Menu

Desvios “descarados” em Brasiléia, diz delegado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quinta-feira, dia 14, a Polícia Federal realizou em Brasiléia, a 222 quilômetros de Rio Branco, a primeira fase da Operação Metástase, que investiga o desvio de recursos públicos que deveriam ser investidos em áreas como Saúde, Abastecimento e Educação no município.


Ao todo, 26 mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitivas foram cumpridos. O prefeito da cidade, Everaldo Gomes (PMDB), quatro secretários e, ainda, servidores, foram afastados das funções públicas. Além disso, confirmou a Polícia Federal, um ex-prefeito da cidade foi preso.

Publicidade

LEIA MAIS
PF cumpre 26 mandados em Brasiléia; prefeito Everaldo Gomes é afastado e ex-prefeito, preso


“Esse esquema se espalhou pela administração como se fosse um câncer. Existia uma verdadeira rede de corrupção. Ao mínimo, com relação a contratos fraudulentos, pagamento de propinas, pelo menos sete milhões de reais foram desviados. Foi uma operação muito grande. Uma das maiores das que já ocorreram em toda a região. Os crimes não ficaram impunes”, disse o delegado do caso,


De acordo com as investigações, durante a atuação da quadrilha, formada na gestão de Everaldo Gomes, empresas fantasmas teriam sido usadas. O delegado explicou que também foram emitidas notas fiscais frias e que serviços importantes ficaram comprometidos por conta do esquema.


LEIA EDITORIAL
A urubuzada tá solta


“Isso vai desde a área de Saúde. As vezes os desvios são descarados, as contas públicas. Eles começaram a fazer a prática reiterada até de forma cuidadosa. A Polícia Federal só trabalha com prisão na investigação quando há necessidade. Estamos trabalhando para informa à Câmara Municipal. O vice-prefeito assume agora”, destacou o investigador.


OPERAÇÃO
A Polícia Federal resolveu chamar a operação de “Metástase” porque as investigações se iniciaram apurando irregularidades na área de saúde da cidade. Logo depois, descobriu-se um enorme esquema espalhado por quase que toda a estrutura de governo do município.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido