Menu

Pesquisar
Close this search box.

Icms da querosene baixa, mas GOL continua com preços nas alturas

Raras pessoas sabem no governo – é um assunto considerado restrito, com recomendação de “Top- Secret” pelo Gabinete Civil para não vazar. A empresa GOL estava com data marcada para suspender os seus vôos para Cruzeiro do Sul, o que causaria um transtorno, porque restaria para quem se deslocasse ao município pegar uma BR-364, que em um bom trecho se transformou num ramal quase intrafegável ou um avião de pequeno porte. Mesmo em meio a uma crise econômica braba o governador Tião Viana baixou para a empresa GOL o ICMs do querosene dos  27% normais para apenas 7%. O que mais se estranha não é a decisão coerente do governo, mas com todo incentivo a GOL não ter reduzido o preço das passagens para Cruzeiro do Sul. A GOL ganhou o bônus governamental, mas continuou arrochando os seus clientes. Usou farto subsídio dado pelo governo para engordar ainda mais os seus lucros.


Nenhum protesto
Neste período legislativo que findou não se ouviu um pio, uma reclamação sobre este assunto.


O filho é teu, Flaviano Melo!
O deputado federal Major Rocha (PSDB) foi cirúrgico na resposta à proposta do PSDB indicar o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) como vice da deputada Eliane Sinhasique (PMDB): o PMDB tem de fazer concessões em municípios do interior aos candidatos tucanos a prefeito.


Razão de sobra
O deputado federal Major Rocha (PSDB) tem razão. Em Plácido de Castro, por exemplo, Gedeon Barros (PSDB) é favorito, mas poderá ser atrapalhado por um candidato do PMDB sem chance. Por que não unir PMDB-PSDB em Sena Madureira, onde a Toinha Vieira é favorita? E assim em outros municípios, aonde os candidatos do PMDB não têm chance alguma.


Cruzeiro do Sul é difícil
Em Cruzeiro do Sul não há nem o que se discutir porque a prefeitura está nas mãos do PMDB e os candidatos Iderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB) se equivalem eleitoralmente. Não existe argumento nem para um lado e nem para o outro sair uma candidatura única.


Só onde houver distorções
As retiradas de candidaturas a prefeito deveriam acontecer apenas nos municípios, onde os candidatos do PMDB, não têm chance alguma e estão na disputa para atrapalhar. Não é o caso de Cruzeiro do Sul, onde Iderley Cordeiro (PMDB) lidera todas as pesquisas.


A unidade nas mãos do Flaviano Melo
A candidatura única a prefeito de Rio Branco está nas mãos do deputado federal Flaviano Melo (PMDB). É ele quem vai dizer se concessões serão feitas para a unidade da oposição ou se manterá candidatos sem chance de vitória só para fazer base eleitoral à sua reeleição em 2018. Os demais partidos têm razão em querer dividir com o PMDB a fatura eleitoral.


Minha opinião
Não acredito nem um pouco que este plano vá dar certo é mais um tiro de festim.


Ponto para o juiz
Um dos assaltantes à fábrica da Coca-Cola preso pela polícia e que tinha sido solto no dia seguinte nas liberais “audiências de custódia”, agora foi preso porque outro magistrado emitiu uma ordem de prisão preventiva. Não havia motivo algum para que continuasse impune.


Marcar posição
Ao lançar a chapa Carlos Gomes (REDE) para a prefeitura de Rio Branco e Gabriel Santos (REDE) como seu vice, o partido da Marina Silva (REDE) entra na eleição apenas para marcar posição. Sua chance de ganhar está fora da lógica, mas servirá para aprimorar o debate.


Merece ser reeleita
Nunca conversei com ela, acompanho como jornalista o seu trabalho corajoso, independente, na condução do SINTEAC, que depois de longos anos deixou de ser pelego. Por isso acho que, a presidente Rosana Nascimento tem todos os requisitos para buscar a sua reeleição. Analiso a figura da sindicalista, não me importa o que pense ou deixe de pensar politicamente.


Clube do bolinha
Alguns outros candidatos a vereador de Rio Branco: Dr. Jeferson (PRB), Rodrigo Forneck (PT), Geraldo (PSB) do supermercado Araújo, Evandro Cordeiro (PSC), Raimundo Fernandes (PMDB), Helder Paiva (PSB), Fernando Martins (PCdoB), Eduardo Farias (PCdoB), Marcelo Jucá (PSDC), Ruy Birico (PSDC), Clésio Moreira (PSDB), João Paulo (PSDB), Roberto Duarte (PMDB), Antonio Lira (PT), Pelezinho (PT), Paulo Célio Catalina (PSDC), Beto Calixto (PMDB). Célio (PSDB). Nomes para todos os gostos.


Pressão se afunilando
A pressão está se afunilando para que o candidato do PSB a prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), saia da disputa e passe a apoiar a candidatura de Marcos Fernandes (PT). Flores tem uma chapa pequena para vereador e um arco de aliados restrito, são argumentos do PT.


Morrem abraçados
Mantidas as candidaturas do PT e PSB para a prefeitura de Epitaciolândia, não se constituirá em nenhuma surpresa Tião Flores e Marcos Fernandes num abraço dos afogados.


 Enxugada gigante
O prefeito interino de Brasiléia, Jorge da Fazenda (DEM), dará uma enxugada gigante na máquina municipal, reduzindo cargos de confiança, o número de secretários, cortou contratos de alugueis de imóveis, locação de veículos, deixando a prefeitura no mínimo para funcionar.


Sem nenhum compromisso
Jorge da Fazenda (DEM) não tinha mais nenhuma ligação com o prefeito Everaldo Gomes, com pouco tempo de sua administração. Jorge, que é mais da lida do gado, foi colocado na chapa apenas para captar votos da área rural de Brasiléia.


Tirou do zero
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, se mexe bem na política e sabe armar uma campanha como poucos. Conseguiu tirar o seu candidato a prefeito Jorge Catalan (PP) do zero e viabilizar a sua candidatura como uma das favoritas do município.


Lene Petecão
São poucos os destaques na Câmara Municipal de Rio Branco, a vereadora Lene Petecão (PSD) é um deles. E ainda pegou o mandato pela metade, na vaga da deputada Eliane Sinhasique (PMDB).


Voz do povo
50% na última pesquisa do DATA-FOLHA querem a continuidade do presidente Michel Temer e apenas 32% dos entrevistados querem a volta da Dilma. A chance do Temer ficar tomou corpo.


Liquidou o legado
A presidente afastada Dilma conseguiu liquidar o legado do Lula, ao jogar a economia brasileira para o fundo do poço, será uma presidente que não deixará saudades.


Dinheiro jogado fora
ZPE foi um dinheiro jogado fora. O empreendimento era cantado em prosa e verso pelo secretário Edvaldo Magalhães, que toda semana anunciava a vinda de uma multinacional para iniciar seu funcionamento. Nunca abriu. Não conseguiu trazer um carrinho de pipoca para ZPE.


Chapa própria
O PSDB vai disputar a eleição para a Câmara Municipal de Rio Branco com chapa própria, não fará coligação com os partidos agregados à ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR). O grande puxador dos votos tucanos será o candidato João Paulo (PSDB), filho do Márcio Bittar (PSDB).


Duas grandes piadas
As duas grandes e imbatíveis piadas na área da segurança pública foram o projeto de espantar bandidos com apitos e aqueles patinetes motorizados comprados no governo Binho Marques.


Deixou de ser moleza
Contra qualquer indicado do prefeito Everaldo Gomes ou do ex-prefeito Aldemir Lopes a vitória da candidata do PT, Fernanda Hassem, seria um passeio nas urnas. O mesmo não ocorre com a oposição unida em torno do empresário Manoel Prete (PSDB), nome limpo.


Bem disputada
Poderemos ter em Brasiléia uma das eleições mais disputadas do Acre para prefeito.


Ficou sem escolha
Ao ex-prefeito Nilson Areal não restou escolha em Sena Madureira. Com o novo quadro, o máximo que lhe restou foi tentar emplacar a vice do seu algoz, prefeito Mano Rufino (PSB).


Merece ser destacado, com sucesso ou não
O papel que o senador Sérgio Petecão (PSD) vem desempenhando com as suas tentativas de unir a oposição numa candidatura única à prefeitura da Capital, merece ser reconhecido. Se conseguir sucesso nesta última cartada do Márcio Bittar (PSDB) vice da Eliane Sinhasique (PMDB), cujas conversas se iniciam e hoje e devem estar concluídas até a próxima quinta-feira, poderá colocar todos os grandes partidos no mesmo palanque. Eu tenho algumas dúvidas. O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, costuma pensar mais no seu partido do que na coletividade. O certo é que a partir de agora passa a depender exclusivamente dele se ter todos os partidos em torno de um único nome da oposição disputando a prefeitura. Com a palavra o deputado federal Flaviano Melo, a quem cabe decisão final no PMDB.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.