Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco terá disputa entre 4 candidatos com futuro na política

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Avalio como muito positivo o quadro de candidatos à prefeitura da Capital. Acredito ser o melhor em muitos anos. Todos de uma nova geração que, ganhando ou perdendo, ainda poderão dar muitos passos na política acreana. O candidato à reeleição, Marcus Alexandre (PT), na minha opinião, será candidato ao Governo em 2018, indiferente do resultado de 2016. A única coisa que pode mudar é o partido pelo qual concorrerá. Se ganhar será pelo PT e se perder poderá procurar outro partido. A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) também sairá do pleito como uma nova liderança política do Estado. Se ganhar fará os quatro anos de gestão, mas se perder continuará na ALEAC e poderá sonhar com outro mandato parlamentar em 2018, seja no plano estadual ou nacional. O vereador Raimundo Vaz (PR) que disputa seu primeiro pleito majoritário é funcionário de carreira da prefeitura. Obviamente que sonha em ser o seu executivo, mas se perder ficará fortalecido para tentar uma eleição a deputado federal em 2018. Enquanto o jovem candidato da Rede, Carlos Gomes (REDE), se tiver uma boa performance nos debates fortalecerá o seu recém criado partido e poderá sonhar ainda com muitas disputas eleitorais, seja para o executivo ou legislativo.


O jogo começou
Nesta terça, dia 16, os candidatos já podem divulgar os seus números e propostas abertamente. Será uma campanha muito rápida e os mais conhecidos levam vantagens. Mas ninguém ganhará ou perderá até as urnas serem abertas na noite do dia 2 de outubro.

Anúncios


Eleição é uma caixinha de surpresas
Segundo uma fonte minha em Tarauacá, Teka Torquato (PR) e Mirabor Leite (PMDB), estão no páreo e podem surpreender. A liderança do ex-prefeito Wando Torquato ainda é grande no município, apesar dos processos que responde. Teka é sua irmã.


Além da lógica
No momento os dois candidatos em Tarauacá favoritos são o atual prefeito Rodrigo Damasceno (PT) e a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD). Mas num município sem segundo turno e com uma eleição rápida tudo pode acontecer.


O adversário invisível
Em Cruzeiro do Sul, acredito que mesmo sem ser candidato, o atual prefeito Vagner Sales (PMDB) será o personagem mais comentado da eleição. Os adversários de Ilderlei Cordeiro (PMDB), Henrique Afonso (PSDB) e Carla Ivani (PSB), vão direcionar as suas baterias contra a gestão atual.


Terceira via
Uma fonte de Cruzeiro do Sul me disse que Henrique teria muitas chances de vitória se tivesse uma boa chapa de vereadores lhe apoiando. Como o PSDB saiu com um único aliado, Rede, ter gente pedindo votos nas ruas e ramais poderá lhe fazer falta.


Julgamento
Por outro lado, a delegada Carla Ivani, terá dois obstáculos na sua campanha. O primeiro se tornar conhecida da grande massa de eleitores. O segundo é o julgamento natural do Governo do PT do qual é a candidata no município.


Jogo duro
A candidata do PT, em Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), parecia que entraria na campanha com a vitória praticamente assegurada. Mas não vai ser assim. O adversário Manuel Prette (PSDB) é um empresário bem sucedido e poderá endurecer o jogo.


Livre
Manuel Prette não será identificado com a trágica gestão do prefeito Everaldo Gomes (PMDB). Pertence a outro partido e a sua vida pessoal como empresário é bem sucedida. Seria mais fácil para a Fernanda um candidato do atual prefeito.


Bem na fita
Mas pelas notícias que tenho da fronteira, Fernanda está conseguindo fazer uma grande mobilização dos movimentos sociais. Terá o apoio do atual Governo do PT e também da deputada estadual Leila Galvão (PT) que teve gestões bem avaliadas no município.


O futuro a Deus pertence
Uma candidatura surpreendente é do Tião Flores (PSB), em Epitaciolândia, que conseguiu aliados da FPA e da oposição. Mas esse debate de quem irá apoiar para o Governo em 2018, caso vença, é muito precipitado. Até lá muitas pedras se moverão no tabuleiro da política.


Inflação
O pequeno município de Senador Guiomard terá uma chuva de candidaturas desproporcional aos seus eleitores. André Maia (PSD), Branca Menezes (PSDB), Ney do Miltão (PRB) e Jorge Catalan (PP) formam o quadro de uma disputa que deverá ser intensa.


Fuga da FPA
Segundo uma fonte, Aurélio da Farmácia (PSB), seria o candidato da FPA, no Quinari. Mas levou uma rasteira e ficou fora do jogo. Agora, deverá declarar apoio ao candidato do PSD, André Maia. Levará o seu grupo junto.


Sem ninguém
O candidato da FPA no Quinari, teoricamente, é o Ney do Miltão. Mas o PRB vai apoiar diversos candidatos de oposição no Estado. Digamos que o PRB não é um partido 100% FPA como a atitude do seu líder maior, deputado federal Alan Rick (PRB), vem mostrando.


Cacique no Congresso
Moisés Diniz (PC do B) assume nesta semana a vaga de deputado federal em Brasília. Tem tudo para ter uma ótima atuação. O Cacique sempre foi um bom parlamentar nos tempos de ALEAC. Só resta saber por quanto tempo o titular, Sibá Machado (PT), deixará Moisés ter o gostinho de ser federal.

Anúncios


O tamanho do abacaxi
Tudo vai depender do tamanho do abacaxi para descascar que Sibá irá encontrar na SEDENS, a Secretária de Desenvolvimento do Acre. Se tiver condições de realizações Sibá deixará Moisés por um ano e meio na Câmara, como é o acordo. Mas se as coisas ficarem difíceis por aqui pode retomar a vaga na hora que quiser.


Tempo de Imagem
O ac24horas está inovando com várias matérias feitas em vídeo. Do Bar do Vaz, ao Gameleira Connection, passando pelas entrevistas do Luciano Tavares. Tenho orgulho de ter colaborado nesse processo com os pinga-fogos em vídeo que a coluna produziu no ano passado.


Devoção
Desde que cheguei ao Acre sempre fiz a cobertura jornalística do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, considerado uma das maiores festas religiosas da Amazônia. Este ano não foi possível. Mas fica o registro e a lembrança aos candidatos à prefeitura do município da importância cultural deste evento. Muito mais que apenas uma manifestação católica, o Novenário é um momento de reunião e união dos moradores do Juruá. Uma tradição de um século que merece todo o investimento do poder público para continuar crescendo. O turismo pode ser uma fonte segura de geração de empregos e oportunidades. E a fé ultrapassa as barreiras religiosas. Aliás, a vocação do Acre para o turismo religioso é imensa e poderia ser melhor explorado. Para encerrar, sempre é bom dar um viva à Mãe Divina, que Nossa Senhora da Glória continue nos iluminando


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido