Conecte-se agora

Indígenas proíbem entrada de candidatos em aldeias no Acre

Publicado

em

Lideranças indígenas das 32 aldeias de Jordão, município distante 462 quilômetros de Rio Branco, proibiram a entrada de candidatos a vereadores que não sejam indígenas.

Após debaterem o assunto, os indígenas decidiram pela proibição da entrada de candidatos a vereadores que não seja Huni Kuin (povo verdadeiro). Eles também publicaram uma carta informando da decisão.

Na carta, segundo eles, na eleição passada por conta de políticas, as aldeias indígenas não receberam do governo os kits que eram para ser destinados a eles.

Essa proibição da entrada de candidatos não índios, nas aldeias, é uma verdadeira quebra do princípio da igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, ou melhor, é patente violação ao princípio democrático, conforme prevê o art.73, caput, da Lei n. 9.504/97 (Lei das Eleições).

A urna eletrônica fica localizada dentro da terra indígena no rio Jordão. Mais de 500 eleitores indígenas devem votar nesta urna. Essa altitude favorecem os candidatos indígenas. O eleitorado indígena no município representa 40% dos votantes.

Os candidatos ou coligações políticas devem ingressar na justiça eleitoral para garantir seus direitos políticos. Com informações do Blog Tarauacá Agora

Propaganda

Acre

Carlos Gomes relata ter sido vítima de tentativa de homicídio

Publicado

em

A história relatada por Carlos Gomes, jovem liderança política da Rede Sustentabilidade e que já foi candidato a deputado federal e prefeito de Rio Branco, parece ter sido tirada de um filme de ação de Hollywood.

Segundo Carlos, na noite de sexta-feira, 17, um veículo colidiu com sua motocicleta na Avenida Brasil, no centro da capital acreana. Segundo conta Carlos, o motorista queria fazer um acordo informal. Como ele não aceitou e decidiu ligar para o Detran, o motorista entrou no veículo e jogou o carro em cima de Carlos, que diz ter sido arrastado em alta velocidade no capô do carro. Ele conta que só escapou da morte porque conseguiu pular do carro que só parou ao bater em dois outros veículos que estavam estacionados. O motorista, não identificado, fugiu.

Carlos relata ainda que rompeu os ligamentos do pé direito, que registrou ocorrência e diz que vai até o final para que o motorista responda pelos seus atos. Lamentou que a câmera do CIOSP não esteja em funcionamento, mas afirmou que espera conseguir outras imagens para ajudar na identificação do condutor.

Carlos Gomes teve mais de 15 mil votos e foi o terceiro colocado na eleição para prefeito de Rio Branco em 2016 e 5.414 votos para deputado federal nas eleições do ano passado.

Confira o relato de Carlos Gomes na rede social:

Continuar lendo

Acre

Tem mais frio chegando no Acre, diz pesquisador Davi Friale

Publicado

em

Uma nova friagem, a terceira do ano, deve chegar ao Acre na próxima quinta-feira, 23, segundo o pesquisador Davi Friale.

A frente fria vai ser moderada e vai deixar o tempo fechado, a temperatura mais amena e ventilada, deve deixar as temperaturas com mínimas de até 16 graus.

Nos dias que antecedem a friagem, a temperatura vai ficar abafada e são maiores a chances de chuvas, podendo ser acompanhadas de raios e ventanias, devido à aproximação e chegada da frente fria.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.