Menu

CD em desenho animado com história de Orleir Cameli chega as escolas de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A viúva do ex-governador Orleir Cameli lançou hoje (25) pela manhã, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, um CD de desenho animado com resenha da história do esposo. Uma manhã cultural marcou o evento com a participação de dez alunos de escolas municipais, com apresentação de enquetes musicais, concursos de redação e desenhos, tudo em torno do personagem Orleir Cameli.


“É um desejo de muitos anos que eu vinha protelando, na verdade eu ia presentear o Orleir em vida, com um CD com breve resenha histórica da vida dele, da trajetória dele como político e empresário, vida familiar, mas ele adoeceu e não houve mais entusiasmo, o trabalho ficou parado, mas retomei esse objetivo e hoje deu certo de entregar” comentou a viúva.

Publicidade

Dona Beatriz conta que o desejo de toda família é que a população de Cruzeiro do Sul, especialmente as futuras gerações, não esqueçam do legado deixado pelo empresário. “Hoje nós descobrimos talentos maravilhosos através da música, da dança, redação e todas essas escolas serão premiadas no final da tarde. Queríamos mostrar isso, estou feliz com os resultados. Todos estão levando um CD”, concluiu dona Beatriz Cameli.


desenho_02
ac24horas foi a primeira equipe de reportagem a ter acesso ao trabalho de resgate histórico que vem sendo desenvolvido carinhosamente pela viúva e ex-primeira dama, Beatriz Cameli. O cenário em que ela organiza todo esse acervo tem estantes embutidas nas paredes, lotadas de velhos livros em prateleiras com fitas cassetes, fotografias, documentos, certificados, medalhas.


O local é cheio de simbolismo entranhado e histórias registradas. O memorial organizado pela família vai ocupar parte das salas da empresa Colorado – que foi presidida pelo ex-governador – no município de Cruzeiro do Sul (AC).


Formada em tecnologia de ensino pela Pontifica Universidade Católica (PUC), Beatriz tem voz serena, olhar comprometido. Ela pacientemente contou a importância desse resgate.


desenho_03O arquivo morto já está organizado por assuntos. O áudio de todas as entrevistas em fita cassete foram digitalizados. Tudo com a coordenação da viúva. Até os detalhes do quadro feito em marchetaria, pelo artista Maqueson, tem sua participação. Exposto na entrada principal da empresa, o ex-governador aparece ornamentado dirigindo uma máquina moto escraper, que segundo dona Bete, “na época estava alugada para a Ensa” detalhou.


Grande legado – Orleir Cameli nasceu no dia 16 de março de 1949 no Seringal Belo Horizonte, no Alto Juruá, município de Cruzeiro do Sul. Filho de Marmud Ferreira Cameli e Maria do Patrocínio Messias Cameli, começou a trabalhar muito cedo no seringal com o pai e os irmãos Chiquinho e Eládio.


Do seringal a empresário bem sucedido, pela sua ativa participação na vida comunitária do povo de sua terra natal, foi convidado a ingressar na política em 1992, tendo sido eleito prefeito de Cruzeiro do Sul, tomando posse em janeiro de 1993 e governador do estado do Acre nas eleições de 1994, exercendo mandato de 1995 até 1º de janeiro de 1999.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido