Menu

Ilderlei Cordeiro (PMDB):“Vou melhorar aquilo que o Vagner está fazendo”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

xxxx


Dando continuidade à rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul, segundo maior do Estado. Agora, é a vez do bate-papo com Ilderlei Cordeiro (PMDB). Ele tem 39 anos de idade, foi vice-prefeito de Cruzeiro do Sul entre 2004 e 2006. E deputado federal entre 2007 e 2010.

Publicidade

ac24horas – Candidato por que o senhor quer prefeito de Cruzeiro do Sul?


Ilderlei Cordeiro – Para mim será uma honra ser o prefeito da minha cidade porque eu quero o melhor para ela. Quero o melhor aos meus filhos e aos filhos dos meus irmãos cruzeirenses. Também às pessoas que decidiram vir morar em Cruzeiro do Sul. Quero ajudar a desenvolver o nosso município e ser um prefeito presente para que a gente possa a cada dia ter a esperança de uma educação e uma saúde sempre melhores e uma agricultura com investimento para melhorar a vida do homem do campo. Então quero também dar minha contribuição como filho de Cruzeiro do Sul, nasci aqui, eu amo a minha cidade e, quero sempre dar o meu melhor para esse querido município. Mesmo porque todos que chegam por aqui ficam felizes e animados com a recepção que o povo tem um pelo outro. Por isso, a cidade tem que ser bem cuidada para seguir no caminho certo. Quero ser prefeito para dar o meu melhor.


ac24horas – Se o senhor ganhar a eleição qual será o seu principal projeto para Cruzeiro do Sul?


IC – Nós temos um programa muito importante no nosso plano de gestão que se chama Família Curada, Cidade Edificada. A gente tem que tratar a gestão e a população com amor. Esse projeto é para tratar bem o povo trabalhando de forma a trazer projetos sociais que venham a ajudar as pessoas. Para a população sentir que mora numa cidade, no seu bairro e conta com a assistência do poder público. Através desse projeto virão os programas sociais de esporte, de cultura, de lazer. É para retomar os relacionamentos saudáveis entre as pessoas. A gente vê no dia a dia através dos jornais dentro da nossa cidade e do nosso Estado que estão acontecendo coisas que o povo nunca imaginava, como a violência. Tudo isso por conta dos relacionamentos entre as pessoas que estão muito ruins. Então os nossos projetos sociais têm esse objetivo de interagir com as pessoas. E eles vão acontecer tanto em parceria com as igrejas evangélicas e católicas, com as associações de bairros, com os órgãos competentes como o Conselho Tutelar. Nós vamos fazer um projeto muito importante nessa parte social para cuidar do povo. Eu creio que através desse projeto nós vamos conseguir abranger e consolidar os outros projetos que virão. Porque é muito fácil fazer uma quadra de esporte, um posto de saúde, ou uma escola, mas a nossa população precisa estar mais preparada sabendo que o poder público está investindo o dinheiro do povo que veio dos impostos e muitas vezes a gente tem passado em alguns locais e vê que as pessoas não estão preparadas nem para receber as obras. Um exemplo claro, foi o Vagner Sales (PMDB) inaugurando quadras de esportes e vem algumas pessoas que esquecem o tamanho da responsabilidade e do amor pelo bem público. E aí meus irmãos, arrancam os fios, destroem aquele lugar. Eles esquecem que aquilo é nosso e é daquele que está destruindo também. Por isso, vejo a importância desse projeto para ajudar o nosso povo a cada dia saber que o quê nós vamos investir é para trazer benefícios para cada um.


ac24horas – Ganhando ou perdendo a eleição qual o seu sonho na política? Qual seria o outro cargo eletivo que o senhor gostaria de ocupar no futuro?


IC – Creio que quando a gente nasce numa cidade é natural querer ser o seu prefeito. Na minha posição, chegando a assumir um cargo desses, eu estarei em paz e continuarei aqui na minha cidade trabalhando e investindo em projetos para gerar empregos e renda e poder dar a minha contribuição na parte empresarial. A parte pública pertence a Deus e ao destino de fazer aquilo que a população precisa. Não tenho uma coisa ainda definida para o futuro porque primeiro quero ganhar a eleição e trabalhar muito para esse povo e dar a nossa contribuição para a nossa cidade.


ilderleiac24horas – Quem no cenário político acreano ou brasileiro o senhor tem como espelho? Quem te inspira na sua trajetória de homem público?


IC – Na verdade a gente está muito decepcionado como um todo com a política. Mas a politica tem pessoas de bem e de valores que realmente são compromissadas com as missões que são dadas e eu me incluo entre elas. Eu tenho como maior exemplo de homem público, o meu pai, ex-deputado Ildelfonço Cordeiro. Esse é um homem que trabalhou muito pelo povo tanto como empresário assim como deputado federal. Meu Norte é ele, mesmo não estando mais entre nós. Sabendo que enquanto estava vivo sempre deu o melhor para a população. E entre os políticos que estão hoje ainda no mandato e trabalhando temos alguns muito bons que precisam do nosso respeito. Entre eles vejo o senador Magno Malta (PR-ES) que é um homem determinado, trabalhador, que parte pra cima, mostra o que quer e fala a linguagem do povo. Veio também da realidade de muitos brasileiros da classe mais humilde e mais pobre. Eu vejo no Magno Malta um grande político. Existem outros, mas o Magno Malta é um grande político.


ac24horas – Quem o senhor considera que são os grandes apoiadores políticos da sua campanha?


IC – O meu maior apoiador hoje é o povo em primeiro lugar. Mas na parte política tem o nosso prefeito atual Vagner Sales (PMDB) que realmente onde a gente passa é visível as mudanças que ele promoveu. O Vagner tem investimentos em várias áreas tanto na zona urbana quanto rural. O nosso senador Gladson Cameli (PP) que tem feito um belo trabalho no Senado. Ele já tinha sido um bom deputado federal sempre buscando recursos que venham trazer geração de empregos e renda para os municípios do Estado e defendendo projetos que trazem melhorias para o Brasil. Temos o senador Petecão (PSD) que tem nos ajudado e que veio no momento certo para a nossa campanha no final da prorrogação do segundo tempo. Temos o deputado federal Alan Rick (PRB) que é um homem competente e tem nos ajudado muito com ideias boas na parte de programas sociais que foram colocadas no nosso plano de gestão. Vários parlamentares que têm contribuído muito como o deputado estadual Nicolau Junior (PP), a deputada federal Jéssica Sales (PMDB), uma guerreira cruzeirense que tem trazido muitos recursos para a prefeitura trabalhar. E temos ainda o nosso presidente Michel Temer (PMDB), meu amigo pessoal, foi deputado federal junto comigo. Ele tem muito a contribuir e ajudar numa futura gestão nossa. Toda essa turma abençoada de políticos com mandatos e que têm condições de dar a sua parcela para continuarmos com Cruzeiro do Sul no rumo certo.

Publicidade

ac24horas – Uma das constantes polêmicas nas eleições de Cruzeiro do Sul é o papel do Governo do Estado para o município. Temos uma gestão do PT há 17 anos. Na sua opinião o Governo do Estado tem feito a sua parte, cumprido com as suas obrigações? É efetivo para a população?


IC – Creio que todo político sempre dá a sua parcela de contribuição. Alguns mais e outros menos. O Governo do PT já está indo para 20 anos no poder. Em Cruzeiro do Sul ainda tem muita coisa que precisa ser feita através do Governo. E outras que precisam de parcerias com a prefeitura do nosso município. Infelizmente, o Governo do Estado tem olhado para a parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul na contramão. Não olha para o apoio que o nosso município precisa. Eles ajudaram em alguns benefícios à nossa cidade. A avenida Mâncio Lima é um local que foi transformado e, agora, o Canal do Remanso. Tem também alguns conjuntos habitacionais. Eles deram a sua contribuição, mas a nossa cidade precisa de mais e, principalmente, do apoio do governador. Mesmo eu não sendo do partido dele, não tendo o apoio dele na campanha, estarei na porta dele pedindo ajuda, se vencer. Porque numa gestão a gente tem que buscar todas as parcerias possíveis com os governos estadual e federal e instituições que nas suas áreas possam trazer sempre o melhor para a população. O Governo do Estado ainda deve muito para Cruzeiro do Sul que contribuiu para esse grupo que está no poder ganhar a eleição. Então precisam olhar com mais carinho para a nossa cidade.


ac24horas – Uma pergunta que certamente os seus adversários irão lhe fazer. O que se fala em Cruzeiro do Sul nas rodas de política, diz respeito a administração da herança deixada pelo seu pai, o falecido deputado federal Ildelfonço Cordeiro. Que os recursos deixados por ele teriam sido mal administrado por você e seus irmão. O quê você tem a dizer sobre isso?


IC – Uma ótima pergunta que me dá a chance de esclarecer algumas coisas. É muito fácil criticar e atirar pedras, mas antes de criticar o bom mesmo é vir conversar comigo, saber da realidade e da verdade. Saber o que realmente o meu pai deixou para os filhos. Não deixou só para mim. Nós somos oito irmãos e cada um pensa diferente. Principalmente, um erro gravíssimo que esse povo do contra comete, que tenta colocar essa imagem sobre a minha pessoa. Eu não sou o inventariante, mas o meu irmão mais velho. Ele que cuida da herança do meu pai. Eu apenas participo das reuniões entre os irmãos. Uma coisa é certa, cada qual responde pelos seus atos. Eu cuido dos meus bens que meu pai me deu em vida Aí sim se vierem perguntar o que é que você tem eu declarei o meu imposto de renda. Falaram tanto que eu não tinha nada e teria acabado com o que meu pai me deixou. Eu faço a minha declaração de renda, desde 2000, quando meu pai me deu os primeiros bens para eu tocar a minha vida. Hoje, graças a Deus, eu tenho mais de R$ 28 milhões de reais que estão avaliados os meus bens. Isso é fruto do cuidado que tive com o que meu pai me deu. Valorizei e não vendi nada sempre cuidando e foram valorizando porque fiz os investimentos certos. Tenho um loteamento todo documentado, a aquisição de um seringal, que estou pagando ainda, mas como a família me entregou a documentação estou fazendo um projeto social e ambiental nas terras que já está aprovado. Fora isso tem os recursos de alguns bens que o inventário me repassou. A verdade é boa quando se vem conversar. Não como essa turma do contra que não conhece a minha vida e fala o que quer. Eu tenho que respeitar as opiniões, mas não concordar com elas. O que tenho hoje estou cuidando e o que meu pai deixou o inventariante está cuidando. Por ultimo, agora, vieram falar da casa do meu pai que não consegui administrar. Essa residência está com mais de três anos que foi vendida. São umas conversas sem lógica. Eles não têm argumentos para falar de mim. Cadê que vão buscar a minha vida pública e saber o que eu fiz para a nossa cidade de bom? Vão tentar achar alguma coisa de errado na minha vida pública? Não tem. Então ficam falando da minha vida pessoal. Quem sabe da minha vida, dos altos e baixos, é a minha esposa. Graças a Deus, eu não tenho vergonha de trabalhar e de recomeçar. Foi o que eu fiz. Entreguei o mandato de deputado federal e recomecei a minha vida. Vendi frango, graviola, manga lá no mercado, mas não fui fazer coisas erradas como muitos deles que estão me criticando fazem.


ac24horas – Qual a mensagem que o senhor como candidato tem a deixar para os eleitores de Cruzeiro do Sul?


IC – Creio que onde há vida, há esperança. Eu peço a todos os meus irmãos cruzeirenses que continuem com essa esperança de dias melhores porque o que está bom na gestão do prefeito Vagner Sales eu quero continuar melhorando e o que não está bom eu quero mudar. E vou fazer isso dialogando com a população. O quê ainda o prefeito Vagner Sales não fez quero dar o meu melhor para fazer e ajudar esse povo em todas as áreas. Temos projetos importante na educação, na saúde, para trazer cada dia mais condições de dignidade para uma cidade que está crescendo e precisando de pessoas comprometidas com a sociedade. O Vagner deu a sua parcela de contribuição e eu quero dar a minha de coração para coração com essa população tão querida da minha cidade. Então confiem em nós que vamos levar essa mensagem positiva para as nossas famílias.


Leia a Coluna do Nelson Liano


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido