Menu

“Caixão, vela preta, sem missa de sétimo dia para a oposição”, diz Petecão sobre falta de unidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A frase acima me foi dita ontem pelo senador Sérgio Petecão (PSD) para definir qual será o destino da oposição na eleição para a prefeitura da Capital. Na sua avaliação, a oposição precisa de um fato novo para atrair o eleitorado e despertar o sentimento de que poderá ganhar a PMRB. “O fato novo seria o Márcio Bittar (PSDB) de vice da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Vou ter uma última conversa com o deputado federal Major Rocha, num almoço nesta quarta sobre o Márcio na vice. Só que depende também do Flaviano Melo ser receptivo, tirando candidatos a prefeito pelo PMDB, onde os nomes do PSDB são mais fortes. É tudo questão de juízo”. Petecão diz que, se não der certo esta operação vai tratar do seu partido e seus candidatos a vereadores. E faz uma previsão negra para os candidatos da oposição: “se na Capital permanecer o quadro das candidaturas é o fim. O candidato Raimundo Vaz (PR) mal nas pesquisas sumirá na campanha, teremos um Marcus Alexandre (PT) muito forte, bem avaliado pelo povo nas pesquisas, e a Eliane Sinhasique com uma beirinha da simpatia do eleitor. Se a oposição não se unir para aumentar esta beirinha, pode escrever que, será caixão e vela preta para os candidatos à PMRB da oposição e sem missa de sétimo dia”.


Depois que eu ver
Pode acontecer a chapa Sinhasique-Bittar, mas não creio. O ego nos partidos de oposição não deixa. O PMDB acha que ganhou a eleição com a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), não procurou aliados, deu uma de Rainha da Coca-Cola, e o senador Sérgio Petecão (PSD) foi realista ao dizer que, a oposição caminha parar “caixão e vela preta” na eleição para a PMRB.

Publicidade

Não foca num projeto
O problema da oposição é que seus dirigentes não focam num projeto político. Cada um acha que pode derrotar o Marcus Alexandre na carreira solo. É um equívoco grande. No máximo levam a eleição para o segundo turno, onde é forte quem está no poder. É ser muito tapado.


Esta é a questão
Que o PT está até o pescoço nos escândalos de corrupção da “Lava-Jato” é uma verdade. O problema é que isso não dá nem para ser explorado pelos principais adversários, no caso o PMDB, com todas as suas lideranças numa simbiose com o PT na lama na “Lava-Jato”.


Sem primeira pedra
E no Acre, na questão de prefeitos nem o PT e nem o PMDB pode atirar no outro a primeira pedra. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) foi afastado acusado por corrupção, o Neuzari (PT) saiu algemado da prefeitura de Porto Valter e o prefeito Jonas da Farmácia (PT) já foi afastado.


Debate da competência
O debate não tem que ser de quem roubou mais e quem roubou menos, mas sim em cima da competência de cada candidato a prefeito de Rio Branco, seus projetos para a cidade, a correção dos problemas, as questões penais têm que ser discutidas na justiça.


Um disparate, mas nem tanto
O Tião Bocalon tem apenas o DEM e meia dúzia de candidatos a vereador. A informação que chega é que se manterá a candidato a prefeito.  É uma loucura? É. Mas, o restante da oposição não só tem feito loucuras? Tem. Então, uma loucura a mais e outra a menos não faz diferença.


Conversa final
Tião Bocalon (DEM) me disse ontem que espera uma conversa final com Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (PRB) para definir se continua ou abandona a candidatura. O prazo final para a definição será esta semana. Até porque dia 20 começam as convenções municipais.


Cidade perigosa
A “Cidade do Povo” se tornou num dos bairros mais violentos de Rio Branco. É o que tenho escutado de amigos que moram no conjunto. Não é difícil ver os marginais desfilarem armados.


Estrutura pesada
A candidatura de Rodrigo Forneck (PT) a vereador terá a maior estrutura da campanha.


Convenção conjunta da fpa
A Frente Popular fará uma convenção conjunta para lançar a candidatura à reeleição do prefeito Marcus Alexandre (PT). Será dia 22, às 18 horas, no Ginásio Coberto “Álvaro Dantas”. Marcus conseguiu costurar descontentamentos dos nanicos e os unificou no mesmo discurso.


Adesão ao PMDB
O PSD reúne a sua militância e candidatos a vereadores hoje para traçar o rumo da campanha, e na quinta-feira anunciará a sua entrada na coligação do PMDB, para apoiar a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) para prefeita de Rio Branco. Deverá brigar pela indicação da vice.

Publicidade

Mesmo caminho
Outro que anunciará esta semana que fará aliança com o PMDB, abrindo mão da candidatura a prefeito de Tião Bocalon é o DEM. Todas tentativas de Bocalon sair candidato numa aliança política fracassaram. Bocalon descarta qualquer briga para ser vice de Sinhasique (PMDB).


Chapa competitiva
Dos partidos que integram a Frente Popular, o PT e o PDT despontam com duas das chapas mais fortes para a Câmara Municipal de Rio Branco. Os demais têm chapas fracas ou medianas.


Não funcionou
O ex-deputado Eduardo Farias (PCdoB) é tido como “candidato prioritário” da cúpula comunista para vereador. É bom o “Dudu” tratar de correr atrás dos votos, na eleição para deputado também era tido como “prioritário” e perdeu a eleição. Ninguém é dono de votos.


Adeus favoritismo
Caso ocorra a junção das candidaturas de Marilete Vitorino (PSD) e Chico Batista (PP), adeus o favoritismo do prefeito Rodrigo Damasceno (PT) na disputa pela prefeitura de Tarauacá. E o caldo ficará mais grosso para o petista, se Mirabor Leite (PMDB) entrar na aliança da oposição.


Só fato novo de campanha
Em Porto Acre, se não ocorrer um fato novo durante a campanha, com a divisão da FPA entre as candidaturas de Bené Damasceno (PROS) e Zé Maria (PT), abre-se um largo caminho para Daniel Nogueira (PP) faturar a eleição de prefeito. Consolidou o nome desde a última eleição.


Não consigo entender
Depois de tanto mal que a presidente Dilma causou ao povo brasileiro, à imagem internacional do Brasil e à sua economia, não consigo crer como alguém consegue defender a sua volta.


D-8 ladeira acima
Será como puxar um trator de esteira D-8 desligado numa ladeira de tabatinga molhada no rumo de cima. Mas o PT deverá ir mesmo, em Acrelândia, com a candidatura de Jonas da Farmácia (PT), porque o estatuto do PT fixa que, as candidaturas dos prefeitos são natas.


Franco favorito
Um dos candidatos entre os francos favoritos para ganhar a eleição está em Mâncio Lima: Isac Lima (PT). Não é um candidato que passe simpatia, mas está ancorada nas três maiores forças do município: deputado Jonas Lima (PT) e os ex-prefeitos Deda (PROS) e Luiz Helosman (PP).


 Chapas montadas
Em Senador Guiomard as chapas para a prefeitura estão montadas: Jorge Catalan (PP) – Tião Alves (PR), Ney do Miltão (PRB)-Silvelene Maia (PT), Branca Menezes (PSDB) –Judson Costa (PPS). Quem ainda não conseguiu descolar um vice foi o candidato André Maia (PSD).


Barrou o sibá machado
Quem pensou que o deputado federal Sibá Machado (PT) seria imbatível em suas máximas filosóficas e políticas, se equivocou. A pensadora petista Marilena Chaui acusou o Juiz Sérgio Moro de ter sido treinado pelo FBI para montar um plano e tomar o Pré-Sal do Brasil. Kkkkk


Cada um faz o que quer
O deputado Josa da Farmácia (PTN), depois da rasteira que levou do PT do Juruá e do deputado federal César Messias (PSB), virou um mero cabo-eleitoral da candidata para prefeita de Cruzeiro do Sul, Carla Brito (PSB). Quem deve estar rindo são os seus algozes. Que humilhação!


Deve se preservar
A ex-candidata a prefeita de Sena Madureira, Charlene Lima (PV), só deve declarar quem apoiará para a prefeitura quando o quadro político do município estiver todo definido.


Nome favorito
Tanízio de Sá (PMDB) é apontado por quem conhece o colégio eleitoral de Manuel Urbano como um forte nome para suceder o prefeito Ale Anute. Tanízio sempre foi bem votado naquele município.


Olho em 2018
Quem não é convidado se convida. O senador Jorge Viana (PT) tem visitado os municípios do interior para conversar com os candidatos a vereador e a prefeito pela FPA. Jorge é o melhor nome para o Senado da FPA, mas nestes tempos bicudos, não se pode dormir nos louros.


Vai acabar com o restinho
“Os termos do acordo de delação de Marcelo Odebrecht estão praticamente definidos. Pela proposta que está na mesa, a empreiteira aceita pagar uma multa de 6 bilhões de reais e oferece a colaboração de mais de cinqüenta executivos”. Deu na VEJA. A delação de Marcelo será como previu o senador José Sarney (PMDB), terá o poder de fogo de uma “Metralhadora Ponto 50”, devastador. Se o seu teor vazar antes das eleições poderá acabar com o restinho do PT e do PMDB, soterrando o que resta dos grandes caciques da política nacional. E poderá até ter influência na eleição municipal, de acordo com o que vier a ser revelado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido