Conecte-se agora

Cadeia: prefeitos do interior do Acre continuam presos, decide pleno do TJ

Publicado

em

xxxx

O clima entre os advogados que defendem os três prefeitos presos acusados de desvio de verba pública e os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça do Acre ficou quente durante a sessão desta quarta feira (28).

Inconformados com a decisão do TJ, baseada no regimento interno,  de negar o direito de sustentação oral aos advogados durante a análise do processo, os defensores tentaram a todo custo usar a tribuna para defender seus clientes mas foram impedidos.

O primeiro “atrito” aconteceu entre o advogado André Camilo, que atua na defesa do prefeito de Bujari (PT), Tonheiro Ramos, e o relator do processo, desembargador Roberto Barros.

Barros fazia a leitura do parecer de análise do agravo regimental apresentado pela defesa, quando foi interrompido pelo defensor. Camilo pediu uma questão de ordem e alegou que faria um esclarecimento.

A interrupção do advogado irritou o desembargador que pediu para que o mesmo parasse de falar. O advogado insistiu, mas foi advertido pela presidente da sessão, desembargadora Denise Bonfim, que determinou que o áudio do microfone usado pelo advogado fosse cortado.

Irritado, André Camilo e Willian Queirós, que defendem Tonheiro, deixaram o Tribunal sem falar com a imprensa.

Na análise do pedido, o desembargador negou a transferencia do processo para o Tribunal Regional Federal, como pediam os advogados, sustentando que o TJ do Acre tem competência legal para julgar o mérito.

video

Quando o Roberto Barros passou a apreciar o pedido de liberdade aos prefeitos Roney Firmino e Rivelino Costa, foi a vez do advogado Júnior Feitosa pedir a palavra, que foi lhe prontamente negada. Mesmo assim, ele ainda falou por cerca de 20 segundos, sendo advertido pela presidente da sessão e impedido de continuar sua fala, regimentalmente.

Na saída da sessão, o advogado Valdir Perazzo, que também atua na defesa dos prefeitos, resolveu colocar “panos quentes” no ocorrido e disse que todos respeitam o posicionamento adotado pelo Tribunal.

Para ele, apesar de ter havido o cerceamento da defesa, os desembargadores não faltaram com o respeito com a classe e que as decisões tomadas pelo Pleno serão acatadas.

No julgamento do pedido de liberdade, os desembargadores decidiram rejeitar o pedido de soltura dos prefeitos que vão continuar presos.

A defesa disse que aguarda agora, o julgamento do pedido de Habeas Corpus impetrado junto ao STJ e ao STJ.

Anúncios

Acre

Acre vacinou 77,8 mil pessoas contra o sarampo, diz saúde

Publicado

em

O estado do Acre vacinou, até o momento, cerca de 77,8 mil pessoas contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos, o que corresponde a 23,8% do público-alvo, que é de 327 mil pessoas em todo o estado. A mobilização nacional contra o sarampo terminou nesta sexta-feira (30). Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da ação (16/3) até o dia 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas nessa faixa etária em todo o país, o que corresponde a 13% do público-alvo.

A estratégia de vacinação, em parceria com estados e municípios, faz parte dos esforços do Ministério da Saúde contra a doença, para alcançar a meta do Brasil livre do sarampo, no contexto do Movimento Vacina Brasil.

A vacinação é a principal medida de prevenção e controle do sarampo. Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses da vacina, além do quantitativo para atendimento de rotina. O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação, respeitando as diretrizes e orientações de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. As duas primeiras etapas ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.

Continuar lendo

Acre

Acre 2050 confirma debate com todos os candidatos à prefeitura

Publicado

em

O Fórum de Desenvolvimento Acre 2050 realizará um debate entre os candidatos à prefeitura de Rio Branco no dia 10 de novembro. O debate acontece de forma presencial com transmissão online às 19 horas, e busca debater temas de serviços essenciais como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública, geração de emprego e renda.

Os sete candidatos a Prefeitura de Rio Branco foram convidados – Bocalom, Daniel Zen, Jamyl Asfury, Jarbas Soster, Minoru Kinpara, Roberto Duarte e Socorro Neri -, e será dividido em três blocos, podendo participar também os internautas enviando suas perguntas antes e durante o debate.

O projeto tem a coordenação suprapartidária de um grupo de jovens apoiados pelas instituições mais importantes do estado, através de relacionamento contínuo com universidades, grupos de pesquisas e centros acadêmicos, que têm a responsabilidade de reunir as melhores contribuições regionais, nacionais e até internacionais para reflexão sobre o que os acreanos desejam para os próximos 30 anos.

A iniciativa parte da constatação de que, apesar dos esforços de sucessivas lideranças comprometidas com a boa governança, Rio Branco precisa avançar de forma mais acelerada para atender às crescentes demandas sociais.

Mais informações: http://acre2050.com.br/

Pauta: Acre 2050 confirma debate com todos os candidatos a Prefeitura de Rio Branco

Data: 10 de novembro (terça-feira)

Horário: 19h

Continuar lendo

Acre

Acre tem 120 novos casos e uma morte por Covid-19 em 24 horas

Publicado

em

Após o Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19 anunciar que a região do Alto Acre voltou para a fase da laranja, os casos registrados nesta sexta-feira, 30, mostram que a pandemia está longe do fim.

Nas últimas 24 horas, o Acre registrou 120 novos casos da doença. Assim, o número de infectados subiu de 30.638 para 30.758 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 82.168 notificações de contaminação pela doença, sendo que 51.348 casos foram descartados, enquanto 62 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 28.137 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 81 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado nesta sexta-feira, 30, sendo do sexo masculino, cujas iniciais são J.E.M., de 78 anos. Morador de Cruzeiro do Sul, o idoso deu entrada no dia 18 de outubro no Hospital Regional do Juruá, vindo a falecer nesta quinta-feira, 29, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 693 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

Tremor de terra é sentido por moradores de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Várias moradores afirmaram ter sentido um tremor de terra no início da tarde desta sexta-feira, 30, em Cruzeiro do Sul. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu o leste do Peru, perto da fronteira com o Brasil.

O epicentro foi localizado 300 quilômetros a noroeste da cidade de Puerto Maldonado. O tremor foi muito profundo, a 570 quilômetros abaixo do solo, em uma região florestal.

Por meio das redes sociais, dezenas de internautas cruzeirenses manifestaram dúvidas quanto a terem sentido a terra tremer, entre eles, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. “Agora um tremor de terra na nossa amada cidade. Alguém mais sentiu balançar?”, indagou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas