Menu

Os candidatos ricos das eleições 2016 do interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tem gente que diz que o cargo de prefeito é o pior entre todos os eletivos. Afinal, como dizia o ex-presidente Lula (PT), são nos municípios que as pessoas moram. O gestor de uma prefeitura tem que resolver problemas prementes sem ter os mesmos recursos de um governador ou de um presidente da República. Ainda assim muita gente quer ser prefeito. Alguns candidatos já têm a vida feita profissionalmente e financeiramente. E vão entrar na disputa para realizar sonhos pessoais. Nessa categoria teremos dois candidatos, Sebastião Correia (PMDB), em Rodrigues Alves e, Manuel Prette (PSDB) em Brasiléia. Os dois são empresários bem sucedidos que não precisam da política para conquistarem mais nada. Eles coincidentemente estão com idades em torno de 70 anos. Então cabe a pergunta: por que Sebastião e Prette querem administrar os seus municípios? Eu entendo que por razões emocionais e de realização pessoal mesmo. Certamente esses dois candidatos, se ganharem, acabarão mais gastando recursos pessoais do que recebendo. Não precisarão entrar em falcatruas para se completarem financeiramente. Se Sebastião e Prette têm chances de vencerem as eleições é uma questão com os eleitores de Rodrigues Alves e Brasiléia. Se irão realizar gestões públicas tão bem sucedidas quanto conseguiram nas suas empresas é outra questão que só o tempo dirá se forem eleitos prefeitos.


Pra onde vai a esquerda
Nas eleições da Capital dois partidos, teoricamente, são notadamente de esquerda, PSOL e Rede. O PSOL está dividido entre as candidaturas de Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB). Já a Rede, acertadamente, lançou Carlos Gomes (Rede), que já se mostrou opositor ao PT.

Publicidade

Nada demais
Esse clima de “guerra” na política do Acre é altamente prejudicial à população. Não seria nada demais se Henrique Afonso (PSDB) tivesse se juntado com Carla Brito (PSB) nas eleições em Cruzeiro do Sul. Nem o fato de Tião Flores (PSB) ter um vice do PP em Epitaciolândia. Essas patrulhas ideológicas de plantão mais prejudicam que ajudam.


Exemplo
Em Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB) e Ériton Maia (PC do B) fizeram uma gestão de oito anos bem sucedida. Apesar de um ser da oposição e outro da FPA. Esquecem que as questões “paroquiais” são especificas e não passam pela ideologia.


Mais um
No Bujari, o PRB, do ultra evangélico deputado federal Alan Rick (PRB), irá apoiar o candidato comunista, Romualdo de Souza (PC do B). Apesar de ser uma aberração ideológica, não vejo nada demais nesse samba de crioulo doido que virou a política acreana.


Vacas voadoras
Como diz meu amigo jornalista Ray Melo no Acre estamos vendo vacas voarem na política. A maioria dos comunistas notáveis como Edvaldo Magalhães, Perpétua Almeida e Moisés Diniz tiveram suas origens em conventos e seminários religiosos acreanos.


Marx chocado
A máxima do filósofo Karl Marx, idealizador do comunismo: “a religião é o ópio do povo”. No Acre, temos comunistas católicos, evangélicos e espíritas. Coisa mesmo para Karl Max se revirar no túmulo. Mas como o filósofo alemão era ateu e não acreditava em vida após a morte está tudo certo.


Disputa intensa
Os candidatos de Assis Brasil, Zum (PSDB) e Jesus Pilique (PC do B), vão travar uma boa batalha pela prefeitura do município. O interessante é que seus apoiadores tucanos e comunistas garantem, cada um deles, que o seu candidato está na frente das pesquisas. Só vendo…


A hora do futuro
O PMDB fez bem em nomear o jovem advogado Eduardo Ribeiro como superintendente do INCRA do Acre. Ele já conseguiu quebrar resistências dentro do órgão federal com seu dom à diplomacia e à boa educação. O rapaz é do diálogo.


A hora do futuro 2
Eduardo Ribeiro, se fizer uma boa gestão no INCRA, poderá projetar seu nome para futuras eleições. Com 31 anos, e muita experiência tem um amplo caminho pela frente. Contanto que o próprio pessoal do seu partido não o atrapalhe.


A hora do futuro 3
Nesse mesmo perfil no PT tem o deputado estadual Daniel Zen (PT). Um político transparente que está segurando bem a difícil e espinhosa missão de ser líder de um governo que passa por muitos problemas de popularidade e aceitação. Zen faz jus ao seu apelido tratando todos com educação e diplomacia.


Fim do mundo
Rio Acre seco, fumaça de queimadas no ar, calor insuportável e muita gente com problemas respiratórios em Rio Branco. Ainda assim o atual Governo do PT autorizou recentemente a exploração madeireira em 100 mil hectares de terras, às margens do rio Purus, em Manoel Urbano. As consequências serão mais problemas no regime de chuva no Estado. Vão falar em manejo florestal, mas quem já viu um sabe que é balela. Na realidade é destruição da floresta mesmo, na minha opinião.  Mas tudo bem, deve estar sendo um negócio da China para os empresários portugueses que levam a madeira do Acre em troca de salários ilusórios, com a filosofia de geração de emprego e renda.

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido