Menu

As sete vidas do reaparecido articulador Normando Sales

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mano-e-Normando


Está coluna noticiou há alguns meses que o ex-prefeito de Sena e ex-deputado estadual Normando Sales teria se desfiliado do DEM e largado a política. Acertei em relação a saída do partido. Mas o silêncio político de Normando durou pouco. Debaixo de muitas especulações em relação ao seu destino, umas dizendo que teria se rendido aos encantos da FPA e outras que preparava alguma nova estratégia, o velho articulador reapareceu no cenário político acreano. Claro que a volta de Normando só poderia ser às vésperas das eleições municipais, cenário ideal para usar as suas habilidades. E o ex-prefeito voltou rasgando a cena. Poderá viabilizar a candidatura do irmão, deputado estadual Nelson Sales (PV) à prefeitura de Sena Madureira e ainda dar novos rumos à sucessão em Rio Branco, orientando o PRB sobre a decisão a tomar. Para quem não sabe Normando é atualmente um dos consultores políticos do PRB, sob as bênçãos do deputado federal Alan Rick (PRB). Assim, na sua volta, Sales terá influência em dois partidos, o PV e o PRB. Nesta terça, 12, lá estava o ex-deputado na ALEAC conversando com os parlamentares e fazendo o que mais gosta, articulando politicamente.

Publicidade

Tirando o corpo
Conversei com o Normando que me disse que teria ido à ALEAC para resolver um problema familiar com Nelson. Mas poucos minutos depois se reunia com deputados de diferentes partidos e comandava o circo político da oposição.


O jogo na Capital
Em relação a disputa de Rio Branco, Normando me disse que realmente deixou o DEM e que continua a ser amigo pessoal de Bocalom (DEM). Mas pela sua conversa não parece que vai investir na candidatura do ex-prefeito de Acrelândia.


Irmãos unidos
Por outro lado, Nelson Sales me afirmou que o seu desejo para a oposição em Rio Branco será juntar todos em torno da Pequena (Eliane Sinhasique do PMDB). Segundo a visão do deputado do PV a que tem mais chances de chegar à vitória.


Irmãos unidos 2
Nelson ironizou sobre o teórico afastamento da política do irmão Normando. “Na minha família se toma café, almoça e janta falando de política”. Portanto, a posição de um reflete a do outro Sales. Sena e Rio Branco estão na mira deles.


Oposição confirmada
Numa coletiva Nelson Sales confirmou a possibilidade de ser candidato a prefeito de Sena. Mas negou que esteja querendo tomar o partido das mãos da atual presidente Shirley Torres. No entanto, garantiu que seu trabalho na ALEAC será de oposição ao Governo do PT.


Imortal
Conversando com o deputado estadual Daniel Zen (PT) sobre o reaparecimento repentino de Normando Sales, ele brincou: “O cara é que nem um personagem do filme Heighlander que só morre se perder a cabeça”.


Puxada de tapete
O fato é que os irmãos Sales deixaram a publicitária Charlene Lima (PV), ex-candidata à prefeitura de Sena, falando sozinha. Depois de Charlene se empenhar numa longa pré-campanha perdeu o partido e a oportunidade de governar sua terra. Coisas da política que os irmãos Sales conhecem bem.


Bandeado
O deputado estadual Gehlen Diniz (PP) já se encantou com o canto da sereia e entrará de corpo e alma no projeto político de Sena da família Sales. Não sei como ficarão os seus acordos com o ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB).


Moral Alta
O que colocou o deputado Alan Rick na presidência do PRB acreano foi o seu prestígio com o Diretório Nacional. Numa publicação interna o atual presidente nacional, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), elogia o parlamentar acreano e confirma que virá à sua posse no Acre, em breve.


Escolhas
Alan já está apoiando o candidato do PMDB em Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB). Em Rio Branco, deverá conversar nos próximos dias com Eliane Sinhasique e Bocalom. O problema é que parte dos candidatos a vereadores do PRB querem seguir com Marcus Alexandre (PT).

Publicidade

Entraves
Pela conversa que tive com Alan um dos membros do PRB no Acre que não está gostando da mudança é Diego, filho da deputada estadual Dra. Juliana (PRB). Mas a palavra do presidente nacional tem muito peso nessa questão. Além disso, Alan foi considerado o segundo melhor deputado em produção parlamentar pelo PRB. Assim fica impossível um retorno.


Serenidade
Por outro lado, conversei com a Dra. Juliana. Para ela seria um “pesadelo” ter que marchar com Bocalom, na Capital. Se tiver que ir para oposição acha menos mal a colega Sinhasique.  Quanto ao Alan, muito política e educada, Dra. Juliana sentencia: “É um príncipe”.


Coisa do mal
O meu colega jornalista Luciano Tavares ao comentar fatos e personagens da política acreana costuma me dizer: “O cara ou tal coisa é maléfica”. Pois é Luciano, esse rolo das casas populares da SEHAB é uma das situações maléficas que temos no Acre no momento.


Medo latente
Dá até medo comentar qualquer coisa. Sei de gente que anda até fazendo trabalhos espirituais para se livrar do “peso kármico” gerado por essa forma de corrupção que atingiu diretamente famílias de desesperados. O clima é de ameaça e intimidação.


O peso da consciência
Conversando com uma senhora acampada em frente ao prédio da ALEAC ouvi o seguinte relato: “Sou viúva, tenho cinco filhos para criar e tinha como certo ganhar uma das casas. Quem tirou isso da nossa família deve ter o coração de pedra”. Pode até se livrar da Justiça dos homens quem promoveu toda essa confusão, mas a sua consciência vai despertar e cobrar um dia. Não tem como escapar da lei do destino. Quem planta melancia colhe melancia, não há como colher abacaxi. E ainda tem gente, que mesmo errada, quer tirar benefícios políticos dessa situação trágica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido