Menu

Pesquisar
Close this search box.

A Pesquisa do IBOPE é o retrato do momento, não dá vitória a ninguém

Pesquisa é o retrato do momento, não leva nenhum candidato a ganhar eleição. O resultado do IBOPE, que dá Marcus Alexandre (PT) com 57% e Eliane Sinhasique (PMDB) 28%, deve ser analisado por este prisma. O Marcus pode até não ter o patamar de 57%, mas que está na dianteira deve estar. As pesquisas anteriores, até da oposição, mostraram esta indicação. Não está nada decidido, a campanha ainda transita no primeiro tempo. Se a oposição pensa em levar a disputa ao segundo turno deve voltar a sua preocupação aos candidatos Raimundo Vaz (PR), que tem 4%, e ao Carlos Gomes (REDE), que apareceu com 1%. O segundo turno depende essencialmente do crescimento de ambos nas próximas pesquisas e levar a projeção para a realidade das urnas. No mais, ninguém ganhou ou perdeu a eleição, foi apenas uma das muitas pesquisas que virão. Mas que, o Marcus não será fácil de ser batido é um fato real.


Crime eleitoral
Elogiável a idéia da candidata a vereadora pelo PDT, Sandra Asfury, de pôr nos seus santinhos o sistema braile para que, quem não tem visão possa se inteirar do que diz sua peça política. Até ai morreu Nero! Só que o seu marido, deputado Jamil Asfury (PD), jamais poderia ter mostrando e comentado sobre a iniciativa da sua mulher na tribuna da Aleac. Crime eleitoral.


Debate tosco
Não houve nada mais do que o pedido de adequação de legislação na área da Previdência Social, na mensagem encaminhada pelo governo para ser votado na Assembléia Legislativa. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) emendou um discurso tosco de crítica desconectada.


Só faltou o altar
A líder do PT na Assembléia Legislativa, deputada Leila Galvão (PT), fez ontem um meloso discurso em homenagem à ex-presidente Dilma. Sua obrigação. O patético foi querer transformar a Dilma numa versão política de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.


Caiam na realidade
A ex-presidente Dilma, caiam na realidade, nunca foi uma grande liderança política do PT. Foi uma burocrata guinchada ao poder. Liderança petista consolidada é o Lula e mais ninguém.


Não cassa o registro
Os advogados do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), estão convictos que, não há um fato jurídico legal que sustente a cassação do registro do cliente.


Não demora
É possível que a Juíza que analisa o caso em Cruzeiro do Sul venha decidir se afasta o prefeito Vagner Sales e cassa o registro do candidato a prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB), esta semana.


Cara a cara
Os diretórios do PT e do PSDB, em Brasiléia, são frontais. O do PMDB com um tucano pintado na parede e o do PT; disfarçado, sem o vermelho, a estrela escondida, para se descolar do PT.


Como é a política
Em campanhas passadas os candidatos majoritários do PT faziam questão de estampar em seus atos políticos cartazes da Dilma e do Lula. Hoje estão fugindo da imagem de ambos porque tira votos. A política é assim, muda de humor de acordo com cada circunstância.


Coligação da sinhasique
João Marcos Luz (PMDB), Rodinei Dourado (PMDB), Beto Calixto (PMDB), Raimundo Fernandes (PMDB), Roberto Duarte (PMDB), vereador Fabiano (PP), vereador Rabelo Goes (PP), Junior Santiago (PP), Cleudo Paiva (PP), Lourdes (PP) e Jéssica Monteiro (PMDB), são os candidatos a vereador da coligação da Eliane Sinhasique (PMDB), mais destacados na campanha.


O sibá é imbatível
Ao ser entrevistado no programa “Bar do Vaz”, no ac24horas, o deputado federal Sibá Machado (PT) voltou a defender com unhas e dentes que a Dilma é vítima de um golpe armado pela CIA e FBI, porque os EUA querem se apoderar do Pré-Sal e de segredo do programa nuclear brasileiro. My, God! My, God! My,God!


Viagem muito louca
O deputado federal Sibá Machado (PT) faz uma viagem muito louca ao imaginar que os EUA querem a Dilma fora por interesse no programa nuclear brasileiro. Os EUA, o país mais avançado em tecnologia nuclear, vai aprender o que com o Brasil, Sibá? Poupe-nos, Sibá!


Uma coisa chama a outra
Na pesquisa do IBOPE, os dois melhores colocados para prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) com 57% e Eliane Sinhasique (PMDB); com 28%, são os que têm menor rejeição entre os quatro candidatos. Marcus tem 20% e Sinhasique 26%.


Teoria da conspiração
O IBOPE pode até não ter acertado cem por cento na tendência do eleitorado da Capital para prefeito, mas entre isso é uma conspiração para favorecer Marcus Alexandre (PT) é uma ficção. O que interessa à Rede Globo, favorecer o candidato petista? Absolutamente, nada.


Não é decisivo
É bom lembrar que o Tião Viana (PT) tinha 60% para o governo e Tião Bocalon (DEM) 20%. Viana ganhou pela mixaria de pouco mais de 1,5 dos votos. Não tem jogo encerrado.


Largado na buraqueira
Um bom observador da política de Senador Guiomard comentou ontem que, o candidato a prefeito Ney do Miltão (PRB), não está tendo a ajuda dos núcleos do governo no município, e que muitos ajudam outras candidaturas. Seria a hora exata do PT e PRB afinarem os discursos.


Uma campanha de envolvimento
Quem está com uma campanha com muito envolvimento popular é a candidata a vereadora Elzinha Mendonça (PDT), não pelo fato de ser mulher do deputado Heitor Junior (PDT), mas pelo trabalho pessoal em apoio aos portadores de hepatites, que já fazia antes da política.


Patamar maior
Candidatos a vereador da coligação PMDB-PR ficaram preocupados com o baixo patamar do candidato a prefeito de Rio Branco, Raimundo Vaz (PR), de apenas 4% de preferência. Temem, com razão, que se Vaz não subir, acabará puxando para baixo os candidatos a vereador


Até na oposição
O superintendente regional do INCRA, Eduardo Ribeiro, vem recebendo elogios até de quem só tem os olhos voltados para o PT. A deputada Leila Galvão (PT) lhe fez ontem da tribuna uma série de salamaleques. O que destaca um homem público não é o partido, mas a competência.


Tarefa difícil
No Acre deve ser o único caso. A vereadora Adriana Hassem (DEM), rejeitada em todas as coligações sob o argumento de ser forte, disputa só a reeleição. O teto para eleição em Epitaciolândia é em torno de 800 votos, difícil de conseguir num município pequeno.


Não tirem do jogo
Pelas notícias que me chegam de Epitaciolândia é bom não tirarem o candidato Tião Flores (PSB) de tempo quando se discutir a eleição para a prefeitura do município. Conseguiu armar uma boa chapa de candidatos a vereador, tem uma grande família e apoiadores de peso.


Não deve ir muito além
O candidato a prefeito de Rio Branco, Carlos Gomes (REDE), que chegou ao 1% na pesquisa do IBOPE não deve ir muito além deste patamar e está mais na eleição para projetar o partido.


Inviável pelo momento
Seria ótimo que a educação fosse, em tempo integral, como defende o candidato a prefeito Carlos Gomes (REDE), mas foge à realidade econômica do município, nestes tempos bicudos de quebradeira econômica. E foge mais à realidade por sua vitória ser bem difícil.


Cada um no seu quadrado
Chega um e-mail detonando ponto por ponto um comentário da Chefe do Gabinete do Governo, Márcia Regina, condenando o impeachment da Dilma. Não publico por ser num tom ofensivo. E por respeito à sua opinião. Mesmo não concordando com sua linha de raciocínio. Na política tem que ter lado. A Márcia tem o dela. E cada qual no seu quadrado.


Perfeito na condução
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), conduz as sessões na Casa como um magistrado, não atrapalha os debates e deixa a democracia ser exercida plenamente.


Ninguém mais entusiasmada
Ninguém tem mais entusiasmo na campanha do vereador Manuel Marcos (PRB) à reeleição que, a deputada Juliana Rodrigues (PRB), com aquela simpatia no tratar com as pessoas.


Respeito, mas não aceito
Na democracia tem que se conviver com idéias divergentes. Concordo, mas não comungo que a ex-presidente Dilma foi vítima de um “golpe” ao perder o mandato e os direitos políticos. Houve um julgamento previsto na Constituição Federal, com amplo direito de defesa, ato avalizado pelo STF. Outra idiotice é culpar o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB). A Dilma foi destronada porque não soube construir e manter uma base política leal no Congresso. Se tivesse, o Cunha poderia ter mandado dez pedidos de impeachment ao plenário da Câmara Federal que seriam derrotados. Não procurem, pois, culpados pelo impeachment que não seja na inabilidade da Dilma, que num sistema político podre, achou que poderia comandar o país sem o apoio majoritário da classe política. E nem ela e ninguém consegue governar só.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.