Menu

Jamil Asfury ganhou com a saída da Assembleia Legislativa do AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É muito melhor para o ex-deputado Jamil Asfury (PEN) ficar fora de um mandato que, por ser suplente não lhe pertence, e como tal é inconstante, descolar um pouco a sua imagem de base do governo e se mostrar ao eleitor de uma maneira mais independente. Se conseguir chegar em 2018 com o PEN sendo um partido organizado, com um quadro competitivo para deputado estadual, entrará nas discussões das alianças não mais como ator coadjuvante, mas como protagonista. Na política você vale pelo mal que pode causar. Não tem purismo. O jogo é este. Um ponto positivo é que não terá que ficar se humilhando em busca de legenda para ser candidato, porque está presidindo um partido. O resto dependerá da sua habilidade de estar numa coligação em que tenha chance de se eleger. O Jamil ganhou com a saída da Aleac.


Se confirmado, até quando?
Chega a informação de que o presidente do PRP, Julinho, rompeu com a FPA e entregou todos os cargos que o partido detinha no governo, por não concordar com a redução. Se confirmado o fato é de se perguntar: até quando a ruptura será mantida. É a pergunta que fica no ar.


É de torrar o saco
Torra o saco ler comentários sem nexo que, as medidas contra a corrupção aprovadas na Câmara Federal vão acabar com a Lava Jato. Fico com a posição do ministro do STF, Gilmar Mendes de que, a votação foi oportuna e as modificações no texto original estão corretas. No texto original tinha aberrações, como a de validar prova obtida ilegalmente. O debate cansou.


Faz quem quiser
Outro debate entediante é sobre a decisão de uma turma do STF de que, aborto até o terceiro mês de gestação não é crime. Pastores evangélicos, padres, falsos moralistas, ficam numa discussão maçante sobre o tema. Sou contra. Mas, cada um faz o que quer com o seu corpo.


Nós é que temos que respeitar?
Costuma-se falar que a imprensa não respeita a oposição. Cacete! Se eles não se respeitam mutuamente, não conseguem sair com um candidato único a prefeito da capital, nós é que temos de respeitar? Na última eleição foi uma bagunça a campanha na capital. E querem respeito?


O grande diferencial
O PT humilha os partidos aliados depois da campanha, mas antes da campanha dá um agrado ali, outro acolá, uma mão na cabeça e a FPA entra unida nas disputas majoritárias. Dirigente de partido nanico adora um cafuné! A oposição, que não tem um pau para dar no gato, começa a campanha brigando e terminada brigando. Ou mudam isso ou continuarão na balsa.


Como pensar em ganhar
Antes de ficarem pousando de vítimas se olhem no espelho. Se os dirigentes da oposição não têm a humildade de sentar para conseguir a unidade em torno dos candidatos majoritários melhores posicionados, como pensar em ganhar? O bom exemplo começa de casa. Ou não?


É bom ficarem atentos
Os prefeitos que estão deixando seus cargos no final do ano fiquem atentos em não passar dívidas para os sucessores, depois terão que pagar advogados porque vão responder por crime de responsabilidade. Ainda teremos muitas notícias sobre os atuais prefeitos.


Faca no pescoço
Um ex-candidato a prefeito está pondo a faca no pescoço do prefeito que lhe apoiou, exigindo mais de 200 mil reais de supostas obras e ameaçando abrir a boca se não for atendido. Se pagar estará na mão do futuro prefeito. Se ficar o bicho pega, se ficar o bicho come.


Que se entendam
Como foram aliados na última eleição municipal, que se entendam sobre o pirão comido.


Candidatura irreversível
Quando coloco que, independente das composições que vierem a ser feitas o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) disputará uma vaga de senador em 2018, é porque está decidido. Acaba de visitar todos os municípios fazendo conversas políticas. Não foi falar de flores.


Vamos ver o judiciário
Vamos ver qual será a reação da Juíza Luana Campos sobre o fato dos detentos do semi-aberto não voltarem para a Papudinha, numa clara afronta ao poder Judiciário. Aonde chegamos?.


Novas filiações
O DEM promove nesta segunda-feira um ato de novas filiações. Entre os novos filiados estão o empresário Fernando Lage e o Defensor Público Valdir Perazo. Tião Bocalon (DEM quer armar o partido para em 2018 não depender de ninguém para sair candidato para o Senado.


Ficou marcado
Tião Bocalon (DEM) ficou marcado pela rasteira que levou do deputado federal Major Rocha (PSDB) e da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), que detonaram a sua candidatura a prefeito. A vingança popular veio a caminho, Marcus Alexandre ganhou no primeiro turno.


Natal do calçadão
O prefeito Marcus Alexandre abre neste sábado a tradicional programação de Natal do calçadão. No próximo Natal, os camelôs já deverão estar todos abrigados no Shopping Popular.


Grande expectativa
A expectativa deste resto de ano está por conta em quanto os atuais vereadores vão majorar os salários dos novos vereadores, do prefeito de Rio Branco e da vice. Quem bateu o recorde de reajuste até aqui foi o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), com 26 mil.


Para não dizer que não falei de flores
Num ponto não se pode deixar de reconhecer o trabalho do governador em ter mantido até aqui os salários dos servidores em dias, o que deve ter sido uma barra pesada nesta grave crise econômica. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são exemplos. Fecha 2018 com o ponto a favor.


Em trancos e barrancos
Dos secretários de ponta do governo quem vem conseguindo entre trancos e barrancos ter mais pontos positivos do que negativos, é o secretário de Saúde, Gemil Junior, porque está, talvez, na pasta mais complexa e antipática em todo governo. Notam-se avanços na sua gestão.


É ser masoquista
O vice-prefeito de Assis Brasil, Zé do Posto, só pode ser masoquista em assumir a prefeitura quebrada de Assis Brasil, com dívidas de funcionários, fornecedores, problemas que não vai conseguir resolver, nos poucos dias que ficar no cargo. Pode ganhar é alguns processos.


O filho é teu, Leila Galvão!
O Ramal do Icuriã está ficando numa situação de trafegabilidade em que até sapo atola. É um pepino para a deputada Leila Galvão (PT) resolver, ou o trecho vai apartar neste inverno. Com este dinheiro todo que aportou no Estado o DERACRE só não resolve a questão se não quiser.


É o seu grande problema
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, não fez uma administração desastrada, pelo contrário, chegou ao final do mandato inaugurando obras. Deve ser candidato a deputado estadual. O seu problema continua sendo o de que não gosta de cumprir acordos políticos. E precisará de um grupo para entrar na disputa da Aleac com chance. Só, na marra, não decola.


Ficou liquidada
A oposição entra 2017, liquidada em Brasiléia. Suas principais lideranças ou foram presas ou afastadas do comando da prefeitura por determinação judicial. Não restou um nome dentro do PMDB do qual possa se dizer que, tem qualidades para levantar o partido. Só escaparam da justiça as piabas.


Talvez volte às ruas
Com os dois ônibus queimados esta semana, talvez, a polícia volte a ter o domínio da cidade, colocando todo o seu aparato nas ruas, como faz toda a vez que acontece a ação dos bandidos tocando o terror. O certo é que ninguém se sente mais seguro em sair de noite em Rio Branco, A rua virou território dos bandidos e as casas gradeadas o refúgio do cidadão de bem.


Liberdade religiosa, acima de tudo
Muita gente criticou o deputado Eber Machado (PSDC) por fazer uma sessão solene na Assembléia Legislativa para homenagear a “Bíblia”, apenas no meio evangélico. Não sou a favor e nem contra. A liberdade religiosa tem que ser sagrada. Pode ser evangélico, católico, espírita, umbandista, mulçumano, ateu, budista, cada um escolhe a crença que lhe fizer se sentir melhor. E a Aleac tem que abrir espaço para todos.  Sou completamente contra o radicalismo religiosa boçal que, se você não andar com a bíblia debaixo do braço e não der dinheiro ao Pastor vai arder no inferno. Vão procurar uma lavagem de roupa! A sua espiritualidade pode ser individual, sem precisar ficar histericamente gritando aleluia e aleluia. Conheço muitos líderes (sic) religiosos que fazem da crença um negócio financeiro altamente rentável. Dezenas usam a suposta liderança (sic) para aboletar afilhados ou tirar vantagem do poder indicando empreiteiros para fazer obras. Vamos então deixar a hipocrisia de salvadores.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.