Menu

Açai no Acre: instituições debatem regulamentação da produção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Defesa Animal e agroflorestal (Idaf) reúne as 15 horas desta terça-feira (1) instituições ligadas à Vigilância Sanitária e o Ministério da Agricultura para começar a tratar sobre o projeto de lei que vai regulamentar a comercialização do açaí no estado.


A medida acontece após ser detectado em cinco amostras analisadas em São Paulo, DNA de Barbeiro – inseto transmissor da doença de Chagas em 100% do material coletado na cidade de Feijó (AC), onde se concentra uma das maiores cadeias produtivas do fruto.

Publicidade

Treze pessoas de uma mesma família foram diagnosticadas com a doença. Isso levou as autoridades sanitárias a iniciar uma pesquisa sobre a comercialização do açaí. O representante do Ministério da Agricultura e Pecuária no Acre (MAPA), Luziel Carvalho, disse que a parceria com os órgãos do estado será fundamental para a regulamentação e industrialização do produto.


“A competência do Ministério da Agricultura é na fiscalização do produto industrializado, nesse sentido nós também vamos agir levando qualificação e trabalhando em parceria com as prefeituras no sentido de buscar organizar as cadeias produtivas em torno desse mercado legalizado” comentou.


Embora seja um dos produtos mais tradicionais de comercialização no estado, nenhuma lei regulamenta a produção e comercialização do açaí.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido