Menu

Jenilson acredita na recuperação do PC do B depois das derrotas de 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Continuando a serie de conversas com lideranças políticas acreanas antes do pleito de domingo, dia 2, a vez foi do deputado estadual Jenilson Leite (PC do B). Ele analisou a performance do PC do B na reta final das eleições municipais. Único eleito do partido, em 2014, Jenilson acredita que os comunistas sairão fortalecidos com os resultados das urnas. “Vamos sair melhor do que entramos. Temos chances de fazer os prefeitos do Jordão e Bujari. Estamos em disputas acirradas em Plácido de Castro e Assis Brasil e temos fé em eleger o nosso vice em Tarauacá. Mas é uma vitória para o partido ter quatro candidatos majoritários nas eleições municipais. Certamente conseguiremos mais vereadores do que temos atualmente. Isso significa uma recuperação do PC do B depois da derrota para o Senado, em 2014,” analisou.


Projeção para 2018
Indaguei ao deputado comunista se a boa performance que o partido poderá ter nas atuais eleições garantiria vaga nas disputas majoritárias da FPA, em 2018. Jenilson preferiu ser prudente. “É ainda cedo para podermos reivindicar candidaturas majoritárias. O fato é que o PC do B precisa recuperar o mesmo espaço político que tinha antes de 2014. Agora, a nossa postura futura vai depender do sair das urnas de 2016. Se sairmos fortes das eleições municipais certamente que poderemos lançar candidatos majoritários, em 2018, mesmo porque temos quadros políticos qualificados para isso,” ponderou.

Publicidade

Criminalização da esquerda
Outra questão que levantei é se o impeachment da Dilma (PT), Michel Temer (PMDB) na presidência e a Operação Lava Jato irão interferir nos resultados eleitorais do Acre. Jenilson respondeu: “Interfere sem dúvida. Isso só não chegou com mais força na disputa de Rio Branco pela qualidade do nosso candidato. Mas a criminalização e o desgaste do PT e das forças de esquerda é uma realidade depois dos recentes acontecimentos políticos no país. Mas acredito que o PT e a esquerda poderão retomar a sua força política, em 2018. O governo Temer será marcado por profundas contradições e a Frente Brasil Popular chegará, em 2018, com uma influência positiva. O Temer vai nos fazer mais fortes.”


Fato triste
Na conversa, Jenilson me revelou que a jovem filha do candidato à prefeitura do PC do B, em Assis Brasil, Jesus Pilique (PC do B), faleceu há três dias. Isso gerou comoção e a dúvida sobre a continuidade ou não de Jesus na disputa. Ela se chamava Cleta Pavilhuca, tinha 22 anos, estudante de arquitetura da Uninorte e lutava contra um câncer em hospitais de Lima, no Peru. Apenas dois dias antes de falecer a moça gravou um emocionante vídeo para que o pai não desistisse da sua candidatura a prefeito. Um verdadeiro drama para quem está numa campanha eleitoral.


A culpa é sempre da imprensa
O senador Jorge Viana (PT) me enviou um texto do advogado de defesa dos acusados do G7, Rodrigo Cordeiro. O conteúdo pede transparência e fidelidade aos fatos para que uma emissora de TV do Acre trate do assunto. No meu entendimento, quem acusou e depois inocentou foi a Justiça. Para a imprensa coube noticiar os fatos, nas duas situações. Agora, se a opinião pública acredita ou não na inocência dos acusados já são outros quinhentos. Outra questão: se houve excesso da Polícia Federal na Operação G 7 e prenderam “inocentes” que as reparações sejam pedidas para a mesma Justiça. A imprensa vai continuar noticiando os fatos e definitivamente não tem o poder de julgar e sentenciar como alguns querem fazer parecer.


Cachimbo deixa a boca torta
A minha sensação é que ainda existe muito medo no Acre. Parece que bom é o jornalista que escreve sempre a versão oficial dos fatos. Aqueles que questionam são imediatamente rotulados de “jornalistas da oposição”. Tenho amizades pessoais com vários personagens da política acreana, dos dois lados, mas me dou o direito à liberdade de expressão, aliás, garantido pela Constituição Federal. Procuro ser o mais justo possível nas minhas análises e não dou espaço para fofocas e maledicências. Mas vou continuar escrevendo conforme a minha visão dos fatos e consciente também de que não sou o dono da verdade. A coluna é opinativa e fica o direito ao leitor de concordar ou não com as análises publicadas.


Todos já ganharam
Nos mais recentes dias recebi vários telefonemas de políticos afirmando que os candidatos que apoiam para prefeitos em diversos municípios do Estado ou estão disparados nas intenções de votos ou viraram as eleições. Nesse aspecto sou fiel à Lei. Só analiso pesquisas registradas no TRE. Ainda que não acredite nos números de muitas delas. Se fosse pelas informações que recebo cada prefeitura acreana teria simultaneamente dois ou três eleitos. E a gente sabe que isso não é possível. Quem vai decretar a verdade dos fatos, nesse caso, é vossa excelência o eleitor. Ponto final.


Fator segundo turno
O bom desempenho nos debates do candidato da Rede à prefeitura de Rio Branco, Carlos Gomes, poderá ser um fator decisivo na disputa. Se crescer mais do que o esperado poderá ajudar a levar a eleição para o segundo turno.


Muy amiga
A TV Acre foi um cabo eleitoral eficiente para o candidato da Rede ao não convidá-lo a participar do debate entre candidatos da Capital, nesta quinta, à noite. A Justiça deu uma liminar favorável à sua participação que pode ser cassado a qualquer momento. De qualquer maneira Carlos Gomes foi vitimizado nesse caso. E os eleitores adoram vítimas.


Que vença o eleitor
O Debate da TV Acre será mais uma oportunidade para os eleitores indecisos escolherem entre Eliane Sinhasique (PMDB), Marcus Alexandre (PT), Raimundo Vaz (PR) e Carlos Gomes (Rede). No Acre, existe essa história de zoar os candidatos derrotados com a Balsa de Manacapuru. Mas é preciso que o eleitor esteja bem consciente da sua escolha porque se errar na escolha quem vai ficar padecendo na temida balsa por quatro anos é ele mesmo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido