Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chances de César ser candidato em Cruzeiro do Sul são grandes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não foi uma entrevista, mas um bate-papo informal com o deputado federal César Messias (PSB) com quem encontrei num restaurante de Rio Branco. Falamos de vários assuntos, entre eles, a possível candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul. César me confidenciou que o cargo que lhe deu maior prazer na sua longa vida política foi justamente a gestão municipal da sua terra natal. Também que a pressão para que aceite ser candidato está grande. Portanto, as possibilidades de entrar na disputa são reais.


Há luz no fim do túnel
César me disse que ao contrário do que apregoam as prefeituras estão quebradas não por falta de recursos, mas por administrações ruins. Ele fez comparações com o tempo que estava na gestão(2000/2004). Admitiu que mesmo com os cortes os valores repassados atualmente são muito maiores que naquela época.

Anúncios


Lembranças do passado
O deputado federal lembrou que quando foi prefeito de Cruzeiro do Sul, cortou vários cargos comissionados e conseguiu economizar somas consideráveis que foram investidas no município. Falou ainda que pegou a prefeitura em péssima situação financeira deixada pelo seu antecessor Aloisio Bezerra, mas conseguiu fazer um trabalho reconhecido pela população.


Enxugando a máquina
Caso encare a eleição municipal e vença, César já adiantou que fará uma administração enxuta. Também que se sente muito mais experiente para fazer um trabalho melhor do que realizou anteriormente. Está cheio de planos para governar Cruzeiro do Sul. Discurso de candidato.


Questão familiar
Uma das questões que traz dúvidas a Messias sobre aceitar a candidatura é a família. Os filhos estão estudando em diferentes lugares. Mas pela nossa conversa não pareceu um impeditivo. Os filhos não são mais crianças e estão encaminhados nas faculdades e uma das filhas já é médica fazendo residência.


Confiança
César lembrou que o MDA, um grupo político que fazia oposição ao PT, era muito bem organizado. E que a atual oposição do não consegue repetir essa unidade. Nesse sentido, Messias está confiante numa vitória em Cruzeiro do Sul facilitada pela divisão das candidaturas de oposição. Mas admite que será uma eleição muito disputada.


Prepare o coração
Caso César Messias entre na disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, e acho que vai entrar, será a eleição mais difícil da história do município do Juruá. Os três candidatos têm popularidade e reconhecimento político.


Cartas na mesa
O candidato do PMDB, Ilderlei Cordeiro (PMDB) terá o apoio do atual prefeito Vagner Sales (PMDB) que é um especialista em eleições. Henrique Afonso (PSDB) tem serviços prestados ao município e é querido por parte da população.


Por outro lado…
César Messias sabe navegar bem quando entra numa disputa eleitoral. A sua habilidade política para conseguir apoiadores é indiscutível. Além disso, terá a máquina do Governo do Estado do PT ajudando. Será uma luta de Titãs.


Buscando a unidade
O PMDB da Capital resolveu mudar de estratégia para conseguir apoios partidários para a sua candidata Eliane Sinhasique (PMDB). Criou uma comissão que irá debater com os outros partidos de oposição as disputas em todos os municípios do Acre.


Fora do grupo
O interessante é que as duas atuais principais lideranças do PMDB, Eliane Sinhasique e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), ficarão de fora. Quem vai decidir será o ex-deputado João Correia (PMDB), o deputado estadual Chagas Romão (PMDB) e o prefeito Vagner Sales. Com o apoio de Pádua Bruzugu e Sérgio Ricardo.


Equação
O PMDB deverá retirar algumas candidaturas a prefeitos em municípios do interior para facilitar a negociação em Rio Branco. Dará prioridades a outros partidos nas cabeças de chapas. Assim tentará construir a unidade em torno da sua candidata.


Mais uma do Sibá
Na sua página do Facebook, o deputado federal Sibá Machado (PT), publicou uma pesquisa de avaliação do Governo Temer (PMDB). Sem citar o nome do Instituto, a pesquisa começa com uma aberração já que a soma das porcentagens é de 101%. Também não tem o quesito, não sabe, não respondeu. Coisa de ficção mesmo.


Maluquice
A pesquisa do Sibá mostra que o presidente Temer tem só 2% de aprovação popular, entre bom e ótimo. O péssimo, segundo o Sibá, é de 90%. Claro que o deputado do PT do Acre imagina que essa porcentagem deseja a volta da presidente Dilma (PT).


Tirando o couro
O interessante são os comentários da pesquisa do Sibá Machado. A maioria dos internautas usa até palavrões nos comentários. Batem sem pena no deputado e no PT. Realmente a pesquisa do Sibá foi mais um tiro que saiu pela culatra.

Anúncios


A realidade
Que o Governo Temer deve ter grande rejeição não tenho dúvida. O processo que o levou à presidência tem origem no próprio PT. Foi traumático e ainda não assimilado por uma parte da sociedade brasileira. Mas isso não quer dizer que de repente a presidente afastada Dilma tenha obtido uma popularidade enorme caída do céu. Menos ainda que a maior parte dos brasileiros desejem uma volta do PT ao Planalto.


Contaminação
O fato é que a política brasileira vive o momento de maior descrédito da sua história. A corrupção contaminou todos os partidos e a maioria das grandes lideranças políticas do país. Ninguém escapou ileso das investigações da Lava-Jato e outras falcatruas publicadas diariamente na imprensa nacional. Se as investigações continuarem e os culpados de corrupção forem punidos vai faltar cadeia para prender tanta gente. Se a gente olhar pra dois líderes, um de cada lado, veremos que a descrença popular é grande. Tanto o ex-presidente Lula (PT) quanto o senador Aécio Neves (PSDB) estão enrolados. Eles que seriam protagonistas certos de uma disputa presidencial, em 2018, poderão ser carta fora do baralho se as investigações continuarem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido