Menu

Major Rocha: no micro, um craque, no macro é um desastre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rocha_01A frase acima define muito bem o deputado federal Major Rocha (PSDB). No micro, para deputado estadual e deputado federal foi um craque na mexida das pedras, tanto que resultou em duas vitórias folgadas. Como deputado federal no exercício do mandato é o farol da oposição. Mas como presidente do PSDB, equivale a um elefante andando numa casa de louças. Trava uma briga intestina com o ex-presidente Márcio Bittar (PSDB), da qual ninguém sairá vencedor. Mas o ápice da sua derrapada quando se trata do macro é a recente aliança com o PR. Fez um acordo que equivale a um “conto do paco”´-aquele golpe em que a pessoa pensa que vai ganhar e perde – com o PR, pelo qual apoiaria o seu candidato a prefeito em Rio Branco e em troca os candidatos a vereadores do PEN-PR-PSC-PTC, em Cruzeiro do Sul, deixariam a candidatura do Iderlei Cordeiro (PMDB) para engrossar a coligação do candidato Henrique Afonso (PSDB). Esqueceu que estes candidatos foram escolhidos pelo prefeito Vagner Sales, que por isso não vão no pacote. Ou seja, não vai ganhar nada. Não é muito se prever que na eleição da Capital, o deputado Rocha  está levando o seu PSDB para sair do tamanho do folclórico Tijolinho, que em toda a eleição para a PMRB que disputou, obteve uma votação diminuta. Alguém duvida? Se dúvida é esperar as urnas abrirem.


Opinar na Foz do Breu
O senador Jorge Viana (PT) não é visto e nem é mencionado em nenhuma das negociações do PT para a escolha dos nomes a prefeito da FPA. A desculpa de estar ocupado no Senado é tosca. Talvez, o Jorge será chamado para opinar sobre a escolha do candidato prefeito de Foz do Breu.


Estranho, muito estranho
Se fosse um Mané, a sua presença não seria importante nos debates sobre as sucessões municipais, mas por o Jorge Viana ser uma das cabeças mais lúcidas do PT é estranho, muito estranho.


O Edvaldo Magalhães que conheço
O Edvaldo Magalhães pôs na discussão da escolha do candidato a prefeito de Sena Madureira, o nome do empresário Jota Alves (PCdoB). Na verdade, a manobra embute a velha tática de atiçar uma brasa para o seu peixe. Colocou o Jota para negociar uma candidatura à vice.


Encarna como poucos
O dirigente do PCdoB encarna como poucos o velho ditado: “não dá prego sem estopa”.


Lavaram o Ximenes
Paulo Ximenes, que articulou a vinda de prefeitos e outras adesões ao PR, ocupa o cargo de Secretário apenas quando é para dar duro. Quando quis participar da reunião que definiu a aliança PR-PSDB, não foi convidado a participar, aliás, foi desconvidado. Lavaram o Ximenes. No mínimo, uma descortesia!


Cavalo selado passa uma vez
O Francineudo Costa (PSDB) está deixando o cavalo passar selado para ser vereador de Rio Branco. Principalmente, depois da entrada do João Paulo (filho do Márcio Bittar), um puxador de votos. Ser candidato a vice para fazer figuração e jogar fora um futuro político.


Uma questão séria
O Rio Acre está na sua cota mais baixa desde quando a medição é feita. Por isso não é pedir demais que se economize água para não faltar, porque o DEPASA, não pode fazer milagre.


 Primeira lição
Depois de ter a sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul detonada de forma humilhante, o deputado Josa da Farmácia (PTN) deve ter aprendido a primeira lição no mandato: “não crer em promessa política”. Ela é cumprida ou não de acordo com o sabor das conveniências.


Não foi por falta de aviso
Por várias vezes em conversa com o deputado Josa da Farmácia (PTN) na ALEAC, o alertei que seria rifado pelo deputado federal César Messias (PSB) e pelo PT de Cruzeiro do Sul. Disse ele que superaria a reação. Agora Inês é morta e a sua candidatura a prefeito foi para o brejo.


Falta só anunciar
A coluna não tem mais nenhuma dúvida: o senador Sérgio Petecão (PSD) entrará na coligação do PMDB para apoiar a candidatura à prefeita da deputada Eliane Sinhasique (PMDB).


Precisa funcionar
Passei ontem em frente à Policlínica “Barral y Barral”. Uma portentosa obra do prefeito Marcus Alexandre. Só que vai ter que colocar para funcionar na sua plenitude, ou um ponto positivo pode se transformar em negativo, principalmente, durante a campanha política.


Um político lúcido
Caso o deputado federal Alan Rick (PRB) traga o seu partido para a oposição, por ser um jornalista experiente, lúcido, não creio nem um pouco que se juntará com o PSDB-PR.


Principal suporte
O casal Nelson Moreira-deputada Leila Galvão (PT), que teve papel importante na colocação do vereador Carlinhos do Pelado (PSB) como vice da chapa do PT, em Brasiléia, e no veto ao ex-vereador Zemar (PRB), será o principal suporte da candidata a prefeita Fernanda Hassem (PT).


Repetindo alianças
O PMDB e o PP estão coligados em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. E vão dar um repeteco em Brasiléia, numa aliança para apoiar o vereador Joelso Pontes (PP), na disputa da prefeitura daquele município. Joelso é sem dúvida o nome mais forte da oposição.


Chapa pronta
A FPA fechou a sua chapa para a eleição de prefeito de Cruzeiro do Sul: Carla Brito (PSB) na cabeça, tendo como vice Marquinho (PT). As próprias lideranças petistas acham uma vitória difícil. É mais uma investida em preparar um quadro para o futuro.


Assunto encerrado
O PT não terá candidato próprio para a prefeitura de Porto Acre. O ex-prefeito Zé Maria (PT) recuou e o partido irá apoiar a candidatura do ex-deputado Bené Damasceno (PROS), com quem a cúpula petista já tinha se comprometido.


Passo importante
O candidato do PP a prefeito de Senador Guiomard, Jorge Catalan, entrará na campanha com a maior chapa de candidatos a vereadores, o que tem um peso importante na busca pelos votos. Some-se a isso ter o apoio do prefeito James Gomes (PSB), que costuma ganhar eleição.


Nome certo
O presidente do PT, Ermício Sena, acredita que todas as arestas sobre a questão da indicação do nome do vice serão aparadas, e a candidata da FPA à prefeita de Sena Madureira será a publicitária Charlene Lima (PV). É de fato o nome mais competitivo dentro da FPA.


Olhando nos olhos
O senador Sérgio Petecão (PSD) disse que irá procurar o deputado federal Major Rocha (PSDB), olhar nos seus olhos e lançar um desafio: “Rocha, me dê meio motivo para justificar a sua aliança com o PR, se me der eu o acompanho”. Petecão considera a aliança com o PR uma bola fora do PSDB. Sua decisão está tomada: levará o PSD para a coligação do PMDB.


Largada da campanha
A partir do próximo dia 5, os partidos já poderão fazer as suas convenções municipais para fechar as suas chapas de prefeito e vereadores.  O último dia de convenção é 20 deste mês.


Toalha jogada
Pelo que se lê na imprensa nacional parece ponto sacramentado que o Senado manterá Michel Temer (PMDB) na Presidência da República. A Dilma está vivendo os últimos dias no Planalto.


Com muita chance
O PP disputa a prefeitura do Bujari com muita chance de ganhar, tendo a professora Zilmar do Carmo (PP) como sua candidata à prefeita. Na última eleição perdeu por pouco para o prefeito Tonheiro (PT), cuja fraca administração deverá embalar a campanha da candidatura do PP.


Ficando seu chão
O candidato a prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), não terá o apoio da cúpula do partido, que prefere uma composição para o PSB apoiar o candidato do PT, Marcos Fernandes.


Um ponto contra
O que deve pesar muito contra a candidata da FPA, Delegada Carla Brito (PSB), na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul é o fato de ter pouco tempo no município, que é muito regionalista. Iderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB) são cruzeirenses.


Não tem peso significativo
Para quem conhece um pouco de gestão pública, a economia no governo com o corte de 20% nos salários dos cargos comissionados, do governador e do vice, não terá o condão re resolver os graves problemas econômicos que enfrenta a máquina estadual. É mais um esforço.


Bom desempenho
A Câmara Federal vai caminhando para o recesso com três deputados federais como os mais destacados da bancada federal do Acre, em termos de visibilidade positiva: Léo de Brito (PT), Major Rocha (PSDB) e a Jéssica Sales (PMDB). Todos de primeiro mandato.


Semana decisiva
A semana que começa será decisiva para definir o perfil da oposição na disputa da prefeitura de Rio Branco. A coluna tem informação que será feito um esforço conjunto dos dirigentes da oposição para convencer o presidente do PSDB, Major Rocha, que está cometendo um equívoco político ao se aliar com o PR, porque ficará isolado do restante da oposição, com influência para as coligações que se formarão em 2018. Acham que se trouxerem o PSDB para uma coligação com o PMDB, o PR não terá como ter candidato próprio a prefeito. Até lá estão no jogo Eliane Sinhasique (PMDB), Raimundo Vaz (PR) e Tião Bocalon (DEM). Enquanto seu lobo não vem, o prefeito Marcus Alexandre (PT) está com a FPA unida em torno da sua reeleição. Se unida, já não seria fácil a oposição derrotá-lo, desunida, mais difícil fica.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.