Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eliane Sinhasique: Quero administrar Rio Branco com competência

NELSON_eliane_IN_1


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais uma entrevista com os candidatos à prefeitura da Capital. Agora, é a vez da candidata Eliane Sinhasique (PMDB). Ela tem 46 anos de idade, formada em comunicação social, publicitária e jornalista, comunicadora de rádio e TV de sucesso, foi vereadora de Rio Branco e, atualmente, é deputada estadual.


ac24horas – Por que a senhora quer ser perfeita de Rio Branco?

Anúncios


Eliane Sinhasique – A pergunta certa seria para quê você quer ser prefeita de Rio Branco. Porque tem muita coisa a ser feita, e quero fazer aquilo que não foi feito ainda. Colocar na administração pública municipal parceria e efetividade. E isso falta nas nossas mais recentes gestões. Por isso, a gente não tem o remédio no posto de saúde, falta o médico e o enfermeiro, não tem vagas suficientes nas creches, as pessoas continuam pisando na lama, não recebem água nas suas torneiras e o esgoto corre a céu aberto na nossa cidade. Rio Branco precisa de mais infraestrutura e uma pegada diferenciada para fazer o município rodar a roda da economia, desburocratizando a prefeitura para facilitar a vida de quem quer empreender. Sem isso, as pessoas não conseguem empreender gerando um número de desempregados tão grande como nunca antes se viu.


ac24horas – Qual o seu principal projeto para o município de Rio Branco, caso vença a eleição? E quais os seus desdobramentos?


ES – O nosso principal projeto é cuidar da saúde. O nosso povo está doente. A gente precisa cuidar da cura e trabalhar para evitar que o povo adoeça. As administrações do PT sempre trabalham nas consequências e nunca nas causas. A gente precisa modificar essa forma de pensar e administrar. Nós precisamos colocar saúde nas escolas através de uma alimentação saudável, um atendimento médico interno, para que tenhamos crianças saudáveis e em condição de aprendizado. Também precisamos trabalhar o saneamento básico que é a principal causa das pessoas adoecerem na nossa cidade. O índice de hepatite é alarmante, assim como os numerosos casos de câncer. Precisamos trabalhar de forma preventiva para que as pessoas não adoeçam com tanta facilidade.


NELSON_ELIANE_IN_2ac24horas – Vamos entrar agora na política. Ganhando ou perdendo a eleição para prefeita, qual o seria seu grande sonho na política? A senhora já foi vereadora e é atualmente deputada estadual e quer ser prefeita. Mas além disso, qual o cargo eletivo que a senhora gostaria de ocupar no futuro?


ES – O futuro é agora e eu quero ser prefeita de Rio Branco. Se isso não for possível vou cumprir o meu mandato de deputada. Eu deixo que o povo diga qual o caminho a ser trilhado. Sou movida pelos lugares que a população foi me colocando como vereadora e deputada. As pessoas que vão me dizer se me querem ainda como candidata a mais alguma coisa ou ocupante de outro cargo.


ac24horas – Nesse cenário político quem a senhora considera um espelho? Um exemplo? Um ídolo para a sua trajetória política? Quem é a pessoa que mais te inspira nessa campanha?


ES – Eu me inspiro politicamente em Ulysses Guimarães (PMDB). Foi ele que disse que o poder não corrompe o homem, mas o homem que corrompe o poder. Eu me inspiro nos escritos de Ulysses, na sua conduta política, na sua atuação como Senhor Diretas, um homem que lutou pela democracia. Sigo os ideais peemedebistas formulados por Ulysses Guimarães. Ele me inspira muito na minha vida e quero seguir dessa forma. A gente precisa de pessoas que tenham moral, discernimento, capacidade de dialogar, de ouvir e se expressar e, trabalhar pelo bem comum, como Ulysses Guimarães.


ac24horas – Quem são os principais apoiadores da sua campanha?


 ES – Nós temos dois senadores da República, Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD). O Bocalom (DEM) que é um guerreiro incansável na trincheira da oposição, os deputados federais Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB). Também vários deputados estaduais como Gehlen Diniz (PP), Andy Lima (PP), Nicolau Jr (PP), Chagas Romão (PMDB) e Jairo Carvalho (PSD) que estão nessa luta junto com a gente para ganharmos a prefeitura de Rio Branco e colocar uma nova forma de administrar e tratar com respeito o dinheiro público.


ac24horas – Qual a opinião da senhora sobre o impeachment da presidente Dilma (PT)?


ES – Eu acho que foi um processo natural diante dos crimes que foram apontados e cometidos pela presidente da República. É bom que se diga que o PT colocou o Brasil num buraco enorme por conta de má gestão, de ineficiência e de populismo. A gente precisa dar um basta nisso e ter responsabilidade na política econômica do Brasil. Porque tudo isso reflete em todos os municípios do país e, principalmente, em municípios como no Acre, um dos estados mais pobres da Federação.


ac24horas – O fato da presidente Dilma ter sofrido o impeachment, isso pode trazer algum dano para outras mulheres gestoras na política? Inclusive para a senhora?


ES – Isso não me afeta em nada porque a Dilma é do PT e eu sou do PMDB. Nós temos posicionamentos muito diferentes ideologicamente falando. Ela perdeu o mandato por falta de competência administrativa e de habilidade política. Mas não foi pelo fato de ser mulher. Tanto é que o ex-presidente Fernando Collor (PTB) também foi impichimado e era homem. Então a falta da capacidade de gestão e de articulação política é que levou o país ao caos e a esse desastre que a gente está assistindo. O impeachment não é bom para ninguém. Mas nesse momento é a melhor saída para o nosso Brasil.


ac24horas – Agora uma pergunta que certamente os seus adversários irão fazer para a senhora. O PT costuma acusar a senhora de fazer denúncias nas tribunas da Câmara e da ALEAC sem as provas devidas. Isso é verdade?

Anúncios


ES – Eu queria que me apresentassem uma denúncia que fiz que não apresentasse provas. Eu nunca apresentei uma denúncia sem provas. E o PT nunca conseguiu provar que estive mentindo em alguma denúncia feita por mim. Muito pelo contrário. Perdem uma causa atrás da outra na Justiça. Tentam me aniquilar politicamente e me colocar essa pecha de mentirosa. Mas quem mente são os petistas. Mentem quando colocam polímetro vencido na água que foi distribuída em Rio Branco, mentem em relação às obras que começam e não concluem, mentem com superfaturamento, mentem quando dão casas para pessoas que não necessitam enquanto outras que precisam não recebem. O povo está vendo. Os asfalto que colocam derrete e a população continua usando sacolas nos pés e cheirando poeira. A política ambiental nunca existiu nas administrações petistas. A questão da cidade sustentável não foi levada a serio, a Florestânia também não. Tudo que eu coloco na tribuna o povo está vendo porque não é burro. E está vendo que a única sanha do PT é permanecer no poder.


ac24horas – Qual a mensagem da senhora para os eleitores de Rio Branco?


ES – Gostaria que o povo me desse uma oportunidade de administrar nossa cidade. Nós temos capacidade e competência para fazer mais e melhor. Mas isso só será possível se o povo nos eleger. Queremos fazer uma cidade mais inclusiva, mais harmoniosa, onde as pessoas possam passear nas praças e os parques das crianças sejam agradáveis e não feitos com restos de madeiras podres. Que a nossa juventude tenha espaço para praticar esportes competitivos e direito ao lazer e à cultura. Possam se sentir integrados e participem da ocupação de espaços públicos sem cartas marcadas. Que os empresários recebam o devido respeito e os fornecedores tenham os seus pagamentos em dia. Não cobraremos propinas para fazer os pagamentos aos fornecedores. Vamos poder olhar no olho das pessoas e falar da nossa verdade, da nossa vontade de ter uma Rio Branco melhor. Que a gente possa investir no ensino fundamental e os alunos saiam das escolas sabendo ler e escrever e fazer as quatro operações matemáticas corretamente. Que os moradores da nossa cidade possam ter condições de uma vida melhor e mais digna.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido