Menu

EUA querem que Brasil receba haitianos que deixaram o país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo americano quer que o Brasil aceite de volta mais de mil haitianos que atualmente se aglomeram na fronteira entre o México e os EUA, tentando entrar em solo americano.


Uma fonte do governo americano disse à Folha que mais de mil haitianos, quase todos vindos do Brasil, chegaram à fronteira entre México e Estados Unidos nos últimos dois meses. Eles querem entrar nos EUA como refugiados.

Publicidade

Há mais de 80 mil haitianos no Brasil. Eles emigraram após o terremoto de 2010 e muitos entraram no país com um visto humanitário.


Nos últimos meses, muitos haitianos vêm deixando o Brasil por causa da crise econômica e da falta de empregos. Chile e Estados Unidos são os destinos desses imigrantes.


Como esses haitianos estão em situação legalizada no Brasil, muitos com o visto humanitário ou residência permanente, o governo americano quer mandá-los de volta para o país, segundo a Folha apurou. Eles não podem ser mandados para o Haiti, que passa por uma emergência humanitária após o furacão que afetou o país.


A questão dos haitianos saindo do Brasil foi levantada por autoridades americanas em encontro com o presidente Michel Temer, às margens da Assembleia Geral da ONU, em setembro.


Os haitianos se enquadram no “Status de Proteção Temporária” do governo americano. Após entrarem nos EUA, eles não podem ser deportados e recebem uma autorização de trabalho.


A questão migratória é delicada nos EUA e um dos principais temas da campanha eleitoral. O fluxo de menores desacompanhados da América Central entrando ilegalmente nos EUA voltou a crescer nos últimos anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido