Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rocha descasca: “ninguém fala da aliança do Gladson com a FPA?”

Plenário do Senado

O presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha (foto) disse ontem à coluna achar estranho que aconteçam investidas contra as ações do seu partido, por ter buscado uma composição com o PSB, em Cruzeiro do Sul. “Houve sim a conversa, mas não foi fechado nada, acho interessante é que, os que criticam não falam nada do senador Gladson Cameli (PP) ser aliado do palanque dos Vianas em Epitaciolândia, onde o vice do candidato do César Messias a prefeito, o Tião Flores (PSB), é o vereador Raimundão do PP. O PMDB está na mesma chapa. E querem me cobrar?”, satiriza o tucano. Rocha nega qualquer possibilidade de queimar a candidatura do vereador Raimundo Vaz (PR) a prefeito de Rio Branco, para agradar as cúpulas do PP e PMDB. Ontem aconteceu a convenção que homologou a aliança PR-PSDB.


Neste ponto tem razão
O deputado federal Major Rocha (PSDB) em certas composições tem trocado a razão pela emoção. Mas, nesta questão de Epitaciolândia, em que critica o PP indicar o vice de Tião Flores (PSB), aliado incondicional dos irmãos Jorge e Tião Viana, está correto. A lógica não justifica.


Fissura que se alarga
A declaração do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) de que apoiará Iderlei Cordeiro (PMDB), caso haja uma aliança com a Carla Brito (FPA), candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, mostra um ninho tucano em convulsão. Não há mais espaço para o Márcio e o Rocha.


Seria um despropósito
No campo político uma aliança do PSDB com a FPA, que no fundo é o PT, em Cruzeiro do Sul, seria um despropósito político, principalmente, pelo deputado federal Major Rocha (PSDB) ser o vice-líder do presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara Federal, um adversário do PT.


Neste ponto passa a ser burrice
O PP indicar o vice do Tião Flores (PSB), que já declarou que se ganhar, em 2018, o seu palanque será do governador Tião Viana, do senador Jorge Viana e do deputado federal César Messias (PSB), não chega a ser um despropósito político, mas uma burrice política gigante.


O que se pode deduzir?
Nesta celeuma cabe uma boa e singela pergunta: que diabo de oposição é esta, que não consegue se entender nem em princípios mínimo de uma unidade? Depois perdem uma eleição atrás da outra e culpam o PT. A culpa das derrotas é desta oposição destrambelhada.


Sem uma bandeira
O prefeito Marcus Alexandre (PT) não terá uma bandeira que usou na última campanha: a que terá as portas abertas na presidência, porque a Dilma não estará no poder. Há ainda o fato de que, seu principal cabo-eleitoral, Tião Viana, faz um segundo mandato inferior ao primeiro em aceitação popular.


Candidatos do fundo do coração
O PT tem a chapa para vereador mais forte desta campanha. Mas tem os que são do fundo do coração da cúpula, e nos quais será jogada uma pesada estrutura. São: Rodrigo Forneck , Mamede Dankar, Jackson Ramos  e Ieve Terra Nova. A fonte da coluna é de altíssima origem.


Mapeamento e capitanias
Em todas as eleições o PT, pega os candidatos com maior potencial e divide as secretarias estaduais e municipais como capitanias hereditárias, e estabelece quem deverá ser apoiado. Foi assim o que aconteceu na última eleição estadual e acontecerá nesta eleição municipal.


Por debaixo dos panos
Nada escapa à coluna. O deputado federal Major Rocha (PSDB), apóia e pede votos dentro do da Polícia Militar para o candidato a vereador, sargento Silva Neto (PSDB). Anda com a sua candidatura debaixo do braço e colocou todos os seus assessores na sua campanha.


Não vou duvidar nem um pouco
O fato do Henrique Afonso (PSDSB) ter aberto conversa com o PSB, que, no Acre é um satélite do PT, e também ter buscado uma aliança com o Iderlei Cordeiro (PMDB), mostra claramente que lhe falta convicção de uma vitória. Não vou me admirar se mais na frente vier a desistir.


Aliança restrita
Foi fechada ontem na convenção municipal a aliança para a campanha de vereador do PSD-PR, que sairiam em chapas separadas. O PSDB colocou como condição que o PR indicasse na chapa só quatro candidatos, o que acabou sendo aceito. O PR não tinha nomes para eleger um vereador.


Nomes em potencial
Os nomes em potencial da coligação PSDB-PR, que fará no máximo dois vereadores (três já seria um milagre de Santo Expedito) são João Paulo (PSDB), Clésio Moreira (PSDB), Célio (PSDB), Gabriela Câmara (PTC), Evandro Cordeiro (PR) e Silva Neto (PSDB).


Esqueçam as votações gigantes
Para vereador de Rio Branco o buraco é bem mais embaixo, por ter muita concentração de candidatos. Não espere que apareça alguém com cinco mil votos, por exemplo, porque seria uma zebra do tamanho gigante. O bolo dos eleitos deve girar de 2 a pouco mais de 3 mil votos.


Não tenho muita esperança
Não estou entre os que estão com a esperança que a fiscalização da justiça eleitoral será mais rígida do que foi nas últimas eleições, até por lhe faltar as condições estruturais. Mas, para não dizer que não falei de flores: se você souber de esquema de compra de votos denuncie.


São cem
O santo que mais vai operar milagres nesta eleição municipal será o santo “São Cem”, aquelas notas de cem reais, que circulam nos bairros, principalmente, na véspera e no dia da votação.


Primo Rufino
O prefeito Mano Rufino (PSB), que de tão desgastado na população já foi rebaixado para “primo”, conseguiu o que ele não esperava: ser o candidato único a prefeito pela FPA. E deveria agradecer por isso ter ocorrido ás manobras do deputado Nelson Sales (PV).


Balançar bandeira}
O deputado Ghelen Diniz (PP) sempre que conversava comigo na Aleac advertia que, eu ainda iria lhe ver candidato único da oposição a prefeito de Sena Madureira. O máximo que conseguiu foi ser balançador de bandeira na campanha do Mazinho Serafim (PMDB).


Posso até me enganar
Nas campanhas passadas, no período eleitoral, o DETRAN encheu as ruas de contratados temporários para ficar nos sinais numa suposta campanha de prevenção de acidentes. Na verdade era uma forma sutil de conseguir mais alguns votinhos para os candidatos da FPA.


Agora é com o eleitor
Com a convenção municipal realizada ontem, o vereador Raimundo Vaz (PR) se tornou, oficialmente, candidato a prefeito de Rio Branco da coligação PSDB- PR e partidos nanicos agregados. Tentará ser a terceira via na eleição da Capital, fato ainda inédito em campanhas.


Que chapinha fraca, né Pádua?
Deve ser uma das chapas mais fracas que o PMDB deve já lançou nas últimas eleições, esta para vereador da Captal. E não melhora quando se vai para as coligações. Da coligação que apoiará a candidata Eliane Sinhasique (PMDB), só tem cinco nomes citáveis, o resto é bucha.


Cair nas graças do povo decide
O candidato a prefeito ter uma boa chapa de candidatos a vereador é um componente positivo a qualquer candidatura majoritária. Mas não é decisivo. Se um candidato cair na simpatia popular pode-se ter os campeões de votos para vereador que não resolve.


Não é mais a franca favorita
A candidata a prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), continua sendo a favorita para ganhar a eleição. Mas não tem mais aquele favoritismo disparado. Com a entrada do empresário Mazinho Serafim (PMDB) para valer na campanha, o páreo pode se equilibrar.


Alguém palpita?
O PP e o PMDB estão na chapa de um dos candidatos da FPA em Epitaciolândia, Tião Flores (PSB). Teremos um palanque eclético. César Messias, Flaviano Melo, Gladson Cameli, José Bestene estarão no mesmo palanque. A única dúvida e: quem falará primeiro nos comícios?


Candidatura mantida
O DEM manteve a sua candidatura a prefeito de Sena Madureira. Será o jovem Carlos Vale (DEM). É salutar, porque além de projetar o seu nome projetará o partido. Ganhar a eleição é lá com o eleitor.


Recuso a citar despreparados
Recuso a citar nomes de candidatos sem qualificação para ser vereador da Capital. Tem que ter valor e um trabalho social. Entre os candidatos que possuem as qualidades está Elzinha Mendonça (PDT), engajada há muito tempo nas ações a favor dos portadores de hepatites.


Desatinados da política
Mais uma eleição. E com ela virão os desatinados. A política tem que ser entendida e exercida como um debate de idéias e não de agressões. O que deve ser levado em conta é o que representam em termos de contribuição para a sociedade o candidato a prefeito e a vereador. Partido é algo estático, cartorial. Pilantras existem no PT, PP, PSDB, PR, PMDB, em todas as siglas. Assim como existem os bem intencionados. Paremos então com esta idiotice ranheta de  petistas pensando que são puros, que representam a raça ariana dos política, e que a na oposição ninguém presta. E paremos também com a mesma idiotice que grassa na oposição que todo petista é pilantra. Na disputa da prefeitura de Rio Branco analisem o programa dos candidatos. Sem ofensas. É uma simples eleição e não uma disputa para saber quem fura mais olho do adversário. Para vereador analisem os currículos, com todo respeito, Cabide de novo, não!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.