Menu

Pesquisar
Close this search box.

Supermercado Gonçalves demite funcionários e pede recuperação judicial para não falir

extrao


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A maior rede de supermercados do estado de Rondônia, com uma filial no Acre desde a década de 90, está no vermelho e prestes a fechar as portas. Os advogados do Supermercado Gonçalves entraram na justiça do estado vizinho pedindo a recuperação judicial, medida para evitar falência que  permite a uma  empresa se reorganizar para recuperar a capacidade de pagar dívidas. Na linguagem mais popular é uma ação para tentar salvar a rede de supermercados.


Instalado no Acre desde 1992, o Supermercado Gonçalves por muitos anos liderou o mercado varejista. Com frota própria para o transporte das mercadorias, caminhava a passos largos na frente da concorrência que penava para pagar os fretes. Hoje a realidade é inversa.

Anúncios


Sob a condição de que não teria o nome publicado nesta reportagem, um dos gerentes da loja em Rio Branco concordou em conversar com a reportagem. Ele disse que atualmente a rede conta com 140 colaboradores diretos e mais de 300 indiretos, mas esse número, antes da atual crise, foi dobrado.


O gerente ainda revelou que de agosto do ano passado até março de 2016, a rede Gonçalves demitiu no Acre 40 colaboradores. Com as vendas despencando na ordem de 25% negativo, os administradores ordenaram o corte de despesas com a folha salarial. O executivo disse também que novas demissões devem ocorrer, caso a loja não consiga elevar os lucros.


gonçalves


Em Porto Velho, capital de Rondônia, onde a rede possui 10 lojas, inclusive a matriz a qual é subordinada a filial do Acre, os executivos da empresa silenciam quando o assunto é o risco de falência da marca Gonçalves.


Uma funcionária que atendeu a ligação da reportagem disse que só os advogados falariam sobre o assunto. O escritório de advocacia que representa a rede de supermercado se comprometeu em conceder uma entrevista, mas até o fechamento desta reportagem, não retornou a ligação.


O que é recuperação judicial?

A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. É um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, redesenhe o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira.


O que alega o Grupo na ação judicial

O Grupo Gonçalves possui dez supermercados, um atacadista, uma indústria, empório e escritório de representação em São Paulo. A empresa se apresenta como uma das maiores do setor na região norte e de acordo com o último levantamento da Associação Comercial de Rondônia, emprega mais mil e oitocentos colaboradores.


Na ação impetrada na 6ª Vara Cível de Porto Velho, os advogados do grupo elencam uma série de fatores para justificar o pedido. A crise financeira no país e a exorbitante dívida da rede junto aos bancos, encabeçam a lista.


“A atividade hipersensível ás flutuações de mercado, teve suas finanças diretamente afetadas em decorrência da queda de faturamento (provocada pela macro crise econômica), altas taxas de juros juntos aos bancos, elevação dos custos financeiros, redução de margem de lucro, aumento de custos, queda na renda per-capta nas cidades onde atua, aumento da concorrenciae “ressaca” pós usinas do madeira, em Porto Velho, que prejudicaram e debilitaram o grupo”, são alegações apresentadas pelos advogados na ação judicial.


No mesmo documento em que pediu o deferimento da recuperação judicial, o Grupo Gonçalves apresentou uma lista de ações medidas para tentar salvar a pele.


1-Nomeação de um administrador judicial


2- suspensão das execuções judiciais pelo prazo de 180 dias, inclusive de natureza trabalhista


3- dispensa da apresentação de certidões negativas para o exercício das atividades comerciais.


4- suspensa dos efeitos de protesto (SERASA, CADIN, SPC)

Anúncios


5- emissão de ofícios aos credores para que se abstenham de declarar vencidas dívidas da requerente, entre outras medidas.


Como surgiu a rede de Supermercados Gonçalves

Após trabalhar por anos na roça, José Gonçalves, juntamente com seu irmão João, decidiu mudar de vida e desbravar Rondônia. Em 1974, na cidade de Jarú, criaram a Casa GONÇALVES- secos e molhados, um mercadinho que vendia de tudo, até mesmo sela para cavalos.


Anos se passaram e seu José queria mais. Seu sonho era desenvolver a região, assim ele fundou o Supermercado Gonçalves em 1990, abrindo a primeira loja em Porto Velh, na Rua Guanabara.


Hoje são 10 lojas e duas industrias, empregando mais de 1.800 colaboradores.


Completando 26 anos de fundação, a rede é um marco para o desenvolvimento da região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido