Conecte-se agora

“A decisão agora é irrevogável”, anuncia Henrique Afonso após não aceitar se juntar a Ilderlei

Publicado

em

????????????????????????????????????

O grupo político do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, do PMDB, nome do prefeito Vagner Sales na disputa, acreditou até os acréscimos do segundo tempo que Henrique Afonso, do PSDB, abriria mão de sua candidatura para se unir ao peemedebista, mas a reposta foi indigesta. Enquanto os peemedebistas cruzeirenses comemoravam antecipadamente a possível união, o tucano anunciou de última hora que vai continuar candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Gladson Cameli, do PP, e Vagner Sales, não conseguiram convencer o candidato do PSDB.

LEIA MAIS
Em Cruzeiro, Henrique Afonso pode desistir da candidatura para apoiar Ilderlei Cordeiro

O “não” de Henrique foi definido no intervalo entre as 13h e 15h desta segunda-feira, numa reunião com correligionários.

“Nós vamos continuar com nosso projeto, o PSDB e a Rede, com a chapa pura. A decisão agora é irrevogável. Vai ser três candidaturas a prefeito em Cruzeiro. Não concordamos como as pessoas têm tratado politicamente as coisas. Tentamos abrir um diálogo, mas não deu por causa da composição da chapa. Vamos pra ganhar”, disse Henrique Afonso por telefone na tarde desta segunda-feira.

Com a “decisão irrevogável”, como afirmou o tucano, Cruzeiro do Sul permanece com três candidaturas no campo majoritário: Carla Brito, do PSB, nome da FPA; Ilderlei Cordeiro (PMDB), candidato do atual prefeito; e Henrique Afonso (PSDB).

Tentativa frustrada de união das oposições em Cruzeiro expõe ranço político

A tentativa frustrada de unidade em Cruzeiro do Sul em torno do peemedebista Ilderlei Cordeiro acabou gerando e expondo mais ranço dentro da oposição. É o que se percebe nas entrelinhas das declarações das principais lideranças oposicionistas.

Sem citar nomes, o senador Gladson Cameli diz, por meio de uma nota via WhatsApp, que chegou ao período eleitoral de 2016 “contando com o bom senso e a coerência de muitos, mas lamentavelmente corremos risco de prejuízos devido a ausência de posicionamento de algumas lideranças. Falo isso porque sei da capacidade dos partidos de oposição de vencer as eleições na maioria dos municípios. De qualquer forma, continuarei empenhado em trabalhar pelo fortalecimento e a vitória dos nossos candidatos em todos os municípios acreanos”, acrescenta o progressista.

Ao mesmo tempo, o presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha, avisa em sua página no Facebook “que as tentativas de inviabilizar a candidatura de Henrique Afonso a Prefeito de Cruzeiro do Sul foram infrutíferas”.

Ainda na postagem, através de um breve texto e um vídeo, o parlamentar tucano acrescenta que “as críticas a possíveis alianças no Juruá não têm razão de ser, qualquer aliança que fizéssemos, passaria, necessariamente, pela manutenção do PSDB como cabeça de chapa, este é um posicionamento do qual não abrimos mão. Se algum partido ligado à FPA quiser nos apoiar, apoiará nossa proposta e política. Bem diferente de Mâncio Lima, em que o Prefeito do PMDB, tendo o PCdoB como vice, apoiou o Tião Viana para governador”, completa tucano, que ainda acrescenta: “Esse é o caso em Epitaciolândia, em que a cabeça de chapa é da Frente Popular e conta com o apoio explícito do PP e do PMDB. Como será a convivência, no mesmo palanque, desses partidos com o Tião Viana?”, indaga.

Rocha continua dizendo que “o PSDB tem lado e aqueles que não conseguem conviver com nossas posições, aqueles que não são realmente tucanos, devem estranhar nossa firmeza, mas essa firmeza nos guia e nos levou a ser referência de oposição propositiva no Brasil e no Acre”.

Anúncios

Acre

Rosana inicia processo de transição na prefeitura de Senador Guiomard

Publicado

em

A prefeita eleita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, iniciou nesta semana o processo protocolar para a transição de cargos e assumir de fato a prefeitura da cidade no dia 1º de janeiro. Esta foi a primeira vez que a candidata eleita esteve na prefeitura após o período de eleição no município.

No encontro com o atual prefeito, André Maia, Rosana fez questão de deixar claro sua intenção em controlar os gastos públicos. “Pensando sempre no melhor para a população Guiomaense”, afirma.

Gomes garante não abrir mão de honrar todos os compromissos assumidos durante a campanha. “É uma questão de honra”, disse. Ainda sobre esse assunto, Rosana Gomes deixou claro que, primeiramente, irá pensar políticas públicas aos mais pobres.

A candidata eleita também destacou um desejo: esquecer todas as críticas recebidas durante a campanha e pensar no futuro. “Fique despreocupado” disse ela a André Maia.

Continuar lendo

Acre

TJAC é premiado com Selo Ouro por desempenho aos serviços prestados

Publicado

em

Prêmio CNJ de Qualidade reconhece os tribunais que se destacaram no último ano. Presidente do TJAC agradeceu a todos os servidores pela conquista

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) conquistou um feito inédito, pois em meio a pandemia aumentou a qualidade do serviço e conquistou Selo Ouro no prêmio ‘CNJ de Qualidade 2020’, do Conselho Nacional de Justiça. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, 27, durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorre de forma virtual, com a presença da administração judiciária.

O Prêmio CNJ de Qualidade reconhece os tribunais que se destacaram no último ano, pela gestão estratégica, governança, produtividade, transparência, gestão de dados e tecnologia, resultando na melhoria da qualidade da prestação jurisdicional.

“Esse prêmio é fruto do desempenho de todos aqueles que fazem o Poder Judiciário, destacando-se, neste particular, os componentes da administração, os desembargadores Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Roberto Barros”, disse o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma.

O presidente também citou a colaboração sempre eficiente dos demais membros da corte, as desembargadoras Eva Evangelista, Denise Bonfim, Waldirene Cordeiro, Regina Ferrari, e os desembargadores Samuel Evangelista, Pedro Ranzi, Élcio Mendes e Luiz Camolez, além do desempenho dos juízes-auxiliares Andrea Brito, Leandro Gross e Lois Arruda que, para ele, foi fundamental para o alcance desse prêmio.

“Agradeço imensamente aos nossos servidores, sem os quais não  teríamos chegado ao Prêmio Ouro. São a alma da instituição. Parabéns  a todos nós e que no próximo ano estejamos num patamar bem melhor”, finalizou.

O Prêmio CNJ de Qualidade para o ano de 2020, de acordo com a Portaria CNJ nº 88 de 8 de junho de 2020, apresentou avanços em relação ao ano anterior, tendo sido implementadas mudanças nos critérios de pontuação e avaliação a pedido dos tribunais. Também foi considerada a situação emergencial do país e, consequentemente, do Poder Judiciário, com o enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Todos os 91 tribunais brasileiros participaram do Prêmio CNJ de Qualidade, incluindo os tribunais superiores. A premiação foi criada em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013.

O encontro também teve na pauta as metas nacionais e específicas que deverão pautar a atuação da Justiça em 2021.

Continuar lendo

Acre

Governo abre inscrições para o Colégio Militar Tiradentes

Publicado

em

Foto: Secom-AC

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), tornou público nesta sexta-feira, 27, a abertura de processo seletivo para ingresso de alunos para vagas no ensino fundamental II do Colégio Militar Estadual Tiradentes.

Estão sendo oferecidas 106 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental II – turno vespertino. Destas 106 vagas do ensino fundamental, 50% das vagas serão destinadas para candidatos selecionados entre os dependentes de militares estaduais do Acre e as demais, inclusive, as eventualmente remanescentes do percentual acima, serão ocupadas pelos demais candidatos da comunidade civil em geral.

As inscrições começam a ser efetuadas no próximo dia 30 de novembro e encerram dia 04 de dezembro, pelo site https://colegiomilitarpmac.wixsite.com/tiradentes, podendo também serem realizadas, das 7h às 11h e das 14h às 17h, no Colégio Militar Estadual Tiradentes, localizado no bairro Calafate.

O formulário de inscrição terá campos de preenchimentos, onde o responsável fará constar os seguintes dados do candidato: nome completo do candidato, nome da genitora, sexo, data de nascimento, número do RG, endereço completo, CEP, telefone e nome do responsável pela inscrição do candidato.

No formulário de inscrição existirá o campo a ser preenchido por aquele candidato que for dependente de militar estadual. A comprovação da dependência se fará no ato da matrícula do candidato devidamente selecionado pelo processo.

O processo seletivo acontecerá quando a quantidade de inscritos for maior que a quantidade de vagas a serem preenchidas, tanto para os dependentes de militares como para a comunidade, respectivamente, obedecendo as seguintes fases: I – Inscrição; II – Sorteio e III – Avaliação escrita.

Para mais informações, clique aqui. 

Continuar lendo

Acre

Desocupação cresce no Acre e alcança mais de 17% da população

Publicado

em

Foto: Secom-AC

A taxa de desocupação cresceu em 10 unidades da federação. Uma delas é o Acre.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo IBGE, o estado teve o quarto maior crescimento da taxa de pessoas desocupadas em comparação ao segundo trimestre do ano. O Acre saltou de 14,2% para 17,1% nos meses de julho, agosto e setembro.

As maiores taxas de crescimento foram nos estados da Paraíba, Pernambuco e Amapá.

Outro dado apresentado pela pesquisa é o de pessoas que trabalham por conta própria. Neste quesito, a liderança é do Amapá, com um percentual de 35,8%. O Acre ficou na 11ª posição entre todos os estados, com 29,2%, bem acima da média nacional que é de 26,4%.

Entre as pessoas que trabalham com carteira assinada, o Acre possui um dos piores índices nacionais, ficando à frente de apenas 8 estados e tendo o segundo pior número na Região Norte. No terceiro trimestre de 2020, apenas 63,3% de quem está ocupado, tem a carteira de trabalho assinada. A média nacional é de 76,5% e o melhor índice é em Santa Catarina com 90,5%.

Um outro índice preocupante é a taxa de informalidade no Acre. De acordo com o IBGE, o número chega a 46% da população economicamente ativa nos meses de julho, agosto e setembro. A média nacional é de 38,4%. A informalidade representa a garantia de menos direitos trabalhistas e pode comprometer a aposentadoria se o trabalhar informal não apostar em um plano de previdência ou não continuar a contribuir com o INSS.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas