Menu

PT e PSDB fazem plebiscito nas eleições para prefeitura de Brasileia, a cidade destruída pelas águas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

brasileia_abre_700


Fernanda Hassen e Manoel Prete repetem em Brasileia, no fronteira do Acre, o duelo apaixonado visto nas últimas décadas entre os partidos PT e PSDB. Considerados irmão Karamazov na política nacional, o município se divide entre o tradicional azul e o agora, laranja. De um lado o tucano, do outro a estrela.

Publicidade

Pelo PT a vereadora, graduada, casada, mãe de um casal de filhos. Fernanda Hassen reuniu em torno de sua coligação, seis partidos. Aos 34 anos, ela se destacou como vereadora mais atuante na Câmara Municipal de Brasileia, trabalhou no governo de Jorge Viana e como assessora de comunicação da ex-prefeita Leila Galvão. Militante do PT há 17 anos, ela apresentou um patrimônio avaliado em R$ 366.595, afirmou que sabe o tamanho do desafio que tem pela frente, caso vença as eleições este ano.


Do outro lado, o empresário Manoel Prete foi o nome escolhido pelos partidos de oposição para a disputa após a desistência do progressista Joelso Pontes. Prete tem como desafio demonstrar que, mesmo aos 75 anos, é o “novo” na política oposicionista. O empresário apresentou um patrimônio milionário, avaliado em mais de um milhão de reais (R$ 1.120.703). Ele conta com o apoio do deputado federal Major Rocha e mais 13 partidos além do seu, o PSDB.


Pré-campanha marcada por escândalos em Brasileia
Embora a campanha no município de Brasileia tenha se afunilado para uma espécie de plebiscito entre PT e PSDB, a pré-campanha foi marcada por uma série de escândalos, envolvendo Fernanda Hassen e o prefeito Everaldo Gomes.


No dia 2 de março, a Câmara Municipal do município foi tomada por populares que foram assistir a sessão que supostamente cassaria o mandato de Fernanda Hassen. Ela foi acusada de quebra de decoro por causa de uma suposta relação extraconjugal com um advogado. Pelo menos 10 depoimentos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil. O pedido de cassação foi de Francisco de Assis Dantas Castro.


brasileia_CAND_650


Em entrevista ao ac24horas, a pré-candidata petista, falou dos motivos que a levaram para a vida pública, dos seus planos de governar Brasiléia e também de toda a boataria e repercussão dos momentos tensos que viveu ao ser acusada de trair o seu marido por suposto amante.


“Brasiléia me conhece como uma mulher séria, honesta e trabalhadora. Não tem nada que desabone a minha vida. Com o tempo todo mundo percebeu que o ator de tudo isso pouco tempo depois lançou seu nome como pré-candidato a prefeito. Todo mundo percebeu que aquilo era um ataque ridículo a uma pessoa, a um ser humano” disse Fernanda em entrevista ao jornalista Nelson Liano.


brasileia_EVERALDO_SO_140No dia 14 de julho a Polícia Federal desencadeou nas primeiras horas da manhã, a Operação “Metástase” que teve investigação iniciada em 2015 no setor da saúde, mas que acabou descobrindo um poderoso esquema de desvio de recursos públicos em quase todos os setores da prefeitura. Um dos 26 mandados cumpridos durante o dia, afastava o prefeito Everaldo Gomes – FOTO -, outro, prendeu o homem de sua maior confiança, Aldemir Lopes.


Às vésperas das eleições, Everaldo Gomes continua afastado de suas funções e Aldemir Lopes, cumpre desde o dia 9 de agosto prisão domiciliar utilizando tornozeleira eletrônica.


Desafios dos gestores
Brasileia sonha com zona franca verde
Apesar de instituída como área de Livre Comércio, a mesma ainda não foi regulamentada. Atualmente, registra-se forte dependência comercial com o vizinho município boliviano de Cobija, (a capital do departamento de Pando e da província de Nicolás Suárez) para onde a população assiste empresários acreanos apostar economicamente.

Publicidade

A cada dia novos estabelecimentos e empresas são construídos por brasileiros, que moram nas cidades vizinhas de Epitaciolândia, Brasiléia e até quem reside na capital Rio Branco, está investindo nas terras bolivianas. A fronteira desprotegida dos dois países é também passagem para o tráfico de drogas, armas, combustíveis, e mercadorias.


Com investimentos feitos por uma indústria de frangos (Acreaves) e um frigorífico de suínos (Dom Porquito), o setor industrial dá lentos sinais de recuperação e ensaia exportação para os países andinos no corredor que liga o município ao Pacífico.


A pecuária possui um efetivo considerável, principalmente de gado de corte. Existe grande potencial para o ecoturismo, precisando apenas de maior divulgação de seu potencial. A população economicamente ativa está 60,5% ocupada na área de serviços.


Enchentes históricas destruíram infraestrutura urbana do município
A cidade foi atingida em 2012 e 2015 por duas enchentes do Rio Acre que entraram para a história. Em 2015, O nível do manancial atingiu 14,85 metros nesta segunda, marca superior à registrada em 2012 (14,77). Cerca de duas mil famílias foram atingidas pelas águas.


brasileia_DESTRUIDA_650


Com a baixa do nível das águas, principalmente em 2015, 75% das ruas precisavam ser recuperadas. Famílias que perderam tudo nas duas catástrofes não receberam novas casas e continuam morando em áreas alagadiças. Muito do que foi prometido pelos governos estadual e federal ficou apenas no papel.


Zona Franca Verde foi aprovada mais ainda é um velho sonho
Em fevereiro deste ano a ex-presidente Dilma Rousseff assinou o projeto de lei que regulamentou a Zona Franca Verde (ZFV) para três cidades acreanas: Epitaciolândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. A ZFV beneficia empresários na isenção de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no uso da matéria-prima regional ou industrializada no estado.


Com o intuito de oficializar a operacionalização da Zona Franca Verde (ZFV) no Estado do Acre, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) deu início na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a uma agenda de treinamentos e capacitações com servidores da SUFRAMA – que atuam na Coordenação Regional de Rio Branco (CoreRBR) – e de diversas instituições parceiras da autarquia no Estado.


Os critérios metodológicos da ZFV foram aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS) no mês de fevereiro. Desde então, a operacionalização já foi tratada pela autarquia nos Estados do Amapá, Rondônia e Acre.


Plano de governo petista não prevê ações para ZFV
Estranhamente, nenhum dos dois candidatos a prefeito, Manoel Prete e Fernanda Hassen, apresentaram em seus planos de governo, ações de parceria para a implantação da ZFV em Brasileia. O tucano Manoel Prete, sequer protocolou plano estratégico junto ao TRE.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido