Menu

Pesquisar
Close this search box.

Os vermelhos que se entendam!

A revelação – ainda que sem o anúncio oficial – segundo a qual a professora Socorro Neri será a vice na chapa do atual prefeito Marcus Viana é resultado, entre outros fatores, da saturação no relacionamento entre o PT e o PCdoB.


Contra a manutenção dos comunistas na cabeça de chapa é coerente o argumento supostamente proferido pelo governador Sebastião Viana, ao alegar que a repetição da dobradinha PT-PCdoB seria desgastante na campanha deste ano. Mas é apenas um aspecto da questão. Outros fatores, bem mais pungentes, entram na equação política que desembocou na decisão de pôr de escanteio os camaradas, em benefício de uma recém-chegada, oriundo do PSDB.


Um desses fatores é que o PCdoB tem abusado da relação com o PT. A sigla que encolhe a cada eleição, dadas as escolhas erradas de seus líderes, sempre presunçosos, não cansa, a despeito disso, de escancarar a própria glutonaria na divisão do bolo do poder. Em outras palavras, o PCdoB mantêm seus cargos na administração estadual na medida mesma em que encolhe de tamanho.


Para usar uma metáfora mitológica, os camaradas são como Ícaro, aquele personagem grego que tentou voar muito alto e acabou por se esborrachar nas rochas. As duas tentativas do PCdoB de chegar ao Senado deram com os burros n’água. Edvaldo Magalhães, ungido por Jorge Viana nas eleições de 2010, quase leva este para o fundo, enquanto Perpétua Almeida, em 2014, ameaçou voltar-se contra o PT se não fosse escolhida, pela Frente Popular, para enfrentar Gladson Cameli.


Se Jorge Viana achava que poderia anabolizar um apagado Edvaldo Magalhães com seus dotes de Midas político, Perpétua sonhou que poderia ser a versão feminina do Barão de Münchhausen – aquele personagem da literatura alemã cujas aventuras incluíam a peripécia de ter se livrado do pântano puxando a si mesmo pelos cabelos.


A isso se acresça a disposição do governador Sebastião Viana de nunca deixar passar uma afronta, e teremos o caldo de fervura em que a chapa da FPA escolhe novos ingredientes.


Quem convive com Sebastião sabe que ele é dado a cultivar rancores. E era mesmo de se esperar que o insulto de Perpétua na campanha anterior não passasse em branco na eleição deste ano. Para o atual governador petista, não importa quantos tenham de apanhar para que apenas um seja castigado.


Socorro Neri não soma votos a Marcus Alexandre, todos sabemos. E o cálculo de Sebastião é que o PCdoB tiraria.


Mas eles – que são vermelhos – que se entendam!


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido