóstico precoce é fundamental

Segundo informações da SBD, seis milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos; 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia; 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular; seis milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido