Menu

Sebastião Viana ainda poderá ser denunciado na Lava-Jato

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

dupla_01


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

Demorei, mas voltei, meus três leitores. Por força de contrato fui obrigado a me ausentar, já que fui contratado para fazer a cobertura da penosa viagem do deputado Daniel Zen (PT) a Manacapuru, depois que a chapa apoiada por ele foi derrotada na disputa pela presidência do Sinteac. Justificativa apresentada. Agora, vamos ao nosso bate papo. Segundo o colunista Mauricio Lima, da revista Veja, o governador Sebastião Viana (PT) poderá ser denunciado por suposto envolvimento na Lava-Jato. Nosso líder maior é acusado de ter recebido R$ 300 mil na campanha ao Senado, em 2010, da empresa Iesa Óleo e Gás, fornecedora da Petrobras e investigada no esquema de corrupção da estatal.


Para o colunista de Veja, “a escolha do substituto de Ela Wiecko, ex-vice-procuradora da República, está sendo aguardada com ansiedade no STJ. Será do novo vice de Rodrigo Janot a responsabilidade por oferecer denúncias contra os governadores envolvidos na Lava-Jato. Até agora, são dois: Luiz Fernando Pezão, do Rio, e Tião (leia-se Sebastião) Viana, do Acre. Um forte candidato a ocupar a vaga é o procurador Nicolau Dino. O único problema é uma relação de parentesco. Nicolau é irmão de Flávio Dino, o atual governador do Maranhão. Eventualmente, o procurador teria que se declarar impedido se uma ação contra o seu irmão chegasse ao tribunal”. Será que vai rolar a denúncia?


Não se preocupem, meus três leitores. No início do ano, a PGR pediu ao Superior Tribunal de Justiça o arquivamento do inquérito aberto para investigar Sebastião Viana. Esta confusão toda é culpa do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele afirmou que repassou R$ 300 mil à campanha eleitoral de Viana. Na agenda do ex-diretor, apreendida pela PF, consta a inscrição “0,3 Tvian” que, segundo Paulo Roberto, é a referência ao pagamento. O governador já afirmou que a doação foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre e “não tem nada de ilegal”. Ele também afirma que não conhece ninguém na Iesa. A empresa foi generosa e fez a doação sem conhecer o político acreano.


Vou ali e volto já. Prometo que retornar com uma atualização completa logo mais. Aguardem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido