Menu

Criadores e criatura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Muita gente se pergunta por que o governador Sebastião Viana emplacou como vice na chapa do prefeito Marcus Viana a recém-egressa do ninho tucano Socorro Neri (PSB). Considerando que Marcus, caso seja reeleito, poderia se tornar o nome mais forte da Frente Popular para disputar o governo estadual em 2018, convinha lhe apararem as asas para se evitarem voos mais altos. É que no PT, os irmãos Viana temem qualquer um que lhes possa fazer sombra.


Endossar a professora Socorro Neri, portanto, foi uma forma de “amarrar” Marcus ao cargo, caso seja reeleito. E a indicação dela, ao que consta, foi feita à revelia, uma vez que o prefeito teve de engolir a imposição e assistir, impotente, ao arranjo feito por Sebastião para contemplar o PCdoB com um mandato de deputado na Câmara Federal – ao mesmo tempo em que removia de lá, para a Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, o histriônico Sibá Machado.

Publicidade

Quem acusa as oposições de fazer política nestes tempos de eleições municipais com os olhos em 2018 esquece que na FPA a receita é a mesma.


Resta também comprovado que o PT se amoldou à necessidade de lidar com a alternância política dos irmãos Viana no governo estadual com soluções paliativas entre os mandatos de Jorge e Sebastião, como se se tratasse de uma solução para o período de “entressafra” política.


Marcus Viana, ao que parece, não se enquadra no papel desempenhado por Binho Marques – isso por ter se mostrado muito mais hábil que este. Os quatro anos do atual prefeito de Rio Branco foram suficientes para ofuscar a experiência política de um governador de dois mandatos, que antes mesmo de chegar ao cargo máximo da política local já havia se destacado no Senado da República. E isso, claro, preocupa.


Tampouco se compara o desempenho do atual prefeito com aquele que o antecedeu no cargo. Raimundo Angelim saiu da prefeitura para exercer com discrição e sem brilho algum o mandato de deputado federal. De sua passagem pela Câmara ficará talvez apenas a lembrança de um parlamentar que tremia como vara verde no momento em que precisou, diante dos colegas e do país, dizer não à admissibilidade de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.


Engenheiro competente e político que aprendeu muito rapidamente as artes do novo ofício, Marcus Viana também é apontado como o único político do PT acriano que cumpre os compromissos firmados com os aliados e a estes dispensa um tratamento respeitoso.


Por todas essas qualidades, talvez, é que interessa ao atual governador e ao irmão senador que se mantenha onde está, sob pena de alçar voos mais altos e superá-los no intrincado jogo do poder.


Restará ao PT conformar-se com o fato de ir à disputa em 2018 com um nome menos competitivo, porém mais sujeito a se manter no raio de influência da família que manda e desmanda no PT e – por consequência –, na aliança que em torno dela se formou.


Fala-se que este nome seria o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nei Amorim, outra jovem promessa do Partido dos Trabalhadores.


Se a oposição inova com Eliane Sinhasique (PMDB), Raimundo Vaz (PR), Francineudo Costa (PSDB) e Carlos Gomes (Rede), urge que o PT siga essa mesma tendência – e por necessidade de sobreviver aos novos tempos.


Em breve, os irmãos Viana não poderão mais falar de Flaviano Melo, Marcio Bittar e Tião Bocalom como os únicos representantes da “velha política”. Estarão todos eles no mesmo barco do passado.

Publicidade

A mitologia grega nos proporciona, aqui, um final bem apropriado ao tema proposto neste artigo. Trata-se da figura do barqueiro Caronte, do Hades (o mundo inferior), que carrega as almas dos recém-mortos pelas águas dos rios Estinge e Aqueronte, divisores entre o mundo dos vivos e dos mortos. Segundo alguns autores, quem não tinha condições de pagar a viagem a Caronte precisava vagar pelas margens por cem anos.


Quanto a isso, Flaviano, Bittar, Sebastião e Jorge podem estar certos de que embarcarão na primeira classe.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido