Menu

Mundo bizarro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As bizarrices dos nossos legisladores, locais ou federais, produzem um simulacro de realidade que nos faz questionar em que país, afinal, vivem suas excelências.


Segundo matéria da Agência Senado, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática aprovou na terça-feira, 12, o projeto de lei que inclui, nos cartões telefônicos, alertas contra o consumo de crack e outras drogas.

Publicidade

Trata-se do PLC 40/2014. A data nos remete ao tempo em que tramitou, da Câmara para o Senado da República, a proposta do deputado Dr. Jorge Silva, do PHS do Espírito Santo, que determina que os cartões estampem mensagens contra as drogas.


A justificativa do proponente é que os dependentes químicos usam os cartões telefônicos para quebrar as pedras de crack ou produzir carreiras de cocaína. Daí a necessidade de ostentarem mensagens contra um vício que tantos problemas tem causado à sociedade brasileira.


Aprovado o projeto no Senado, certamente o Dr. Jorge Silva dormirá tranquilo enquanto imagina que, como representante do povo na Câmara Federal, produziu um projeto capaz de dissuadir os dependentes químicos de continuarem a fumar crack ou cheirar cocaína. Quem sabe a sua proposta, mutatis mutandis, baste para diminuir os graves índices de violência e o problema da superlotação dos presídios.


É claro que tal proposta se configura em uma absurda inocuidade. Só mesmo aos mais apalermados poderá parecer que meras mensagens em cartões telefônicos serão capazes de desestimular o uso de drogas por quem aprendeu, pela experiência, que elas são prejudiciais à saúde física e mental e acarretam graves consequências à vida familiar, profissional e social do dependente.


Ao que parece, a depender dos nossos deputados e senadores, o narcotráfico não deve ser combatido com fiscalização mais rigorosa das fronteiras e maior aparelhamento e empenho das polícias. Talvez baste enviar cartões de Natal aos traficantes com o pedido de que cessem seus empreendimentos demoníacos para que o problema não se resolva sem prejuízos de outras vidas.


Quem sabe outro parlamentar necessite propor que a PM, ao subir os morros ou entrar nas favelas para combater o tráfico, tenha de levar rosas, e não fuzis.


Enquanto nossos representantes em Brasília perdem tempo com nulidades, questões realmente essenciais, como a reforma das leis penais, ficam relegadas ao esquecimento.


E para tristeza dos eleitores esclarecidos, no Acre nossos legisladores não se distinguem dos seus colegas de Brasília pela – digamos – estultice de algumas propostas.


Por esses dias, por exemplo, a Câmara de Municipal de Rio Branco aprovou o projeto de lei de nº 35, de autoria da vereadora Rose Costa, do PT, que estabelece descontos de 50%, em restaurantes e lanchonetes que sirvam em sistema de a la carte, porções ou rodízio, a pessoas que tenham feito cirurgia de redução de estômago.


É isso mesmo que o leitor leu: a cobrança do estabelecimento comercial estará sujeita ao tamanho do estômago do cliente, desde que devidamente comprovado que as dimensões do órgão foram diminuídas por intervenção médica.

Publicidade

Para que vire lei, o projeto da petista precisa ser sancionado pelo prefeito Marcus Alexandre, que por ser também do PT, estará inclinado a fazê-lo, em prejuízo do bom senso.


Na esteira dessa sandice, logo surgirá, quem sabe, outro parlamentar propondo que caolhos paguem apenas meia-entrada nos cinemas e teatros ou que os obesos sejam duplamente tarifados no transporte coletivo.


Eleição é sempre uma ótima oportunidade para que o eleitor se livre dessas bizarrices. O problema é que elas abundam como nunca no mundo imperfeito da política brasileira.


*Archibaldo Antunes é jornalista


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido