Menu

De olho no governo, Gladson faz aliança com partido da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

ilustra_01


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

Parafraseando o deputado tucano Major Rocha: “não existe meia oposição”. Político tem que ter lado. Não adiante tentar navegar na oposição e na situação como faz o senador Gladson Cameli (PP). Em Epitaciolândia, ele deixou de apoiar a candidatura de Rosimari Ferreira, do PSD do senador Sérgio Petecão, que representa a oposição, para apoiar o ungido do governador Sebastião Viana (PT), Tião Flores (PSB), que representa a Frente Popular do Acre, coligação comandada pelo PT. Será que Cameli acredita realmente que receberá o apoio de Flores em 2018? Será que Flores deixará de apoiar o indicado de seu padrinho petista para defender uma possível candidatura de Gladson Cameli ao governo?


A costura da aliança demonstra que Cameli pode ter saído da FPA, mas a FPA pode nunca ter saído de Cameli. Outro exemplo foi a defesa de Taumaturgo Lima, do PT, num cargo federal do governo Temer, mesmo depois dos longos anos da aposição afastada da divisão do bolo das funções remuneradas pela União. Em comentário encaminhado via WhatsApp para o blogueiro, o Riquinho tira onda de Rolando Lero, personagem da Escolinha do Professor Raimundo, para justificar seu apoio à Frente Popular. “Desde que fui eleito senador da República em 2014, tenho me empenhado fortemente em selar alianças e relações progressista com os partidos aliados, respeitando e dialogando com todos”.


Gladson Cameli tenta repassar a culpa de seus atos a líderes de outros partidos de oposição. “Chegamos em 2016 contando com o bom senso e a coerência de muitos, mas lamentavelmente corremos risco de prejuízos devido a ausência de posicionamento de algumas lideranças. Falo isso porque sei da capacidade dos partidos de oposição de vencer as eleições na maioria dos municípios. De qualquer forma, continuarei empenhado em trabalhar pelo fortalecimento e a vitória dos nossos candidatos em todos os municípios acreanos”. Como assim? O PSB mudou de lado? Ou César Messias (PSB), que faz parte da família Cameli, estaria se preparando para abandonar a parceria com o PT nas eleições 2018?


A seca de Alckmin e a seca de Sebastião

ilustra_02


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) foi bombardeado pelos petista por racionar água na maior seca que atingiu seu Estado. O tucano foi acusado até por não conhecer São Pedro para negociar algumas chuvinhas. Os petistas alegaram que os governos tucanos foram omissos, irresponsáveis, não se planejaram para ampliar os reservatórios de água e não cuidaram do meio ambiente nos mais de 20 anos à frente do governo. O que podemos falar do possível colapso no abastecimento água de Rio Branco? Ou ninguém pode falar da omissão dos governos petistas em pensar meios alternativos de abastecimento? As administrações petistas em seus quase 20 anos de “administração sustentável” deveriam ter pensado num plano B.


Omissão no mês de combate às hepatites virais

ilustra_03O deputado Heitor Júnior (PDT) acusa o governo e as prefeituras por omissão no mês de combate às hepatites virais. “Não se viu uma ação de governo nem de município no mês de combate às hepatites virais, a doença que mais mata neste Estado. Todas as ações foram desenvolvidas pela Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre. Inclusive, no município de porto Walter onde estive pessoalmente e realizamos dois mil testes rápidos. Uma nota triste para esta data que deveria movimentar autoridades e toda área de saúde para prevenção e tratamento das hepatites em nosso Acre”. Lembrando aos meus três leitores que o nosso governador é infectologista dos bons. Bem que nosso líder maior deveria ter elaborado uma programação que contemplasse os pacientes virais.


A familiocracia “pelo bem” do povo de Xapuri

ilustra_04A “familiocracia” na política do Acre vem se renovando e ficando cada vez mais forte. Sem medo de ser feliz, o deputado estadual Antônio Pedro (DEM) usou a tribuna da Aleac para anunciar e defender a candidatura de seu filho a prefeito de Xapuri, mais um município onde a oposição sai dividida. Para Antônio Pedro, a política da terra de Chico Mendes precisa de sangue novo e este sangue novo responde pelo nome de Ailson Mendonça (DEM), seu filho. Cutucando Bira, do PT, o deputado disse que “não podemos deixar que pessoas que não tiveram compromisso com a cidade retornem ao cargo de prefeito. O povo entendeu e vai colocar o Ailson Mendonça na prefeitura de Xapuri”.


O articulador político Jonas Lima

ilustra_05


“O Acre está em festa. Tanto da situação quanto a oposição apresentaram seus candidatos para que a sociedade possa escolher o melhor para cada município”, disse Jonas Lima (PT) na abertura de seu discurso para falar das convenções realizadas por seu partido no interior do Acre. Lima foi responsável por algumas negociações que juntaram adversários históricos no mesmo palanque em diversos municípios. O articulador petista conseguiu emplacar a candidatura do irmão Isaac Lima (PT) a prefeito de Mâncio Lima e conseguiu articular para o PROS de Deda indicar o vice nas chapas de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além de colocar o ex-prefeito Zé Maria (PT) como o candidato da FPA em Porto Acre. Nem Sebastião Viana conseguiu ofuscar o brilho de Jonas Lima no Juruá. Gasparzinho bateu um bolão na articulação!


A volta do oposicionista Nelson Sales

ilustra_06Depois de uma passagem relâmpago pela base de governo, o deputado Nelson Sales (PV) voltou do recesso firme e forte para integrar o bloco de oposição. Em seu primeiro discurso no segundo semestre, ele já mostrou seu cartão de visitas. Sales denunciou que o governo do Acre abandonou o Instituto Santa Juliana, em Sena Madureira, que corre o risco de fechar as portas, depois de passar 31 anos nas mãos do Estado. “O governo chupou a laranja e joga o bagaço fora. A desconfiança paira, será que foi porque o Padre Paulino Morreu?. Não é possível que o governo vire as costas para um instituição tão importante para Sena Madureira”, questiona o mais novos oposicionista aos cardeais petistas.

Publicidade

Um cabo escudeiro determinado na Aleac

ilustra_07Não mexam com o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT). O aviso vale para os deputados de oposição que tentarem desqualificar o trabalho de Viana à frente da prefeitura da capital. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) é o defensor e cabo eleitoral mais que forte e determinado que o candidato à reeleição pelo PT tem na Casa do Povo. “O trabalho que o Marcus faz em Rio Branco pode ter outro que consiga fazer, mas vai ser difícil. Só nos últimos três meses estão sendo asfaltadas 33 ruas na Baixada. Se for citar os trabalhos que estão sendo realizados, nós passaríamos o dia inteiro. Não defendendo partido A ou B. Defendo pessoas, já que em todo partido tem canalhas, mas Marcus Alexandre é um trabalhador que merece o voto do povo”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido