Menu

Sesacre entrega o Centro de Saúde do Trabalhador do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

e85d05ae-d69d-4a71-aabc-d588dec2fba6


Apenas em 2016, mais de 245 acidentes de trabalho foram registrados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Com o quantitativo, a Secretaria de Saúde do Acre resolveu dar mais condições estruturais ao setor e entregou, nesta terça-feira, dia 2, as novas instalações do serviço especializado.

Publicidade

No local serão desenvolvidas estratégias para identificar e acompanhar as vítimas de acidentes de trabalho, tanto do setor público como da iniciativa privada. O Cerest é uma espécie de órgão fiscalizador que acompanha as vítimas desde o acidente, até a recuperação e volta do trabalhador à ativa.


Segundo Disneide Lopes, coordenadora do Centro, os serviços não são oferecidos diretamente. “Nós damos apoio às unidades de saúde. O Cerest trabalha com a vigilância, com atividades educativas e agora com as inspeções. A gente busca a necessária condição para o trabalhador. Vamos lançar agora alguns protocolos para as unidades sentinelas, e isso vai nos ajudar a identificar os casos”, explica.


O Cerest trabalha para que haja a garantia dos direitos dos trabalhadores. Para se ter ideia, o foco do Centro vai desde um vendedor de picolé, passando por um pedreiro até chegar no servidor público. Em 2013 foram notificados 304 casos. Já em 2014, o número de notificações caiu para 242 casos. Os números de 2015 ainda não foram divulgados.


74fffd11-57c6-44a1-a4f2-0568d3af960d


“Esse é um espeço ligado ao setor de Vigilância Sanitária. É uma iniciativa importante para a iniciativa privada e para o setor público. Nós, enquanto gestão, precisamos ter um compromisso forte com os trabalhadores. Isso mostra que mesmo com a crise financeira, com as dificuldades orçamentárias, estamos trabalhando também pelos nossos trabalhadores”, disse o secretário de Saúde, Gemil Júnior.


O Cerest está localizado em frente à Maternidade Bárbara Heliodora, no Centro de Rio Branco.


FISCALIZAÇÃO

As ações realizadas pelo Centro de Saúde do Trabalhador do Acre serão fiscalizadas de forma massificada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac). A informação é do presidente da entidade, o enfermeiro João Batista, que acompanhou a entrega do espaço. Além dele, outros quatro dirigentes sindicais estiveram na cerimônia.


“Nossa expectativa é que o espaço realmente funcione e dê assistência não apenas para o pessoal da Saúde, mas também aos produtores rurais, e que haja essa parceria com os sindicatos. Esperamos que os sindicatos também sejam inseridos nas ações do Cerest”, comenta o sindicalista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido