Menu

O PMDB lançou o gari Francisco candidato a prefeito do Bujari

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

aa1eae00-6090-43fd-9776-8957d5b64847


A convenção partidária do PMDB, neste final de semana, confirmou a candidatura de Francisco Bessa (PMDB) a prefeito do Bujari. Ele terá como vice Valdivino de Souza, mais conhecido como Jacaré (DEM). O evento foi prestigiado pela cúpula do PMDB da Capital. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e os deputados estaduais Chagas Romão (PMDB) e Eliane Sinhasique (PMDB), também candidata à prefeitura de Rio Branco, deram o tom da convenção. Flaviano destacou a importância de um homem simples que conhece os problemas do município chegar à prefeitura. “O Bessa já foi vereador duas vezes e como gari acorda todos os dias cedo para cuidar das ruas do Bujari. Conhece como ninguém os problemas e aflições dos moradores do município,” afirmou. Também Sinhasique ressaltou as qualidades do candidato. “Ele tem sensibilidade e conhecimento para fazer as mudanças que o povo do Bujari espera. Será um gestor eficiente que poderá fazer a diferença pelo conhecimento que adquiriu trabalhando duramente de sol a sol nas ruas e ramais do município. O Bessa conhece cada morador dessa cidade e vai poder fazer aquilo que o população espera,” ressaltou.

Publicidade

Ineditismo
Se o gari do Bujari conseguir vencer as eleições certamente será pauta da imprensa nacional. Não existe nenhuma profissão mais emblemática na estrutura de um município do que um gari. Bessa pode virar um exemplo para outros pares, naquele clima de gari a prefeito.


Disputa na oposição
O PP terá como candidata a professora Zilmar e o vice Mauri do PSD, no Bujari. Como pode haver ainda candidaturas do PT e do PC do B ou PSB, a FPA e a oposição sairão divididas nos município. É aquela história, muitos caciques para poucos índios (eleitores) no Bujari.


Reviravolta
O PMDB perdeu a cabeça de chapa em Mâncio Lima. A Wilsilene Gadelha (PP) deverá ter todos os partidos de oposição ao seu lado. A candidata teve experiências de gestões nas mais recentes prefeituras comandada por Luiz Hellosman (PSB) e Vagner Sales (PMDB) em Cruzeiro do Sul.


Chapa pura
O interessante é que o PMDB ficou de indicar o vice de Wilsilene. Mas o escolhido pelos peemedebistas foi o Jaime que também é do PP. Assim apesar de em Mâncio Lima o PP ter uma chapa pura terá o apoio de todos os partidos de oposição.


A agonia do Henrique
Conversei com o presidente do PSDB de Cruzeiro do Sul, Edson de Paula. O candidato a prefeito Henrique Afonso (PSDB) tem, no momento, 12 candidatos a vereadores. Mas precisa ainda conseguir mais nove para fechar a chapa, incluindo mulheres. Terá uma missão complicada nos próximos dias.


União “imponderável”
De Paula confirmou ainda que o PSDB está conversando com a candidata da FPA, a delegada Carla Brito (PSB) para tentarem se juntar numa única chapa. O objetivo é derrotar o candidato do atual prefeito Vagner Sales (PMDB), Ilderlei Cordeiro (PMDB).


Determinação
Uma outra coisa que o presidente dos tucanos me garantiu é que o Henrique não aceita de forma alguma apoiar o candidato do PMDB. Estão tentando fazer articulações para garantir o Henrique no jogo com a Carla como vice.


Lembranças do passado
Quem já conseguiu unir PSDB e PT numa mesma chapa foi o ex-governador Jorge Viana (PT) que venceu as eleições de 1998 com Edson Cadaxo (PSDB) como vice. Na época o presidente da República era Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que apoiou a união dos extremos contrários.


Debandada
De Paula admitiu que entre os 12 candidatos a vereadores dos tucanos pelo menos seis estão querendo migrar para a chapa do PMDB. O jogo está se tornando muito complicado para Henrique manter a sua candidatura.


Explicando em casa
Como o deputado federal Major Rocha (PSDB), um dos oposicionistas mais radicais ao PT, irá explicar em casa a possível união com a FPA em Cruzeiro do Sul? A judicialização com os partidos da Antônia Lúcia (PR) e a saída do PR da chapa jogaram uma pá de cal na candidatura tucana.

Publicidade

Tudo é possível
Não existe o impossível na política. Em Mâncio Lima, o PMDB e o PC do B fizeram duas gestões seguidas na prefeitura. Quem sabe vão reeditar essa união dos contraditórios em Cruzeiro do Sul? No caso o PSDB com o PSB. Parece que os “caciques” dos dois lados estão aprovando.


Sem unidade
Conversei com alguns filiados do PSDB da Capital. Pelo que me contaram mais da metade do partido apoiará a candidatura de Eliane Sinhasique. Esses acordos feitos nos bastidores pelos dirigentes partidários nem sempre chegam na ponta.


Acordo cumprido
Apesar de todos os contratempos o Major Rocha está cumprindo o seu acordo com a Antônia Lúcia. Nesta segunda-feira, 1 de agosto, será a convenção que indicará Raimundo Vaz (PR) e o vice Francineudo Costa (PSDB) como candidatos à prefeitura de Rio Branco.


Fato natural
Nas eleições da Capital se houver uma polarização entre Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique a tendência serão as outras candidaturas desidratarem. Mas ainda é cedo para fazer um prognóstico preciso. Tem que se levar em conta ainda o candidato da Rede, Carlos Gomes. Ele pode tirar votos do PT. No caso, os desempenhos de Vaz e Gomes serão essenciais para se saber, inclusive, se a eleição na Capital irá realmente para o segundo turno. As cartas foram lançadas na mesa com as quatro candidaturas. Como a campanha será muito rápida não sei se haverá tempo para surpresas. Mas como na política tudo é possível o melhor é aguardar o transcorrer dos acontecimentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido