Menu

Pesquisar
Close this search box.

PMDB do AC quer investigação federal sobre a venda de casas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Graças às denúncias contidas na série de reportagens do ac24horas, sobre a venda irregular de casas pela SEHAB, vários políticos começaram a exigir das autoridades mais explicações sobre o caso. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) fez uma representação junto a Procuradoria da República no Estado. O presidente regional do PMDB quer que as investigações sobre a venda irregular de casas populares da SEHAB seja realizada por instâncias federais. Segundo Flaviano é importante que o Ministério Público Federal (MPF) entre no processo por se tratarem de verbas ministeriais com contrapartida do Governo do Acre. O parlamentar acredita que o MPF poderá fazer uma investigação mais aprofundada do caso.


Soma dos resultados
Outros parlamentares de oposição também estão se movimentando. O senador Sérgio Petecão (PSD) já havia entrado com um pedido no mesmo sentido no Ministério da Justiça. Já o deputado federal Major Rocha (PSDB) irá entregar ao Ministério das Cidades um dossiê sobre o caso, na próxima semana.

Anúncios


Apoio
Flaviano Melo decidiu que o PMDB irá apoiar, em Senador Guiomard o candidato do PP à prefeitura, Jorge Catalan(PP). Em contrapartida o senador Gladson Cameli (PP) deverá anunciar nos próximos dias a adesão do PP à candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB), na Capital.


Troca de apoios
Conversei Gladson por telefone. O PP ainda espera que o PMDB abra mão de candidaturas em alguns municípios do Estado. Porto Acre, Feijó e Bujari onde os progressistas, segundo o senador, têm candidatos que estão melhor posicionados nas pesquisas. Gladson me disse também que pela vontade dele a parceria PP e PMDB deve se fortalecer nos 22 municípios do Acre.


Jogada precisa
O deputado estadual Jonas Lima (PT) conseguiu fortalecer a candidatura do seu irmão, Isaac Lima (PT), à prefeitura de Mâncio Lima. A vice será Angela Valente (PSB), esposa do ex-prefeito Luiz Hellosman (PSB). Uma troca de posições já que Isaac tinha sido vice de Luiz.


Mulher ativa
Angela tem votos em Mâncio Lima. Quando seu marido foi prefeito do município era ela quem cuidava das questões de assistência social. Tratava na ponta diretamente com a população. Portanto, é uma vice que chega com votos para somar.


Não procede
O jogo para a escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul da FPA não avançou e continua aberto. O governador Tião Viana (PT) esteve no Juruá, mais precisamente em Porto Walter e Mâncio Lima. Portanto, as informações de uma decisão definitiva sobre o candidato de Cruzeiro não procede.


Pomo da discórdia
Deram corda para o deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) ser o candidato da FPA em Cruzeiro do Sul. Agora, não será fácil tirar o parlamentar do jogo. Ele tem dito na cidade que pode ser candidato pelo seu partido. Ao mesmo tempo que conversa com o PSDB.


A união dos cargos
Em todas as composições da FPA o PT tem sempre um trunfo forte nas mãos, os cargos comissionados. O partido que reclama e tenta se impor perde as suas posições no Governo. Ou reza a cartilha ou procura outros empregos aos seus filiados.


Reflexão
Não é fácil manter um partido. Os filiados querem mais do que simplesmente fazer política. Ter uma “tropa” satisfeita e fiel não é tarefa fácil. Alguns partidos se mantém na FPA pura e simplesmente por conta de cargos no Governo e na prefeitura da Capital.


O outro lado
Assim como é muito mais fácil para o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), alinhar partidos nas eleições municipais para apoiar o seu candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB). Alguns até que fazem parte da FPA no Estado.


Protestos
Quando o PT estava no Governo Federal os funcionários dos órgãos no Estado aceitavam passivamente as nomeações políticas do partido. Com o PMDB o jogo tem sido diferente. No INCRA e na FUNAI, houve protestos pelas nomeações. Querem que os novos dirigentes sejam do quadro funcional dos órgãos.


Manipulação
Segundo o que me informaram esses protestos tem sido articulados por petistas que perderam suas posições nesses órgãos. Será que o governador Tião Viana nomearia gente do PMDB ou do PSDB para cargos estratégicos? Obviamente que não. Assim é a política. Mudanças sempre causam apreensão.


Prêmio de consolação
A informação que tenho é que a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) poderá assumir a Secretaria Estadual de Educação. Seria uma compensação pela perda da indicação dos comunistas a vice do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT).


Revelações do tempo
A possível vinda de Perpétua para a gestão estadual é o assunto em alguns grupos de WhatsApp. Não consegui confirmação oficial do PC do B. Mas a informação tem lógica. O PC do B ficaria com a secretaria mais forte da gestão.

Anúncios


Quem manda
Pelo que acompanhei pela imprensa a decisão de colocar Socorro Nery (PSB) como vice em Rio Branco foi do governador Tião Viana. Isso mostra que ele deverá estar na linha de frente durante a campanha que tentará a reeleição do atual prefeito.


O criador
Em 2012, quem apostou em Marcus, então quase um desconhecido politicamente, para a prefeitura de Rio Branco foi o Tião. Portanto, é natural que o governador esteja na linha de frente das articulações eleitorais da FPA, na Capital.


Retribuição
Por outro lado, Marcus Alexandre foi quem coordenou a campanha de Tião Viana na Capital, em 2014. Os dois são muito unidos. Essa união deverá fazer parte do  discurso político do candidato do PT na campanha de 2016.


Recordar é viver
Na pré-campanha de 2012, em Rio Branco, Perpétua Almeida estava no seu melhor momento político como deputada federal. Mesmo assim não conseguiu ser a indicada da FPA para concorrer a prefeitura. Como compensação deram a vaga, em 2014, para ela concorrer ao Senado e o resto da história todo mundo já sabe.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido