Menu

Rocha:Lava Jato influenciou mais nas eleições do Acre que o Temer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conversei com o deputado federal Major Rocha (PSDB), presidente regional do PSDB do Acre, sobre as eleições municipais. Rocha aposta que o seu partido sairá fortalecido do pleito quando as urnas forem abertas. “Acredito que vamos eleger pelo menos três prefeitos no Acre, em Plácido de Castro, Assis Brasil e Brasiléia. Estamos disputando com chances em Senador Guiomard, em Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Jordão. Em Cruzeiro o nosso candidato Henrique Afonso (PSDB) tem crescido e ainda esperamos o resultado de um processo que abrimos contra o candidato do PMDB que poderá mudar o resultado. Agora, o mais importante é que os candidatos do PSDB que se elegerem estarão comprometidos com o nosso projeto partidário,” disse ele.


Projeção de 2018
A postura do PSDB nas eleições municipais de 2016 criou alguns conflitos com outros partidos de oposição em alguns municípios acreanos. Mas Rocha não acredita que esse fator possa gerar reflexos na disputa ao Governo e ao Senado em 2018. “Na realidade divergimos da oposição em apenas dois munícipios, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Agora, 2018 é uma outra eleição. O PSDB estará aberto a discutir alianças com todos os partidos. Não vendemos o nosso partido nestas eleições municipais para facilitar articulações em 2018. Somos o terceiro maior partido do Brasil e com um tempo considerável de TV. Se não houver entendimento na oposição no próximo pleito apresentaremos o nosso projeto aos eleitores e sairemos por conta própria. O importante é fortalecer o nosso partido,” ponderou.

Publicidade

Entre Temer e o Lava Jato
Indaguei ao deputado tucano se o impeachment da presidente Dilma (PT) e a presidência do presidente Michel Temer (PMDB) influenciariam o resultado das eleições de 2016 no Acre. Rocha acha que não. “O que já está influenciando são as investigações da Lava Jato que envolvem políticos importantes do PT acreano. Mas o Temer na presidência acabou com aquele discurso dos petistas de todas as eleições de que tem que eleger candidatos todos do mesmo lado de quem comanda o Brasil,” salientou.


Nossos japonesinhos são melhores
Quem não se lembra de uma propaganda da Sanyo sobre tecnologia que dizia que os seus japonesinhos eram melhores que os dos concorrentes. Isso vale para duas situações que envolvem assessores do deputado Rocha(PSDB) e do senador Jorge Viana (PT). Para o PT, Rocha contratou alguém ligado ao esquema de tráfico de drogas e, portanto, poderá ter ligações espúrias com o crime. Mas o fato de um ex-assessor do senador petista aparecer com ligações ao esquema de corrupção investigada pela Operação Lava Jato não configura o seu comprometimento. Medidas diferentes para o mesmo peso.


Santo remédio
Na minha opinião, quem tem que decidir se Jorge ou Rocha estão comprometidos com algum esquema ilegal é a Polícia Federal e a Justiça. Fazer ilações e condenações antes de fatos comprovados é política partidária do mais baixo nível. Antecipar julgamentos para influenciar a opinião pública é muito triste.


Nada definido
Não parece que estamos numa campanha em Rio Branco. O mesmo para os outros municípios do Acre. Esse silêncio tira o favoritismo de qualquer candidatura. Não acredito em pesquisas que não possam ser comprovados pelo barulho das ruas. Tampouco vejo entusiasmo dos eleitores por qualquer candidatura. Melhor esperar o resultado das urnas no próximo domingo.


Luta renhida
As eleições de Senador Guiomard prometem. Os quatro candidatos acreditam na vitória. Já vi pesquisas que apontam pelo menos três diferentes na ponta. O fato é que pesquisas em municípios que têm grande números de eleitores na zona rural são sempre muito falhas.


A briga dos “malas pretas”
Em Tarauacá, continuam os boatos sobre possíveis derrames de dinheiro na reta final da disputa. Principalmente os aliados de Marilete Vitorino (PSD) e Rodrigo Damasceno (PT) temem pela ação dos adversários. A realidade é que vivemos tempos de “vacas magras”. Ninguém está nadando em dinheiro.


Bola nas costas
Outro fator que mudou o quadro das eleições municipais do Acre são os atrasos constantes de pagamentos dos fornecedores do Governo do PT. Empresários que costumavam fazer doações generosas, sejam de caixa 1 ou 2, estão mais preocupados em sobreviverem à crise do que com eleições.


Quem espera…
Uma liminar da Justiça poderá garantir a participação do candidato da Rede, em Rio Branco, Carlos Gomes, no debate da TV Acre. O rapaz que já foi bem na TV Gazeta poderá aumentar o números de simpatizantes à sua candidatura antes da votação.


…sempre alcança
A Rede acertou em colocar uma candidatura em Rio Branco. Carlos Gomes não decepcionou os correligionários de Marina Silva (Rede). Nesta quinta, depois da novela, no Canal 4, Eliane Sinhasique (PMDB), Raimundo Vaz (PR), Marcus Alexandre (PT) e Carlos Gomes terão mais uma chance de conquistarem novos eleitores.


Apoio valorizado
O fato é que o bom desempenho de Carlos Gomes nos debates valorizará o seu apoio num eventual segundo turno. Claro que o candidato da Rede em entrevistas acredita que ele mesmo irá, mas os números das pesquisas não colaboram com essa tese. Acredito que a Rede deverá apoiar a Eliane. Mas em política tudo é possível.

Publicidade

Bola fora
Até agora não entendi o Governo do PT ter apresentado e aprovado esse projeto de poder dispor de recursos depositados em juízo. Criou uma polêmica desnecessária na reta final das eleições municipais. Os divulgadores do Telexfree que estavam em silêncio andam revoltados com a possibilidade definitiva de nunca mais verem o dinheiro investido. E advinha em quem vão colocar a culpa?


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido